Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Quem está negativado pode fazer o FIES? Veja como conseguir

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Estar com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito pode impedi-lo de conseguir diversos produtos e serviços financeiros, como cartão de crédito, financiamentos e empréstimos. Mas, uma dúvida que muitos estudantes têm é: quem está com nome sujo pode fazer o FIES?

O que você procura?

Sobre o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma alternativa para estudantes de baixa renda que não podem arcar com a mensalidade de um curso superior.

Com o financiamento estudantil é possível pagar a faculdade com juros mais baixos e um prazo maior. Além disso, o aluno só começa a pagar a dívida do FIES depois de formado.

Quem está negativado consegue fazer o FIES?

Por se tratar de um financiamento estudantil, a burocracia na hora de contratar o FIES é grande e penas quem se encaixa nos requisitos pode entrar na disputa para as vagas.

Em meio a isso, a pergunta que não cala é: como fica a situação das pessoas que estão negativadas?

Sim, é possível solicitar o FIES mesmo com o nome negativado. Desde 2013, o estudante não precisa mais comprovar a "idoneidade cadastral", ou seja, quem tem restrições no nome também pode se inscrever no programa.

Como conseguir FIES mesmo com o nome sujo?

O estudante que estiver com o nome sujo pode se inscrever no FIES, porém continua impedido de usar os mecanismos de fiança solidária ou convencional.

No entanto, há uma alternativa: você pode optar por usar o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) como fiador do contrato de financiamento estudantil.

Para contar com o fundo será necessário se encaixar nos seguintes requisitos:

  • Estudante com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio;
  • Estudante matriculado em cursos de licenciatura;
  • Bolsista parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni) que opte por inscrição no FIES no mesmo curso em que é beneficiário da bolsa.

Vale ressaltar que só será possível utilizar o FGEDUC se a faculdade escolhida tiver aderido a essa modalidade.

Quem não pode solicitar o FIES com o nome negativado?

Mesmo com o FGEDUC, alguns estudantes que possuem o nome sujo não podem solicitar o FIES. Isso acontece quando a pessoa está inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC).

Ou seja, se você estiver nessa situação, não será possível se inscrever no FIES ou utilizar o Fundo Garantidor.

Outras alternativas ao programa

Quem não conseguir o FIES pode optar pelo financiamento estudantil privado. Quer saber mais? Então confira as opções que separamos para você:

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você.

Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.