Qual a diferença entre economizar, poupar e investir?
Alguma vez na vida você já deve ter ouvido falar sobre educação e controle financeiro, certo? Provavelmente, já sabe que para ter o controle de suas finanças é preciso manter o equilíbrio entre quanto você ganha e quanto gasta mensalmente.
A educação financeira é a melhor opção para que você não termine o mês no vermelho e acabe com o nome sujo. No entanto, mais do que ter noção sobre seus gastos, é importante entender a diferença entre economizar, poupar e investir. Você sabe definir cada uma dessas etapas?
Para te ajudar a entender tudo sobre o assunto, preparamos este artigo explicando detalhadamente o que é cada um deles. Vamos lá?
O que você procura?
Qual a diferença entre economizar poupar e investir?
Como citamos anteriormente, para estar em dia com as finanças é preciso manter um equilíbrio entre gastos e ganhos. E, para isso, o primeiro passo é entender qual a necessidade de investir, economizar e poupar. Aproveite a leitura!

Economizar
Vamos começar pelo tópico economizar. Afinal, o que ele significa? Economizar quer dizer não gastar dinheiro de forma desnecessária, ou seja, evitar realizar compras supérfluas, e adquirir apenas o que é necessário.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Quando esse é o assunto, outro ponto importante faz toda a diferença no fim do mês: a pesquisa. Por exemplo: optar por produtos mais baratos ao ir ao supermercado ou comprar alguma mercadoria que esteja na promoção.
Resumidamente, podemos dizer que economizar é pagar um preço mais barato em itens de boa qualidade.
Poupar
Dando sequência aos nossos tópicos, vamos te explicar o que é poupar. Muitas pessoas confundem economizar com poupar, se você é uma delas, saiba que essas duas palavrinhas possuem significados diferentes.
Poupar é o ato de guardar uma parte do dinheiro que se ganha. Não importa qual seja a quantia, o que vale é guardar uma grana, em vez de gastá-la com algo não tão necessário. Você notou a ligação entre poupar e economizar? Quando você economiza, consegue reduzir custos que ajudam a resguardar parte do seu salário para poupá-lo.
De forma sucinta, poupar significa reservar parte do dinheiro que foi ganho no mês e não usá-lo em nada.
Investir
Se você chegou até aqui, já entendeu a relação entre economizar e poupar, mas e investir, onde entra nessa história? Esses passos te ajudam a guardar uma quantia de dinheiro que pode ser investida e gerar lucros.
Apesar de estar no último tópico da lista, esse é um ponto tão importante quanto os outros, pois você estará valorizando seu dinheiro ainda mais. Logo, podemos chegar a conclusão que esse ato fará com quem a quantia que foi poupada e economizada se multiplique.
Economizar, poupar e investir: a realidade brasileira
Segundo a pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e Capitais (Anbima), 56% dos brasileiros não têm o costume de poupar e nem possuem uma reserva financeira. Os números são ainda maiores quando o assunto é investimento, já que 75% dos entrevistados não realizam nenhum tipo de aplicação.
De acordo com informações disponibilizadas pela B3, a bolsa brasileira, apenas 3% da população investe em ações, e esse número vem diminuindo desde 2017. Isso acontece porque no Brasil prevalece um comportamento financeiro imediatista, ou seja, o que se ganha, se gasta.
Essa atitude faz com que muitos brasileiros busquem alternativas não tão vantajosas para quitar suas dívidas, como a solicitação de empréstimos e até mesmo o cheque especial. Contudo, essa "facilidade" conta com um problema que pode prejudicar ainda mais a vida do solicitante: os juros, que são altos.
Para tentar lidar com a situação, os brasileiros buscam alternativas como empréstimos ou cheque especial para tentar amenizar as dívidas. No entanto, a facilidade de obter "essas saídas" contrasta com outro problema gravíssimo: os juros.
Poupar e investir: como começar?
Entender a importância do dinheiro é fundamental para que se possa garantir uma melhor qualidade de vida. Afinal, todo nosso meio gira em torno do dinheiro, concorda?
Ainda que muitos tentem economizar e poupar, alguns imprevistos costumam surgir e essas situações podem se tornar um problema. Por isso é tão importante seguir as três etapas: economizar, poupar e investir!
Separamos algumas dicas valiosas para você começar a cuidar da sua saúde financeira da melhor forma. Continue a leitura.
Como economizar?
Antes de sair poupando e cortando gastos, é importante entender a sua realidade financeira, já que cada indivíduo possui condições únicas. No entanto, é possível seguir algumas dicas para começar:
- Anote e controle de todo o dinheiro que entra e sai mensalmente;
- Use planilhas para fazer a gestão desses valores;
- Identifique e corte gastos desnecessários;
- Pague as contas em dia e evite juros;
- Se possível, obtenha outras fontes de renda.
Como poupar?
Como citamos anteriormente, quando você começa a economizar, fica mais fácil poupar, pois sobra um dinheiro a mais no fim do mês. Com as contas em dia e sem o aperto de antes, é possível dar início a uma reserva.
Vale frisar que a quantia economizada não é para cobrir gastos supérfluos, mas sim para deixá-la "intocável". Uma dica para não cair na tentação de gastar a grana extra é colocá-la em uma poupança.
Como investir?
Agora que você tem o dinheiro poupado, não basta deixá-lo apenas guardado, certo? A inflação pode causar uma desvalorização do mesmo, o que não é muito vantajoso. Vamos te explicar melhor esse tópico.
Como os dados da bolsa brasileira, a B3, indicaram, grande parte da população ainda é leiga sobre o assunto. Se você quer começar a investir, mas não sabe como começar, não precisa se desesperar. Comece aos poucos, aplicando seu dinheiro em ativos por meio de instituições financeiras, como bancos e corretoras.
Uma opção de investimento para iniciantes é a renda fixa, como títulos do Tesouro Direto, CDBs e CDI.
Comece aos poucos, mas comece!
Conseguir fazer com que sobre um dinheiro no final do mês é algo bem difícil, principalmente com desigualdade social a situação econômica atual no país. No entanto, entender a diferença entre economizar, poupar e investir é o primeiro passo para começar.
Descomplicamos?
Esperamos que esse conteúdo seja útil para sua vida financeira e te ajude a lidar melhor com o seu dinheiro. Afinal, descomplicar o mundo das finanças e torná-lo mais simples seu entendimento é o nosso principal objetivo.
Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo. Até a próxima!
Deixe seu comentário