Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer

Por Thais SouzaPublicado em

No mundo dos negócios, nem todo pagamento é feito em dinheiro. Um exemplo dessa variedade é a permuta, um tipo de negociação de troca de produtos ou serviços de interesse das duas partes. Apesar de ser um tipo de pagamento comum, muitas pessoas ainda não sabem o significado de permuta.

Se você nunca fez uma negociação desse tipo, a seguir vai conferir o que é a permuta, quais são os tipos e os cuidados necessários ao realizar esse tipo de negociação.

O que você procura?

Qual o significado de permuta?

A permuta é um tipo de negociação muito comum, em que as partes envolvidas trocam produtos, serviços ou propriedades como pagamento, sem o uso de dinheiro.

Se houver concordância entre as partes sobre o que será trocado, os bens não precisam ser da mesma espécie, mas deve haver equivalência de valores.

Esse tipo de negociação é muito utilizado entre a área de venda e influenciadores digitais. Por exemplo: uma loja de roupas quer divulgar seus produtos e contrata um influenciador digital para isso, com pagamento por permuta. Neste caso, ao invés de receber em dinheiro, ele receberá seu pagamento em produtos, no caso roupas.

Mas antes de fazer esse tipo de negociação, é importante que as partes coloquem os valores na ponta do lápis para entender se esse tipo de pagamento realmente compensa.

Quais são os tipos de permuta?

Existem alguns tipos de permuta para cada negociação. As principais são: a permuta de imóveis, marcas e influenciadores digitais ou de agências e blogueiros de viagem. Confira abaixo como funciona a permuta em cada situação.

Permuta de imóvel

Este tipo de permuta envolve a negociação de imóveis, como casas e apartamentos. Nada mais é do que a troca de um imóvel com outra pessoa que também tenha um imóvel do seu interesse, sem envolver pagamento em dinheiro.

Dependendo do caso, se um imóvel valer mais que o outro, a diferença pode ser paga em dinheiro para o proprietário do imóvel mais caro.

Permuta entre marcas e influenciadores digitais

Este é o tipo mais comum de permuta, quando uma marca contrata um influenciador digital para fazer as divulgações de produtos e serviços nas redes sociais e faz o pagamento com produtos ou serviços da própria marca.

Agências e blogueiros de viagem

Outro exemplo são as parcerias entre blogueiros de viagem, que compartilham suas experiências nas redes sociais e agências de turismo.

Nesta parceria, as agências oferecem pacotes de viagens ou passagens grátis para que os blogueiros façam a divulgação da agência. Trata-se de uma negociação vantajosa para as duas partes.

Como fazer permuta?

Antes de redigir e assinar um contrato de permuta, ambas as partes devem concordar em arcar igualmente com as despesas de documentação e tributação referentes à transferência dos bens, como no caso de permuta de imóvel.

No caso de troca de bens materiais, o valor precisa ser o mesmo ou então a diferença terá que ser paga em dinheiro.

Todos os termos devem ser alinhados entre as duas partes e ambos devem concordar com todos os itens do contrato.

Perguntas frequentes (FAQ)

O que é uma permuta?

Permuta é uma negociação entre duas partes que envolve a troca de produtos ou prestação de serviços, como no caso de marcas que contratam influenciadores e fazem o pagamento por permuta.

Quais exemplos/tipos de permuta existentes?

Os principais tipos de permuta são: de troca de imóveis, permuta entre marcas e influenciadores digitais, entre blogueiros viajantes e agências de turismo, permuta de roupas e de carros.

O que é uma venda por permuta?

Uma venda por permuta pode ser a troca de itens entre uma loja e um cliente. Algumas lojas de roupas fazem permuta da seguinte forma: levam os produtos na casa do cliente para ele provar e ele paga depois.

Descomplicamos?

Você já realizou uma permuta? Foi um bom negócio? Conte para a gente nos comentários. Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido todas as suas dúvidas. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens

Foregon: Como usar a Plataforma para Planejar suas Finanças?