Prazo de carência no empréstimo consignado: como funciona?
Assim como outras modalidades de crédito pessoal, o empréstimo consignado também é elegível para fornecer um prazo de carência de pagamento. Contudo, nem todas as instituições financeiras oferecem essa vantagem. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o prazo de carência no empréstimo consignado.

O que você procura?
O que significa prazo de carência do empréstimo consignado?
Basicamente, a carência de um empréstimo é o intervalo dado entre a contratação e o pagamento da primeira parcela. Os bancos concedem esse prazo adicional para que o contratante fique mais tranquilo e tenha mais tempo para começar a pagar o débito.
O mesmo acontece com o empréstimo consignado, que é descontado diretamente da folha de pagamento de aposentados, pensionistas do INSS, funcionários públicos ou de empresa privada. Mas, geralmente, essa modalidade costuma ter um período de carência maior do que o oferecido em outros tipos de empréstimos.
No entanto, a oferta da carência do consignado é opcional e as instituições financeiras que oferecem crédito são responsáveis por estabelecer qual será o prazo oferecido.
Quem tem direito a optar pela carência ao contratar o empréstimo consignado?
Segundo a Lei 14.131/2021, a concessão de carência também é permitida para aposentados, pensionistas INSS, funcionário público ou de empresa privada. O cliente pode optar por pagar a primeira parcela somente após o prazo estabelecido pela instituição financeira que concedeu o empréstimo.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Qual a diferença entre carência e suspensão no empréstimo consignado?
Os dois termos parecem semelhantes, mas são diferentes. A carência atrasa o início do pagamento da primeira parcela do empréstimo, mas aumenta o prazo final para quitar o débito. A suspensão pausa a cobrança das parcelas de um empréstimo consignado já vigente.
Vantagens e desvantagens da carência do empréstimo consignado
O lado bom
- O prazo de carência permite um planejamento financeiro até o pagamento da primeira parcela;
- Fornece mais tempo para você se organizar financeiramente;
- As taxas de juros são as mesmas do início ao fim do contrato.
O lado não tão bom
- O prazo de carência pode fazer você se esquecer da dívida e desequilibrar suas finanças;
- A carência prolonga o prazo total da dívida;
- A margem consignável é comprometida mesmo no período de carência.
Informamos?
Esperamos ter informado como o prazo de carência do empréstimo consignado funciona. Caso ainda tenha ficado com dúvidas, leia nosso artigo que aborda o período de carência em cada situação:
Até a próxima!
Deixe seu comentário