Quanto custa uma recapagem de pneu de caminhão?
Muitos caminhoneiros deixam de comprar pneus novos para seus veículos, porque o processo de recapagem sai muito mais em conta. No entanto, apesar de possuir um preço mais baixo, esse sistema exige um controle de qualidade rigoroso, caso contrário, o riscos de acidentes nas estradas tornam-se maiores, provocando mais prejuízos.

O que você procura?
Entenda o que é recapagem de pneus
A recapagem de pneus é um processo que substitui a borracha desgastada da banda de rodagem em contato com o solo por uma nova. Diversas empresas e transportadoras que possuem muitos automóveis na frota para administrar usam esse sistema por ser mais barato do que a compra de novos pneus.
Embora cause dúvidas em alguns motoristas, todo pneu de caminhão é fabricado para receber a recapagem. Na fábrica, é realizada uma série de testes na carcaça e, após isso, o pneu aprovado segue para a raspagem antes de receber uma nova capa. Depois de ser vulcanizado a 110º C, o pneu pode voltar a rodar.
Quanto custa uma recapagem de pneu de caminhão?
Cada serviço custa aproximadamente R$ 400 e garante mais dois anos de bom funcionamento do pneu (se for bem conservado). Um pneu de um caminhão zero km custa em média R$ 2 mil.
Observação importante: se a carcaça estiver em um bom estado, a recapagem de pneus pode ser feita de duas a três vezes, no máximo.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Para saber qual é o momento ideal para realizar a recapagem, você deve verificar o Tread Wear Indicator (TWI). Esse indicador aponta o desgaste da banda de rodagem e fica localizado na transversão do sulco do pneu. De acordo com o Contran, a medida do sulco do pneu deve ter, no mínimo, 1,6 milímetro.
Cuidados com a recapagem de pneus
- Não ultrapasse a velocidade ou a carga máxima permitida;
- Utilize o pneu correto para cada aplicação;
- Observe os indicadores de desgaste do pneu;
- Mantenha o caminhão bem alinhado e balanceado;
- Sempre calibre os pneus;
- Realize, corretamente, o rodízio de pneus;
- Evite freadas e arrancadas bruscas, pois desgastam muito os pneus.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você. Qualquer dúvida sobre o assunto, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário