Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Planejamento financeiro familiar: entenda o que é e como fazer o seu

Escrito por Leonardo Jacomini

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O planejamento financeiro familiar é um processo que demanda organização e diálogo entre pais e filhos. Se você tem sonhos e objetivos, mas não consegue alcançá-los, pode ser que lhe falte planejamento. Afinal, planejar é colocar metas, como construir um caminho para saber se você está indo bem ou precisa de alguns ajustes.

Imagine que você está se preparando para uma viagem. Entra no carro e liga o motor. E aí, para onde você está indo? Sem um lugar ao certo, colocar o carro na pista só vai gerar gastos e perda de tempo. O mesmo acontece com você se não há um planejamento, você corre o risco de gastar dinheiro e perder seu tempo ou mesmo fazer com que o seu trabalho acabe não valendo a pena.

Que tal aprender a se organizar com o planejamento financeiro familiar e daqui um tempo, quando tudo se ajeitar, você viver em paz com o dinheiro?

O que você procura?

O que é um planejamento financeiro familiar?

O planejamento financeiro familiar envolve organização das contas, além de considerar visão de todos os integrantes da família quando o assunto é dinheiro. Promovendo a organização, fica mais simples entender para onde o dinheiro está indo, como direcionar o valor e fazer cortes nas despesas.

Quando estamos em família, naturalmente, os ganhos tem um destino: casa e filhos. Então, é muito importante que o casal conheça muito bem sobre as finanças um do outro e saiba impor limites aos filhos. Além disso, quando as coisas não vão bem, não é culpa de um só. Culpar o outro só atrapalha a organização e confiança.

Para começar: você deve saber quais os gastos fixos e variáveis da família e acompanhar tudo por uma planilha. Caso você ainda não tenha, criamos uma planilha de gastos para você baixar.

Qual a importância do planejamento financeiro familiar?

Uma vida sem dívidas diminui casos de ansiedade e insegurança da família, por isso o planejamento financeiro familiar é uma forma de promover bem estar e alcançar objetivos com mais facilidade.

Como fazer o planejamento financeiro familiar?

Antes de começar a sua "viagem" ao objetivo perfeito, reúna sua família. É importante que todos estejam alinhados com a nova visão e que agora existem metas a serem conquistadas através do planejamento financeiro familiar.

Para incentivar seus filhos nesse processo, sempre comemore a realização de uma meta em família, como um cinema, piquenique, um jantar fora, que não comprometa a sua organização.

Tenha certeza de que o casal está alinhado primeiramente. Pode acontecer de um ter a visão de objetivo diferente do outro. Vocês precisam entender que, as despesas a partir de agora, devem ser menores do que as receitas. Vocês podem definir quais investimentos são prioritários. A compra de uma casa, carro, fazer uma viagem ou mesmo criar uma poupança para a faculdade dos filhos.

Para te ajudar nisso, confira nosso passo a passo de como fazer um planejamento financeiro familiar:

1. Negocie suas dívidas

Antes de conseguir atingir um objetivo é preciso se livrar dos erros do passado. Por isso, caso você tenha algum débito em aberto, considere fazer uma negociação diretamente com a instituição financeira. Confira o nosso passo a passo de como sair das dívidas:

  • Pague as dívidas com juros mais altos primeiros;
  • Renegocie suas dívidas;
  • Elabore um plano de pagamento com prazos e valores;
  • Faça uma reserva de emergência para evitar novas dívidas no futuro.

2. Organize a renda da família

Após limpar seu nome, indicamos que você implemente a regra do 50-15-35, dessa forma você conseguirá entender para onde o seu dinheiro vai, e assim, conseguir controlar os gastos desnecessários. Veja como funciona:

  • 50% de sua renda deve ir para os gastos essenciais;

A metade se deus ganhos devem ser destinados para seus principais gastos, aqueles que não podem ser cortados do orçamento. Assim como: moradia, educação, transporte, alimentação, saúde, enfim, tudo aquilo necessário para viver bem no dia a dia.

  •  15% para prioridade financeira;

Esse percentual de sua renda líquida deve ser separado para os gastos com dívidas. Se suas dívidas somarem mais do que 15%, você pode aumentar o valor até pagá-las e voltar ao plano futuramente.

Se no momento você não tem dívidas, pode aplicar o valor e seu dinheiro render ou mesmo criar um fundo de emergência, que pode ser usado por exemplo com o conserto do carro, uma conta inesperada, etc.

  • 35% da sua renda para o estilo de vida.

Esses gastos compreendem: hobbies, lazer, diversão, restaurantes, academia, salão de beleza, etc. Ou seja, 35% do que você tem pode ser destinado ao que você gosta de fazer e a suas atividades.

Esses gastos devem vir por último e, se necessário, também pode ser usado para somar a prioridade financeira em casos de dívidas.

3. Organize suas despesas

Depois de conhecer quais são os gastos da família, é hora de colocá-los em uma planilha de gastos, só assim vocês terão noção dos valores e se é possível economizar ou cortar despesas.

4. Defina os objetivos

Definir objetivos é saber onde a sua família pretende chegar ou conquistar. É normal existirem diversos objetivo a serem atingidos, mas priorizando por curto, médio ou longo prazo você consegue priorizar cada um deles. Dessa forma:

  • Objetivo a curto prazo: realizado em até 1 ano (se livrar de dívidas, comprar um carro, viagem com a família);
  • Objetivo a médio prazo: realizado em até 5 anos (festa de casamento, formatura, reforma da casa);
  • Objetivo a longo prazo: realizado em mais de 5 anos (construir ou comprar uma casa, investimento no estudo dos filhos, planos para aposentadoria).

5. Crie metas para a família

Para o bom andamento do planejamento financeiro familiar e para chegar aos objetivos de uma maneira mais fácil e visível, é importante criar de metas. Só assim você sabe se está indo bem ou deve fazer reajustes.

As metas estão atreladas ao seu objetivo. Se o casal pretende pagar as dívidas, as metas podem ser definidas a partir da economia de gastos. Ou seja, a cada mês, o alvo é economizar R$ 100. Até chegar no objetivo de juntar R$ 1.000 e quitá-las, por exemplo.

Se o sonho do casal é trocar de carro ou mesmo fazer uma viagem, a economia e corte de gastos, também pode ser uma meta para vocês.

6. Tenha disciplina

Para que tudo dê certo e você tenha certeza de que está valendo a pena o esforço, é necessário ter disciplina. Essa é a base para seguir o planejamento financeiro familiar.

Você verá, lá na frente, que deu certo amarrar as contas e segurar as dívidas. Sua vida financeira e sua família estarão vivendo bem e o melhor: sabendo planejar sem passar por apuros.

Se para alcançar o seu objetivo você precisa de um dinheiro extra, tome cuidado antes de sair por aí atrás de um crédito, como o empréstimo. Se seu objetivo for pagar as dívidas, antes, você pode tentar uma renegociação.

Procure para quem você deve e peça um acordo. Algumas pessoas conseguem o perdão de juros e multas, quitando assim, somente o valor original.

Se for pedir um empréstimo, tenha certeza em escolher o melhor para você. E tome cuidado com as pessoas mal-intencionadas e empresas fraudulentas na internet.

Pesquise as instituições ou procure pelos selos de segurança e licença do Banco Central antes de fechar um negócio online.

7. Aprenda a investir seu dinheiro

Se daqui um tempo você ver seu dinheiro sobrar, o que não precisa ser uma quantia tão alta, invista! Aprenda como começar a investir, como Tesouro Direto ou Previdência Privada, onde o dinheiro cresce mais que uma poupança.

Investir nem sempre está atrelado a ativos financeiros, existem outras formas de investir o seu dinheiro que podem resultar em ganhos, como cursos e livros, por exemplo. Descubra o que pode resultar em mais resultados para você, guarde parte do seu dinheiro e invista!

E aí, gostou do conteúdo?

Aproveite as dicas e a planilha disponível no post e comece a sua organização familiar. Quem sabe no final do ano ou começo do próximo, você já esteja vivendo bem com o dinheiro e sua família aproveitando os momentos mais tranquilos, não é mesmo?

Consulte seu score de crédito gratuitamente e receba indicações de serviços e produtos financeiros ideais para você:

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Se ainda ficou alguma dúvida, mande para nós aqui nos comentários. Te espero na próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Leonardo Jacomini
Redator

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa.- Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -