Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Quanto Tempo leva para o nome sair do Bacen? [2024]

Por Thais SouzaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Você sabia que mesmo após limpar o seu nome, as instituições financeiras podem continuar negando crédito para o resto da vida? Entenda o porquê isso acontece e como o Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil (SCR) influencia nessa decisão.

O que você procura?

Entenda como funciona o SCR

Muitas pessoas simplesmente deixam sua dívida caducar por 5 anos, após esse período, o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) e o Serasa não podem deixar seu nome sujo. Porém, os bancos têm acesso aos seus dados de operações de crédito, o SCR.

O SCR nada mais é que um banco de dados, uma forma das instituições financeiras conversarem entre si e decidir, a partir do seu histórico de pagamentos, a aprovação ou não do produto ou serviço financeiro que você solicitou.

Ou seja, os bancos fazem uma análise de crédito a partir das informações do SCR, conseguem saber o quanto você possui de renda e o quanto dela está comprometida com empréstimos, financiamentos, dívidas de cartão de crédito, dentre outros.

Quanto tempo o nome fica no SCR?

O seu nome fica "sujo" no SCR durante 2 anos, porém alguns bancos podem simplesmente utilizar esses dados para montar, internamente, seu próprio cadastro negativo, mantendo sua reputação ruim para sempre.

É possível tirar o meu nome no SCR?

Não é possível tirar o seu nome no SCR. Afinal de contas, não trata-se de um órgão de proteção ao crédito, em que os CPFs das pessoas inadimples são apontados, mas sim de um sistema que reúne informações sobre o seu perfil.

Em outras palavras, ter o nome no SCR indica que as suas operações de crédito já realizadas estão armazenadas em um banco de dados, e não que o seu nome esteja negativado.

Se você já atrasou para pagar uma dívida junto a uma instituição, e já pagou todo o valor, o débito ainda vai constar lá, porém a informação de que o valor foi devidamente pago também será incluída. De mesma forma, se você nunca teve dívidas, isso também será constado nos registros, o que pode ajudar você a obter crédito com maior facilidade.

Como consultar minhas informações no SCR?

O Banco Central permite que você consulte as suas informações presentes no SCR. O processo é gratuito e pode ser feito pela internet. Veja o passo a passo:

  1. Entre no site do Banco Central;
  2. Selecione uma das opções "Pessoa Física" ou "Pessoa Jurídica";
  3. Selecione uma das opções de credenciamento, neste caso, utilizamos o Internet Banking;
  4. Clique em "Obtenha frase de segurança";
  5. Preencha seus dados pessoais e a instituição financeira;
  6. Copie a frase de segurança (a sua frase é válida por 48 horas. Caso você não a valide nesse período, deverá gerar uma nova);
  7. Acesse o Internet Banking da sua instituição financeira;
  8. Procure a opção "Registrato" e clique em "Validar";
  9. Cole a frase de segurança e valide a frase de segurança;
  10. Pronto, agora você já pode consultar as informações que o banco registrou de você.

Outra forma de consultar o SCR é por meio das Centrais de Atendimento ao Público do Banco Central, pessoalmente ou por correspondência, conforme orientações do site.

Como melhorar a minha reputação com os bancos?

Se você está negativado, provavelmente será mais difícil de conseguir empréstimos, cartões de crédito, dentre outros. Porém, algumas instituições financeiras oferecem produtos e serviços para consumidores que estão nessa situação. Veja algumas opções.

Agora, se você já limpou o seu nome e quer melhorar a sua reputação com o banco, o indicado é fazer movimentações em sua conta, pagar boletos no débito automático e evitar o parcelamento de fatura ou crédito rotativo.

Ao adotar essas medidas, o seu score de crédito aumenta e a sua reputação como bom pagador também. Ainda não sabe seu score? Consulte-o gratuitamente no nosso site.

Dica Foregon

A educação financeira deve se tornar um hábito, por isso, procure fazer um planejamento financeiro, anote seus gastos e ganhos, organize suas contas por data de vencimento e procure fazer planilhas das suas finanças.

Dessa forma, fica mais fácil alcançar os seus objetivos e, é claro, as chances de você se endividar são bem menores.

Perguntas Frequentes

Quanto tempo leva para o nome sair do Bacen depois de pagar?

Após quitar ou negociar as suas dívidas, o banco ou a instituição financeira deve retirar imediatamente a restrição do Banco Central, geralmente em até 2 dias após a quitação ou negociação.

Quanto tempo demora para atualizar o Bacen?

O relatório de um mês do Banco Central com informações sobre o seu perfil financeiro é atualizado, aproximadamente, no dia 20 do mês seguinte.

Acompanhe de perto o seu score de crédito 

A Foregon Premium é uma incrível ferramenta de monitoramento de score de crédito, especialmente projetada para te ajudar a acompanhar e entender sua situação financeira.

Com a Foregon Premium, você terá acesso a uma solução completa para manter seu score sob controle, permitindo que tome decisões financeiras mais informadas e alcance suas metas com confiança.

Aproveite todas as vantagens da Foregon Premium:

  • Receba alertas em tempo real sobre alterações em seu Score de Crédito;
  • Acesse dicas personalizadas para melhorar seu histórico financeiro;
  • Consulte seu Score sempre que quiser, de forma ilimitada e com facilidade;
  • Conte com o suporte de especialistas para esclarecer suas dúvidas sobre crédito e finanças.

Prepare-se para um futuro financeiro mais seguro e próspero com a Foregon Premium – a ferramenta perfeita para monitorar seu score de crédito!

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.