Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Multa de Rodízio SP: Qual é o Valor e Como Funciona?

Escrito por Camila Silveira

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Toda vez que o cidadão sai de carro pela capital paulista no dia de restrição de seu veículo, ele recebe a multa de rodízio SP. Sendo assim, ao ser surpreendido pelo agente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ou pelo radar eletrônico, o motorista deve pagar essa multa de gravidade média, no valor de R$ 130,16.

A política do rodízio da cidade de São Paulo tem como objetivo controlar o número de automóveis nas ruas para, assim, evitar muito trânsito nos horários de pico. De segunda a sexta-feira, aproximadamente 20% da frota de carros e caminhões da grande metrópole fica proibida de circular na cidade.

O que você procura?

Qual é o valor da multa de rodízio SP?

O valor da multa é de R$ 130,16. Se o condutor infringir a lei, ele deve pagar esse valor e levar quatro pontos na carteira de habilitação. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o carro em locais e horários não permitidos pela regulamentação é uma infração média.

Entenda como a multa de rodízio funciona

Tudo depende do final da placa do carro. Cada dia da semana, duas placas são impedidas de transitar pelo centro expandido de São Paulo durante boa parte da manhã e da tarde/noite. Entenda detalhadamente:

Dia da semana Segunda-feira Terça- feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
Finais de placas que não podem circular 1 e 2 3 e 4 5 e 6 7 e 8 9 e 0

Vale ressaltar que o horário do dia também deve ser levado em consideração, afinal, o rodízio SP só funciona em dois únicos momentos: na manhã, das 07h às 10h, e no final da tarde/começo da noite, das 17h às 20h.

Sendo assim, mesmo que seja o dia de rodízio de uma pessoa, ela pode circular com o carro pela região do centro expandido de SP durante os intervalos de livre circulação.

Rodízio Horário
Livre circulação 00h01 às 6h59
Rodízio ativo 07h00 às 10h00
Livre circulação 10h01 às 16h59
Rodízio ativo 17h00 às 20h00
Livre circulação 20h01 às 00h00

Além disso, vale lembrar que não são todas as ruas e avenidas de São Paulo que fazem parte do rodízio.

Como foi dito anteriormente, a zona é apenas a região do centro expandido da capital paulista. Melhor dizendo, desde a Mooca (Zona Leste) até a Vila Leopoldina (Zona Oeste) e, da Saúde (Zona Sul) até o Bom Retiro (Zona Norte).

As avenidas que estão no limite desse mapa e fazem a margem da zona de rodízio são:

  • Marginal Pinheiro (Zona Oeste);
  • Avenida Salim Farah Maluf (Zona Leste);
  • Avenida dos Bandeirantes (Zona Sul);
  • Marginal Tietê (Zona Norte).

Quem tem direito à isenção do rodízio SP?

De segunda a sexta-feira, os carros e caminhões possuem a circulação restrita. Aos sábados, domingos e feriados, o rodízio é suspenso. Além disso, vale ressaltar que a restrição não se aplica a motocicletas, táxis, transporte escolar, guinchos, veículos de serviços essenciais e de emergência.

Como evitar a multa de rodízio?

Não tem segredo: a melhor forma de evitar a multa de rodízio SP é não transitar por São Paulo durante os horários de restrição. Caso você tenha compromissos para cumprir no dia a dia e realmente precise do carro, o mais recomendado para evitar a multa é ficar atento aos horários de restrição.

Quantos minutos de tolerância tem o rodízio?

Pelo fato da política de rodízio SP ser extremamente rigorosa, não existe tolerância. Se o rodízio começar às 07h da manhã e um motorista com a placa do dia for encontrado na região do centro expandido às 07h01, ele será multado.

Como saber se você tomou multa de rodízio?

Você pode descobrir se foi multado no aplicativo Zul+, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). O App permite que você descubra se levou a multa de rodízio SP ou qualquer outra, tudo de maneira simplificada, rápida e segura.

Para isso, basta adicionar o seu veículo no aplicativo e consultar as suas infrações de trânsito. Muito simples, não é mesmo? Outra forma de descobrir se você foi multado é acessando o portal do Detran-SP.

É possível ser multado mais de uma vez no rodízio SP?

Sim, um mesmo motorista pode ser multado duas vezes ao longo do mesmo dia. Primeiro, na parte da manhã e, depois, na parte da noite. Melhor dizendo, o condutor só vai ser multado mais de uma vez no dia do rodízio se sair com o seu carro nos dois horários de restrição.

Um mesmo carro não será multado mais de uma vez no mesmo período, ou seja, se um motorista sair de manhã no dia do seu rodízio, for multado e depois encontrar novamente com um agente de trânsito neste mesmo período, ele não será multado novamente.

Descomplicamos?

  • Leia também: Posso andar com o IPVA atrasado?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestão, basta deixar o seu comentário para nós. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.