Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Planejamento financeiro para guardar dinheiro

Por Leonardo JacominiPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Mais uma vez você se vê chegando ao fim do mês, mas o seu salário não o acompanhou. Está na hora disso acabar. Que tal no post de hoje você aprender a fazer um planejamento financeiro para guardar dinheiro?

Quando nós falamos de planejamento ou educação financeira, parece que é algo distante e fora da nossa realidade. Eu também aprendi que isso pode ser um verdadeiro engano.

Uma das melhores coisas que pode acontecer em nossa vida, é estar de bem com o dinheiro. Pessoas que ganham muito ou pouco, tem as mesmas oportunidades de poupar, claro que cada uma em sua realidade.

Tá duvidando? Então você vai ver nesse texto que não precisa ser rico para começar a guar dinheiro. Aliás, se você deixar para fazer isso só quando o seu salário aumentar, pode ser que o problema continue do mesmo jeito.

O que você procura?

Planejamento financeiro para guardar dinheiro fácil

Antes de começar a te mostrar como você pode mudar a sua relação com o dinheiro, quero que pense em questões pessoais.

Pense que você ganha o mesmo de hoje, sem mudanças. A única mudança seria que você pode realizar alguns desejos que sempre quis e que no final do mês ainda tem dinheiro na conta. Ou melhor, se acontecer um imprevisto, como o carro que quebrou ou um aniversário de última hora, você tenha dinheiro para essas situações!

Seria bom? Por acaso isso já acontece com você ou será que ainda falta uma ajuda para que o dinheiro seja "esticado"? Não falo de fórmulas mágicas ou que você vai ter que viver de pão e água.

Caso nos acompanhe aqui no blog, especificamente no Foregon Edu, sabe que eu tento trazer dicas pensando em você, pensando em mim. Ou seja, a realidade em que nós vivemos, não a matemática!

Para que você possa começar bem, é necessário fazer um diagnóstico da sua saúde financeira. Só é possível economizar, cortar gastos e saber onde você pode estar errando, se deixar tudo bem claro.

Procure fazer um levantamento. Do seu salário (sempre pensando no líquido), os seus gastos recorrentes e aqueles imprevistos (comece anotando tudo o que você gasta dinheiro). E coloque aquilo de extra também, se recebe aluguéis, vendas, rendas, etc. Assim você consegue ir para os próximos passos.

Conhecendo o seu orçamento, é possível começar a fazer um planejamento para guardar dinheiro. Sabe o quanto você tem de ganho e fez o equilíbrio com aqueles gastos recorrentes mensais?

Então você já tem uma ideia de quanto pode guardar do seu salário. Seja pé no chão. Se pode guardar 10%, que seja. Ou se acha que pode mais, coloque como meta economizar 15% ou 20% do salário.

Essa meta vai te ajudar a ser firme e ter motivação. Ver o dinheiro que você consegue guardar mensalmente te ajuda a querer economizar o máximo possível. Garanto isso!

Família também entra no jogo

É casado? Tem filhos? Se sim, eles também entram no jogo! É muito importante colocar todo mundo no mesmo barco. Até os seus filhos. Se eles te pedem jogos ou brinquedos, ajude ele a planejar essa compra e como vocês podem chegar ao objetivo.

Vão planejar uma viagem? Mais uma boa oportunidade para chamar todo mundo e entrar num tipo de jogo. Todos devem economizar. E se baterem o valor acordado ou pelo menos se esforçarem, a viagem sai!

Ou seja, é importante falar de planejamento financeiro para guardar dinheiro com a família. Todos devem estar focados no objetivo e conquistar a ajuda mútua. Aqui vale bem aquele de papo de juntos somos mais fortes!

Fácil até aqui não é mesmo? As dicas são bem praticáveis e estão ao seu alcance. Diz aí, você viu alguma coisa nesse post que não tinha pensado ou algo te motivou a começar o seu planejamento financeiro para guardar dinheiro?

Então fique atento. Quando você começar a praticar a economia, é preciso que você crie um norte. É preciso ter um objetivo. Seja economizar um valor x mensal ou até mesmo a compra de um bem.

Vou te contar que foi essa dica que me motivou a começar a guardar dinheiro. Meu salário não chegava ao final do mês. Depois que eu coloquei um objetivo, isso me motivou muito mais a querer guardar tudo o que eu consigo.

Se você quiser, deixe aqui nos comentários o que você pretende fazer quando guardar dinheiro. Você quer pagar as contas e saber que ainda tem uma reserva? Ou quem sabe está pensando em ter grana para pagar as parcelas de um financiamento do carro?

Vou deixar uma dica simples para que você consiga começar. Coloque metas. Isso mesmo. Que tal no primeiro mês economizar um percentual pequeno do salário e no mês que vem, se conseguir, ir aumentando o valor?

Ou ainda, a sua meta pode ser para longo prazo. E deixar de gastar com alguma coisa que sempre te deixa no vermelho, ou ainda diminuir o gasto do cartão.

Dinheiro guardado: ele não existe

Não entendeu o título? Eu explico! O dinheiro que você tem guardado, faça de conta que ele não existe. Porque as vezes em uma emergência ou vontade (ao menos que essa seja o seu objetivo), pode ser que desperte a vontade de tirar uma grana de lá, com a desculpa de depois ser devolvido.

Posso garantir para você que isso dificilmente aconteça. Quem tira dinheiro da reserva, normalmente não devolve o valor junto com a meta que colocou de guardar dinheiro.

Então, vale a dica: dinheiro guardado é dinheiro guardado – ele não existe!

Dica extra!

Mas, ainda tem dica extra para você que continuou com a gente! Gostou das dicas e acha que pode colocar em prática o planejamento financeiro para guardar dinheiro? E se eu te falar que tem um curso para te ajudar a gerir o seu dinheiro e ajudar na educação financeira, de graça, sem trocas e perto de você?

Nós do Foregon Edu queremos realmente te ajudar e ajudar o Brasil a melhorar o quadro de pessoas que sofrem quando o assunto é dinheiro!

O curso que nem parece curso, isso porque é super divertido e ainda você aprende, o 9Passos, vai estar mais perto de você. Quer concorrer uma vaga e saber melhor como tudo isso vai acontecer?

Logo eu te conto as novidades, fique ligado aqui no blog e em nossas redes sociais!

Vou ficar te esperando em! Até o próximo post cheio de dicas especiais para o seu orçamento!

Compartilhe

Escrito por:

Leonardo Jacomini
Redator

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa.- Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -