Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Prova Teórica do Detran: Detalhes para ser Aprovado

Por Janaína TavaresPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Conseguir a aprovação tanto na prova prática, como no exame teórico do Detran é o sonho e muitas pessoas que desejam ter a habilitação para dirigir automóveis e/ou motos.

Mas, principalmente em relação à prova teórica, existem diversos fatores que podem contribuir para você ter um desempenho melhor nesse momento.

Por isso, neste artigo, nosso intuito é sanar suas principais dúvidas desse exame e mostrar que é possível, sim, passar nele com muita calma, segurança e determinação. Está pronto para descobrir o que elaboramos para você? Continue a leitura do artigo, logo a seguir.

O que você procura?

Quais são as questões que caem na prova do Detran?

A prova teórica do Detran é composta por 30 questões objetivas de múltipla escola, sendo que elas são das seguintes categorias:

  • Legislação de trânsito, incluindo infrações e sinalização: 12 questões;
  • Direção Defensiva:dez questões;
  • Noções de primeiros socorros: três questões;
  • Noções de proteção e respeito ao meio ambiente e convívio social no trânsito: três questões;
  • Noções de mecânica básica: duas questões.

Qual a nota mínima para passar na prova do Detran?

O futuro condutor precisa ter, no mínimo, 70% de acerto na prova. Isso significa que, das 30 questões respondidas, você deve acertar 21 delas.

Quais são as infrações que mais caem na prova do Detran?

Isso pode variar um pouco de Detran para Detran. Entretanto, é bom ressaltar que todas as perguntas da prova costumam ser diretas e objetivas.

Já em outros casos, elas também vão exigir mais interpretação da sua parte, abordando conceitos e dentre outros elementos discutidos nas aulas teóricas. Portanto, é interessante dar um pouco mais de atenção para questões sobre:

  • Conceito de infração de trânsito de acordo com o que é definido pelo Código de Trânsito Brasileiro;
  • Usar o celular enquanto dirige;
  • Estacionar em lugar proibido;
  • Furar o sinal vermelho;
  • Não dar preferência para o pedestre;
  • Não usar cinto de segurança e muito mais.

Importante: não deixe de estudar também as outras infrações que foram discutidas em sala de aula porque elas também têm chance de cair no dia da prova.

Conheça as principais placas de trânsito

Outro ponto importante e que você não pode deixar de estudar para sua prova do Detran. Localizadas ao lado ou suspensas sobre as vias, as placas de trânsito são elementos fundamentais para proporcionar ordem e segurança aos motoristas e pedestres no dia a dia.

Capazes de transmitir mensagens, elas possuem diversos significados e podem ser divididas nos seguintes tipos:

Placas de Regulamentação

Servem para indicar obrigações, limitações e proibições ao condutor do veículo.

Placas de Sinalização de Obras

Essas placas de sinalização informam o motorista em relação à proximidade de obras na via.

Placas de Advertência

As de advertência, por outro lado, devem advertir ou alertar o condutor sobre possíveis perigos nas vias.

Placas de Indicação

Têm a intenção de indicar e orientar o condutor sobre o local ou destino.

Placas Educativas

Como o próprio nome sugere, essas educam o motorista para que ele tenha um comportamento adequado e seguro no trânsito.

Placas de atrativo turístico

Já essas placas precisam indicar e orientar o condutor sobre a localização das atrações turísticas locais.

Serviços Auxiliares

Têm o objetivo de orientar e informar o condutor a respeito de locais que podem ser essenciais para você, por exemplo: hospitais e postos de gasolina.

Como passar na prova do Detran?

Não há uma fórmula mágica que vai dizer para você exatamente aquilo que garante a sua aprovação na prova do Detran.

Porém, existem, sim, dicas essenciais que te ajudam a ter um desempenho mais satisfatório. Por isso, separamos as principais para você conhecer e anotar.

Preste atenção nas aulas teóricas

É fundamental, desde o início, ter disciplina para fazer o curso teórico da autoescola e cumprir as 45 horas/aulas obrigatórias. Além disso, você precisa aproveitar ao máximo esse período de aprendizagem.

Faça perguntas sempre quando tiver alguma dúvida, além de colocar as anotações mais importantes no seu caderno de estudos.

Não se esqueça também de prestar atenção nas informações passadas pelo instrutor e busque por materiais complementares, caso seja necessário para você fixar os conteúdos das aulas.

Estude na autoescola e em casa

Nesse momento, você pode conciliar os seus estudos no Centro de Formação, assim como na sua casa. Isso porque não adianta você estudar apenas na autoescola e não ter o hábito de revisar o conteúdo e os materiais cedidos.

Dito isso, a melhor coisa que você pode fazer é definir um planejamento de estudos para sua vida enquanto é um estudante. Mas para fazer isso também vai ser importante ter muita disciplina e organização.

Sendo assim, você consegue estabelecer quais serão os dias e horários da semana que vai se dedicar ao estudo. Faça isso com uma frequência regular e tente aplicar essa rotina em um ambiente da casa que seja adequado para isso, ou seja, um espaço sem barulhos onde você pode se concentrar.

Revise os conteúdos mais difíceis

Sempre vai existir uma matéria ou outra em que temos mais dificuldades para aprender. Isso é algo totalmente normal e você não precisa se desesperar.

O segredo para ter um bom desempenho nesses conteúdos é persistir. No começo vai parecer realmente impossível aprender algo a respeito daquela matéria, mas tem como você resolver esse "problema".

Nossa dica, além de dedicar mais tempo de estudo para essa matéria, é que você compartilhe e troque conhecimentos com os seus colegas de classe. Aquele seu amigo que pode não ser tão bom numa matéria x, talvez seja o melhor aluno da sala na matéria y, por exemplo.

É aí que você pode pedir ajuda, mas não só para os colegas da classe. Lembre-se que o instrutor está lá justamente para te dar todo o suporte necessário.

Faça simulados e avalie o desempenho

Pratique e muito! Essa é umas das dicas mais relevantes que você pode seguir, já que é na prática que conseguimos perceber se estamos indo bem ou não em algo.

Além do mais, fazer simulados e testar os seus conhecimentos é uma grande ajuda para diminuir o nervosismo e ansiedade no dia do exame.

Vale lembrar que, com essa atitude, você ainda se pode se habituar à linguagem utilizada nas questões e rever conteúdos que não ficaram tão claros no início dessa jornada.

Para começar a praticar, grande parte dos Detrans, que têm em cada estado brasileiro, disponibiliza nos sites oficiais vários simulados de provas passadas. Basta acessar o Detran do seu estado e conferir se ele oferece esse serviço.

Leia bastante para melhorar a interpretação de texto

Uma dificuldade que pode atrapalhar sua aprovação na prova do Detran diz respeito à falta de interpretação na hora de responder as questões do exame.

Mas, se você realmente tiver uma rotina de estudos e sempre sanar suas dúvidas pontuais, isso não vai ser um problema. No entanto, o ideal é ler mais a apostila do curso e outros materiais relacionados.

Dessa forma, os termos técnicos e a linguagem específica da prova vão ficando cada vez mais fáceis de serem compreendidos. Isso certamente vai fazer a diferença para você no dia do teste.

Outra vantagem de melhorar a interpretação de texto é que você vai estar mais atento se achar alguma "pegadinha" durante o exame. Tudo isso, é claro, com muita concentração quando for interpretar os enunciados e respostas das questões.

Foque em responder as questões mais fáceis

Todas as matérias que você estudou na autoescola vão cair na prova do Detran, até mesmo aquelas que você tem maior dificuldade para aprender.

Mesmo assim, você precisa administrar o tempo da prova a seu favor. Por isso, comece respondendo as questões que você tem certeza da resposta. Leia com muita atenção cada uma delas até não ter mais dúvidas.

Depois de ter feito isso, você pode focar nas questões mais difíceis, sempre levando em consideração o tempo restante da prova.

Como manter a calma na hora da prova de direção?

Além das dicas que você acabou de conferir, um dos segredos fundamentais para passar na prova teórica do Detran é saber manter a calma.

Isso vai ser muito importante para o seu desempenho no dia da aplicação do exame. Por isso, procure seguir nossas orientações:

  • Durma e se alimente bem durante a semana da prova;
  • Evite ficar estudando minutos antes da hora do exame;
  • Faça exercícios de relaxamento para diminuir a tensão do corpo;
  • Lembre-se de checar o endereço do local da prova e não atrase no dia;
  • Verifique se está levando consigo o material e documentos necessários para realizar o exame;
  • Fique atento em todas as orientações do avaliador;
  • Concentre-se na sua prova e não em quem terminou a avaliação primeiro que você;
  • Fique atento ao tempo limite da prova e responda com calma todas as questões.

Como ver o resultado da prova do Detran?

Concluída a prova teórica, você já pode conferir o resultado do exame. Para saber se foi aprovado ou não, você precisa acessar essa informação pelo site oficial do Detran.

Sites do Detran de cada estado

Sul

Sudeste

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Além de averiguar o resultado da prova no site do Detran, também é possível fazer essa consulta diretamente na autoescola em que você estuda. Porém, vale lembrar que você não tem acesso à quantidade de acertos e erros.

Conteúdos que você precisa conhecer

Antes de ir, que tal continuar sua jornada junto com a Foregon e conferir outros artigos que podem ser interessantes para complementar sua leitura? Veja, logo abaixo, a seleção de artigos que preparamos pra você:

Descomplicamos?

Agora que você já sabe nossas dicas de como ser aprovado na prova teórica do Detran, não deixe de comentar aqui e compartilhar com os seus amigos. Até a próxima e boa sorte no exame!

Compartilhe

Escrito por:

Janaína Tavares
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.