Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Quanto custa uma recapagem de pneu de caminhão?

Por Camila SilveiraPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Muitos caminhoneiros deixam de comprar pneus novos para seus veículos, porque o processo de recapagem sai muito mais em conta. No entanto, apesar de possuir um preço mais baixo, esse sistema exige um controle de qualidade rigoroso, caso contrário, o riscos de acidentes nas estradas tornam-se maiores, provocando mais prejuízos.

O que você procura?

Entenda o que é recapagem de pneus

A recapagem de pneus é um processo que substitui a borracha desgastada da banda de rodagem em contato com o solo por uma nova. Diversas empresas e transportadoras que possuem muitos automóveis na frota para administrar usam esse sistema por ser mais barato do que a compra de novos pneus.

Embora cause dúvidas em alguns motoristas, todo pneu de caminhão é fabricado para receber a recapagem. Na fábrica, é realizada uma série de testes na carcaça e, após isso, o pneu aprovado segue para a raspagem antes de receber uma nova capa. Depois de ser vulcanizado a 110º C, o pneu pode voltar a rodar.

Quanto custa uma recapagem de pneu de caminhão?

Cada serviço custa aproximadamente R$ 400 e garante mais dois anos de bom funcionamento do pneu (se for bem conservado). Um pneu de um caminhão zero km custa em média R$ 2 mil.

Observação importante: se a carcaça estiver em um bom estado, a recapagem de pneus pode ser feita de duas a três vezes, no máximo.

Para saber qual é o momento ideal para realizar a recapagem, você deve verificar o Tread Wear Indicator (TWI). Esse indicador aponta o desgaste da banda de rodagem e fica localizado na transversão do sulco do pneu. De acordo com o Contran, a medida do sulco do pneu deve ter, no mínimo, 1,6 milímetro.

Cuidados com a recapagem de pneus

  • Não ultrapasse a velocidade ou a carga máxima permitida;
  • Utilize o pneu correto para cada aplicação;
  • Observe os indicadores de desgaste do pneu;
  • Mantenha o caminhão bem alinhado e balanceado;
  • Sempre calibre os pneus;
  • Realize, corretamente, o rodízio de pneus;
  • Evite freadas e arrancadas bruscas, pois desgastam muito os pneus.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você. Qualquer dúvida sobre o assunto, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.