Quanto tempo o nome fica no SCR?
Você sabia que mesmo após limpar o seu nome, as instituições financeiras podem continuar negando crédito para o resto da vida? Entenda o porquê isso acontece e como o Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil (SCR) influencia nessa decisão.

Entenda como funciona o SCR
Muitas pessoas simplesmente deixam sua dívida caducar por 5 anos, após esse período, o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) e o Serasa não podem deixar seu nome sujo. Porém, os bancos têm acesso aos seus dados de operações de crédito, o SCR.
O SCR nada mais é que um banco de dados, uma forma das instituições financeiras conversarem entre si e decidir, a partir do seu histórico de pagamentos, a aprovação ou não do produto ou serviço financeiro que você solicitou.
Ou seja, os bancos fazem uma análise de crédito a partir das informações do SCR, conseguem saber o quanto você possui de renda e o quanto dela está comprometida com empréstimos, financiamentos, dívidas de cartão de crédito, dentre outros.
Quanto tempo o nome fica no SCR?
O seu nome fica "sujo" no SCR durante 2 anos, porém alguns bancos podem simplesmente utilizar esses dados para montar, internamente, seu próprio cadastro negativo, mantendo sua reputação ruim para sempre.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Como consultar minhas informações no SCR?
O Banco Central permite que você consulte as suas informações presentes no SCR. O processo é gratuito e pode ser feito pela internet. Veja o passo a passo:
- Entre no site do Banco Central;
- Selecione uma das opções "Pessoa Física" ou "Pessoa Jurídica";
- Selecione uma das opções de credenciamento, neste caso, utilizamos o Internet Banking;
- Clique em "Obtenha frase de segurança";
- Preencha seus dados pessoais e a instituição financeira;
- Copie a frase de segurança (a sua frase é válida por 48 horas. Caso você não a valide nesse período, deverá gerar uma nova);
- Acesse o Internet Banking da sua instituição financeira;
- Procure a opção "Registrato" e clique em "Validar";
- Cole a frase de segurança e valide a frase de segurança;
- Pronto, agora você já pode consultar as informações que o banco registrou de você.
Outra forma de consultar o SCR é por meio das Centrais de Atendimento ao Público do Banco Central, pessoalmente ou por correspondência, conforme orientações do site.
Como melhorar a minha reputação com os bancos?
Se você está negativado, provavelmente será mais difícil de conseguir empréstimos, cartões de crédito, dentre outros. Porém, algumas instituições financeiras oferecem produtos e serviços para consumidores que estão nessa situação. Veja algumas opções.
Agora, se você já limpou o seu nome e quer melhorar a sua reputação com o banco, o indicado é fazer movimentações em sua conta, pagar boletos no débito automático e evitar o parcelamento de fatura ou crédito rotativo.
Ao adotar essas medidas, o seu score de crédito aumenta e a sua reputação como bom pagador também. Ainda não sabe seu score? Consulte-o gratuitamente no nosso site.
Dica Foregon
A educação financeira deve se tornar um hábito, por isso, procure fazer um planejamento financeiro, anote seus gastos e ganhos, organize suas contas por data de vencimento e procure fazer planilhas das suas finanças.
Dessa forma, fica mais fácil alcançar os seus objetivos e, é claro, as chances de você se endividar são bem menores.
Quer mais dicas sobre educação financeira? Fique a vontade para navegar no nosso blog. Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário que teremos o prazer de descomplicar para você.
Até a próxima! 😉

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário