Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Qual a melhor forma de pagamento para compras no exterior?

Por Thais SouzaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Todo planejamento de viagem internacional envolve a decisão de como você irá pagar suas compras, se é no dinheiro cartão de crédito ou pré-pago. Cada um possui suas vantagens e desvantagens, por isso, neste artigo vamos conferir qual a melhor maneira de pagar suas compras no exterior. 

O que você procura?

Compras com dinheiro no exterior

O dinheiro físico, sem dúvidas, é a maneira mais barata de se fazer compras no exterior, pois o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) cobrado nestes casos é de apenas 1.1%, muito mais baixo do que em qualquer cartão. 

Por outro lado, sempre existe um risco envolvido quando se carrega dinheiro vivo. Isso porque os turistas chamam muita atenção e, ao carregar grandes quantidades de dinheiro, você pode ser furtado e acabar ficando na mão. 

Você economiza muito ao escolher essa opção, porém, saiba que existe muita burocracia no processo de conversão da moeda. Por isso, é importante se programar por um certo período ates de realizar a sua viagem internacional. 

Compras com cartão de crédito

O cartão de crédito já foi considerado um grande vilão em compras internacionais, isso ocorria porque o dólar era cobrado de acordo com a data de fechamento da fatura. Pois bem, imagine fazer uma compra no exterior, voltar para casa e, após um mês, a moeda subir? Nessas situações, consequentemente o valor das suas compras também aumenta.

Hoje esse processo mudou, o valor do dólar, desde 2018, passou a ser considerado no dia em que a compra foi realizada. Ou seja, sem surpresas quando a fatura chegar.

Existem muitas outras vantagens de comprar com cartão de crédito no exterior, como: 

  • Menor burocracia: basta ativar o "Aviso Viagem";
  • Mais segurança: em casos de furto, você pode bloquear o cartão
  • A variação cambial é cobrada na fatura seguinte a compra; 
  • Benefícios nos programas de pontos.

Vale ressaltar que o IOF para gastos com cartão no exterior é de 6,38% sobre o valor das compras em reais.

Compras no exterior com cartão pré-pago

Utilizar o cartão pré-pago para fazer compras no exterior já foi considerada a forma mais barata e prática dessas operações, por consequência do baixíssimo valor do IOF: apenas 0,38%. 

Porém, desde 2014, essa porcentagem subiu e agora, o IOF para compras no cartão pré-pago é de 6.38%, ou seja, o mesmo valor cobrado para cartão de crédito. Ou seja, a única diferença entre eles é que, no cartão de crédito, a cotação da moeda se dá no dia do processamento da compra, já no cartão pré-pago, é calculada no momento da recarga do cartão.

Qual a melhor opção de pagamento de compras no exterior?

O cartão de crédito é mais vantajoso que o pré-pago, pois tem o mesmo valor de IOF, porém com menos burocracia, pois não precisa ser recarregado antes da viagem. 

Já o dinheiro é a opção mais barata e permite um controle maior dos seus gastos, pois o valor inicial vai diminuindo até acabar, por outro lado, não é uma opção tão segura quanto as outras. 

Portanto, não existe um consenso sobre qual a melhor forma de pagamento no exterior, isso vai depender do que cada pessoa prioriza em sua viagem. Porém, é importante que todos façam um planejamento de gastos antes de viajar para evitar surpresas no final do mês. 

Dica Foregon

Agora que você já sabe como pagar as suas compras internacionais, que tal começar a planejar a sua viagem para que tudo ocorra como esperado? Separamos algumas dicas para que você não saia do país despreparado.

Boa leitura e até a próxima! 

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.