Foregon.comConteúdos

Quanto custa uma recapagem de pneu de caminhão?

Por Camila SilveiraPublicado em
Compartilhe

Muitos caminhoneiros deixam de comprar pneus novos para seus veículos, porque o processo de recapagem sai muito mais em conta. No entanto, apesar de possuir um preço mais baixo, esse sistema exige um controle de qualidade rigoroso, caso contrário, o riscos de acidentes nas estradas tornam-se maiores, provocando mais prejuízos.

Entenda o que é recapagem de pneus

A recapagem de pneus é um processo que substitui a borracha desgastada da banda de rodagem em contato com o solo por uma nova. Diversas empresas e transporadoras que possuem muitos automóveis na frota para administrar usam esse sistema por ser mais barato do que a compra de novos pneus.

Embora cause dúvidas em alguns motoristas, todo pneu de caminhão é fabricado para receber a recapagem. Na fábrica, é realizada uma série de testes na carcaça e, após isso, o pneu aprovado segue para a raspagem antes de receber uma nova capa. Depois de ser vulcanizado a 110º C, o pneu pode voltar a rodar.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Quanto custa uma recapagem de pneu de caminhão?

Cada serviço custa aproximadamente R$ 400 e garante mais dois anos de bom funcionamento do pneu (se for bem conservado). Um pneu de um caminhão zero km custa em média R$ 2 mil.

Observação importante: se a carcaça estiver em um bom estado, a recapagem de pneus pode ser feita de duas a três vezes, no máximo.

Para saber qual é o momento ideal para realizar a recapagem, você deve verificar o Tread Wear Indicator (TWI). Esse indicador aponta o desgaste da banda de rodagem e fica localizado na transversão do sulco do pneu. De acordo com o Contran, a medida do sulco do pneu deve ter, no mínimo, 1,6 milímetro.

Cuidados com a recapagem de pneus

  • Não ultrapasse a velocidade ou a carga máxima permitida;
  • Utilize o pneu correto para cada aplicação;
  • Observe os indicadores de desgaste do pneu;
  • Mantenha o caminhão bem alinhado e balanceado;
  • Sempre calibre os pneus;
  • Realize, corretamente, o rodízio de pneus;
  • Evite freadas e arrancadas bruscas, pois desgastam muito os pneus.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você. Qualquer dúvida sobre o assunto, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado. Pra ela o conteúdo perfeito precisa ser de fácil compreensão e responder todas as dúvidas dos leitores. “Acredito que os leitores da Foregon merecem saber tudo, até os mínimos detalhes. Espero que você, leitor, fique satisfeito com a leitura, que tenha esclarecido todas as suas dúvidas e, claro, que você volte sempre!”

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Poupança PF 013 na Caixa: entenda o significado

  • Dicas financeiras

    Pix: qual é a sua vantagem sobre as finanças e os negócios?

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras