Qual a diferença entre leasing e financiamento?
O sonho do carro próprio é uma realidade presente na vida de muitos brasileiros, mas que muitas vezes não é realizado devido aos preços dos carros e condições financeiras. A boa notícia é que existem formas de pagamentos facilitadas como o financiamento e o leasing, que podem ser uma boa alternativa para você. Entenda a diferença entre os dois e confira qual é a melhor opção.

O que você procura?
O que é leasing?
O contrato do leasing funciona por meio de um arrendamento mercantil, ou seja, o carro é alugado por um determinado tempo pelo consumidor. Sendo assim, a compra desse veículo só acontece depois do pagamento do contrato e se a pessoa quiser.
Exemplo: uma instituição financeira compra um carro e aluga para um cliente. Para realizar esse procedimento, o consumidor precisa assinar, junto à instituição, um contrato que define o tempo e o preço a ser pago. Após essa compra ser totalmente quitada, o consumidor poderá escolher entre ficar com o veículo, devolver ou renovar o contrato.
Portanto, é válido saber se você conseguirá arcar com todas as prestações do carro pelo leasing. Essa modalidade pode ser uma boa opção por ser mais barato e não ter muitos impostos. Porém, pode ser desvantajoso caso você não consiga pagar todas as mensalidades. O preço baixo e as isenções de impostos aumentam as chances do veículo ser tomado por inadimplência.
Financiamento ou leasing?
A principal diferença entre o leasing e o financiamento, é que o veículo financiado de forma tradicional estará no nome do comprador desde o início. Porém, o carro não pode ser negociado enquanto não sejam pagas todas as parcelas da compra. No leasing, a venda também não pode ser feita antes do fim do contrato, afinal, esse veículo é propriedade do banco.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Uma vantagem que o leasing possui é a isenção do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF). Além disso, a aprovação do crédito pode ser mais fácil, já que registrar o carro como propriedade do banco serve como fiança de que a dívida será paga.
E agora?
Cada contrato tem as suas vantagens e desvantagens. Portanto, ao comprar um carro, procure saber quais são os seus motivos, suas condições financeiras e escolha a modalidade de pagamento que melhor atenda suas necessidades.
Você vai gostar de saber
- Vai comprar carro de seguradora? Confira as nossas 5 dicas antes;
- Leasing de veículos: veja os detalhes desse serviço;
- Consórcio ou financiamento: conheça e veja qual o melhor para comprar seu carro novo.
Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário