Foregon.comConteúdos

Quais são as infrações gravíssimas de trânsito?

Por Camila SilveiraPublicado em
Compartilhe

Cometer uma infração gravíssima pode resultar em sete pontos na CNH, multas de altos valores que, em alguns casos, são multiplicados em até dez vezes, além de sanções penais e suspensão do direito de dirigir. Fora estes pontos negativos, as infrações gravíssimas também podem causar acidentes irreversíveis e, por isso, é muito importante conhecê-las para evitá-las.

Principais infrações gravíssimas de trânsito

Dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias

É sempre importante prestar atenção na data de vencimento da CNH porque, ao dirigir com ela vencida, o motorista poderá se deparar com multas, recolhimento da carteira e, até mesmo, retenção do veículo, que deverá ser recuperado somente por uma pessoa que esteja com a habilitação válida.

Portanto para evitar maiores prejuízos, acompanhe a data de vencimento da sua carteira e, se for necessário, instale um lembrete na agenda do seu celular para não perder este prazo. A renovação tem de ser feita: a cada dez anos para quem tem até 50 anos; a cada cinco anos para quem tem mais de 50 anos; e a cada três anos para quem possui até 70 anos.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Avançar no sinal vermelho

Aproveitar o final do sinal verde e acabar ultrapassando o vermelho é uma atitude frequente entre os motoristas, mas que é considerada como infração gravíssima. Ao realizar este tipo de ação, o condutor poderá se deparar com multas e sete pontos na carteira e, se a infração for seguida de um acidente com vítima, deverá responder judicialmente.

Para evitar esse tipo de acontecimento, não tem muito segredo, basta respeitar a sinalização. No entanto, é importante ressaltar que, caso a infração não venha com foto tirada pelo radar, é possível recorrer, até porque o Detran determina a obrigatoriedade da descrição completa de dados sobre a ocorrência, inclusive a foto.

Dirigir alcoolizado

Essa é considerada uma das principais infrações gravíssimas, até porque o álcool altera os reflexos, capacidade de condução do condutor, entre muitos outros aspectos. As punições para quem dirige alcoolizado acontecem em duas esferas: criminal e administrativa. Entenda todos os detalhes abaixo e esclareça suas dúvidas.

Na esfera administrativa é aplicada uma multa de dez vezes o valor base das infrações gravíssimas (R$ 293,47), sete pontos na carteira de habilitação, suspensão do direito de dirigir por um ano e o requerimento de realização do curso de reciclagem.

Por outro lado, na esfera criminal, o motorista pode ser detido por um período de seis meses a três anos, caso tenha ingerido mais de 0,30 mg/l de álcool. Vale lembrar que, o condutor embriagado que causar acidentes com vitimas fatais responderá por homicídio como crime doloso, quando se assume o risco de matar.

Para evitar todos esses problemas, a melhor alternativa é não dirigir quando for ingerir bebidas alcoólicas e, nestes momentos, sempre optar por um transporte público ou particulares, como Uber e Táxi. Além de evitar multas, você estará contribuindo no trânsito com muito mais responsabilidade e respeito.

Dirigir acima da velocidade permitida

Essa infração gravíssima é muito cometida em todo o país e se enquadra em diversas categorias de acordo com a porcentagem de excesso de velocidade. Dirigir acima de 50% da velocidade permitida acarreta em multa, sete pontos na carteira de habilitação, suspensão do direito de dirigir e recolhimento do veículo. Além dessa suspensão, o motorista precisa realizar um curso de reciclagem para voltar a conduzir.

Para evitar essas penalidades, é necessário respeitar as sinalizações. Hoje, você pode contar com programações de carros, que indicam sonoramente quando o veículo ultrapassa a velocidade determinada e, também, contar com Apps de GPS que avisam quais os limites estabelecidos.

Ultrapassar irregularmente

A ultrapassagem pela contramão em curvas, aclives e declives, faixas de pedestres, pontes e viadutos, em sinais luminosos, cruzamentos, acostamento e em faixas contínuas é considerada uma infração gravíssima. A penalidade é de sete pontos na carteira de habilitação e multa. O ideal é evitar sempre este tipo de ação para impossibilitar maiores prejuízos.

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com este artigo. Qualquer dúvida sobre o assunto, deixe um comentário para nós. Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Camila Silveira

Estudante de Publicidade e Propaganda e Redatora na Foregon. É fascinada por músicas, livros, conversas e procura entender a real necessidade das pessoas para poder solucioná-la através de seu trabalho.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    O que é a Click Conta Bradesco?

  • Dicas financeiras

    Faturamento MEI 2020: descubra

  • Dicas financeiras

    Como pagar boleto com PayPal?

  • Dicas financeiras

    Sky pré-pago: conheça e veja se vale a pena

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras