Foregon.comConteúdos

Quanto tempo o nome fica no SCR?

Por Thais SouzaPublicado em
Compartilhe

Você sabia que mesmo após limpar o seu nome, as instituições financeiras podem continuar negando crédito para o resto da vida? Entenda o porquê isso acontece e como o Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil (SCR) influencia nessa decisão.

Entenda como funciona o SCR

Muitas pessoas simplesmente deixam sua dívida caducar por 5 anos, após esse período, o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) e o Serasa não podem deixar seu nome sujo. Porém, os bancos têm acesso aos seus dados de operações de crédito, o SCR. 

O SCR nada mais é que um banco de dados, uma forma das instituições financeiras conversarem entre si e decidir, a partir do seu histórico de pagamentos, a aprovação ou não do produto ou serviço financeiro que você solicitou. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Ou seja, os bancos fazem uma análise de crédito a partir das informações do SCR, conseguem saber o quanto você possui de renda e o quanto dela está comprometida com empréstimos, financiamentos, dívidas de cartão de crédito, dentre outros.

Quanto tempo o nome fica no SCR?

O seu nome fica "sujo" no SCR durante 2 anos, porém alguns bancos podem simplesmente utilizar esses dados para montar, internamente, seu próprio cadastro negativo, mantendo sua reputação ruim para sempre. 

Como consultar minhas informações no SCR? 

O Banco Central permite que você consulte as suas informações presentes no SCR. O processo é gratuito e pode ser feito pela internet. Veja o passo a passo: 

  1. Entre no site do Banco Central
  2. Selecione uma das opções "Pessoa Física" ou "Pessoa Jurídica";
  3. Selecione uma das opções de credenciamento, neste caso, utilizamos o Internet Banking;
  4. Clique em "Obtenha frase de segurança";
  5. Preencha seus dados pessoais e a instituição financeira;
  6. Copie a frase de segurança (a sua frase é válida por 48 horas. Caso você não a valide nesse período, deverá gerar uma nova);
  7. Acesse o Internet Banking da sua instituição financeira; 
  8. Procure a opção "Registrato" e clique em "Validar";
  9. Cole a frase de segurança e valide a frase de segurança;
  10. Pronto, agora você já pode consultar as informações que o banco registrou de você. 

Outra forma de consultar o SCR é por meio das Centrais de Atendimento ao Público do Banco Central, pessoalmente ou por correspondência, conforme orientações do site.

Como melhorar a minha reputação com os bancos? 

Se você está negativado, provavelmente será mais difícil de conseguir empréstimos, cartões de crédito, dentre outros. Porém, algumas instituições financeiras oferecem produtos e serviços para consumidores que estão nessa situação. Veja algumas opções.

Agora, se você já limpou o seu nome e quer melhorar a sua reputação com o banco, o indicado é fazer movimentações em sua conta, pagar boletos no débito automático e evitar o parcelamento de fatura ou crédito rotativo. 

Ao adotar essas medidas, o seu score de crédito aumenta e a sua reputação como bom pagador também. Ainda não sabe seu score? Consulte-o gratuitamente no nosso site.

Dica Foregon

A educação financeira deve se tornar um hábito, por isso, procure fazer um planejamento financeiro, anote seus gastos e ganhos, organize suas contas por data de vencimento e procure fazer planilhas das suas finanças. 

Dessa forma, fica mais fácil alcançar os seus objetivos e, é claro, as chances de você se endividar são bem menores. 

Quer mais dicas sobre educação financeira? Fique a vontade para navegar no nosso blog. Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário que teremos o prazer de descomplicar para você.

Até a próxima! 😉 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Thais Souza

Estudante de Publicidade e Propaganda, é Redatora na Foregon. Gosta de escrever textos sobre dicas de viagens e destinos. Nas horas livres gosta de ler e cozinhar.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    O que é a Click Conta Bradesco?

  • Dicas financeiras

    Faturamento MEI 2020: descubra

  • Dicas financeiras

    Como pagar boleto com PayPal?

  • Dicas financeiras

    Sky pré-pago: conheça e veja se vale a pena

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras