Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Perdi minha Carteira de Trabalho, o que fazer? [Atualizado]

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Perdi minha carteira de trabalho, e agora? A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um importante documento que comprova todos os seus registros empregatícios. Se você perdeu a sua, saiba que deverá recuperá-los. Vamos ver como?

O que você procura?

Perdi minha carteira de trabalho, o que fazer?

1. Faça o boletim de ocorrência da perda ou roubo

O primeiro passo é dirigir-se até a delegacia da sua cidade e registrar o boletim de ocorrência. Você deverá informar onde e como perdeu o documento.

Outra opção é fazer o boletim de ocorrência online. Para isso, acesse "Delegacia online + nome do seu estado" no seu navegador. Assim que aprovado, o comprovante será enviado no seu e-mail cadastrado.

O B.O é indispensável, já que para solicitar a segunda via do documento o Ministério do Trabalho irá solicitá-lo.

2. Leve o boletim de ocorrência até a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego

Agora é preciso providenciar a segunda via do seu documento, para isso, dirija-se até a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, ou em algum dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT)

3. Resgate seus registros trabalhistas

Ao comparecer em algum dos órgãos citados acima, para resgatar os seus registros, você vai precisar levar os seguintes documentos:

  • Recibo do recolhimento do FGTS;
  • Recibos das suas férias;
  • Homologação (documento formal recebido após a rescisão do contrato);
  • Comprovante de seguro-desemprego recebido;
  • Contra-cheque;

Mas atenção, a Superintendência só tem esses dados a partir do ano de 1976, ou seja, os registros antes dessa data não serão recuperados. Nestes casos, o trabalhador precisa entrar com contato com a empresa em que trabalhou e pedir o repasse das informações na nova carteira.

4. Retire a sua via

Com todos os documentos em ordem, a sua carteira de trabalho pode ficar pronta na hora.

Além de perda e roubo, você pode solicitar a sua segunda via por danificação da carteira anterior, ou em casos de continuação, como por exemplo, quando todas as folhas do documento já estão preenchidas.

Carteira de Trabalho Digital

Atualmente já é possível ter uma carteira de trabalho digital, com todos os seus registros. Essa pode ser uma alternativa para quem sempre está perdendo documentos. Você pode solicitar a sua no site.

Ficou alguma dúvida? Fale com a gente.

Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.