Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Sábado é dia útil para Pagamento de Salário?

Por Thais SouzaPublicado em

A legislação brasileira diz que os trabalhadores devem receber seus salários até o quinto dia útil do mês. Mas, quando esse dia cai em um sábado, muitas dúvidas podem surgir. Afinal, o sábado é considerado dia útil para pagamento de salário? Neste artigo você vai conferir como funcionam essas regras.

  • Está precisando de dinheiro urgente, mas o salário ainda não caiu? Saiba que existem empréstimos que aprovam na hora e o dinheiro cai em até um dia útil.

O sábado é um dia útil?

Muitas pessoas não sabem, mas o sábado é considerado legalmente um dia útil. Isso quer dizer que, mesmo que você trabalhe apenas de segunda a sexta, o sábado será considerado um dia útil não trabalhado.

Mas, você já deve ter percebido que ao fazer uma TED para outro banco no sábado, esse valor só cai na segunda feira. O que leva a essa confusão é que o sábado só não é considerado um dia útil para as instituições financeiras, ou seja, os bancos.

Mão masculina segurando uma caneta azul e escrevendo em um caderno.

Porém, quando o vencimento de alguma conta ou boleto cai no sábado, o pagamento pode ser feito normalmente em uma segunda-feira, sem a cobrança de juros.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O sábado é considerado dia útil para pagamento de salário?

Sim! Para se determinar o prazo de pagamento dos salários, deve ser considerado como dia útil, na contagem dos dias, o sábado, excluindo o domingo e feriado, inclusive o municipal.

Portanto, o sábado também deve ser visto como dia útil para o pagamento de salários, seja ele trabalhado ou não. Além disso, quando o pagamento for feito em cheque, o empregador deve realizar em horário que permita ao empregado realizar o desconto imediato do cheque.

O que acontece se a empresa pagar após o 5º dia útil?

Segundo a Súmula 381 do TST, ou do precedente normativo 72:

"O pagamento dos salários até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido não está sujeito à correção monetária. Se essa data limite for ultrapassada, incidirá o índice da correção monetária do mês subsequente ao da prestação dos serviços, a partir do dia 1º."

Portanto, se a empresa pagar o salário dos trabalhadores após o quinto dia útil deverá acrescentar a correção monetária no valor do pagamento. Já se ultrapassar 20 dias de atraso, o empregador terá que pagar uma multa de 10% sobre o salário.

E se o sábado cair em um feriado?

Como dito anteriormente, os feriados não são considerados dias úteis. Por isso, se o quinto dia útil for cair em um sábado, e esse dia for um feriado, você receberá apenas na segunda feira.

Algumas empresas, diante desses casos, acabam adiantando o pagamento para sexta-feira, porém não se trata de uma obrigação.

Atraso no pagamento do salário e rescisão indireta

Ainda que o sábado seja considerado dia útil para pagamento do salário, muitas empresas pagam seus funcionários na segunda-feira. Essa ação configura atraso no salário, o que garante ao trabalhador a rescisão indireta.

A rescisão indireta é uma forma de demissão sem justa causa, que garante ao funcionário uma série de benefícios.

Sendo assim, caso o empregado se sinta prejudicado por atrasos frequentes no pagamento do salário, ele poderá entrar na justiça solicitando a rescisão indireta, já que o empregador não está cumprindo com o contrato de trabalho.

Lembre-se: o pagamento do salário deve ser feito até o quinto dia útil do mês, sendo que os sábados também entram no cálculo. Só não entram no cálculo domingos e feriados.

Empresas devem evitar fazer o pagamento no sábado

Para evitar qualquer adversidade, é recomendado que a empresa não atrase o pagamento dos funcionários, caso o sábado caia no 5º dia útil. Nesta situação, o ideal é antecipar e realizar o pagamento na sexta-feira, por exemplo.

Além disso, se a empresa faz o pagamento via Pix, pode ocorrer algum problema que impossibilite a compensação e a companhia pode ficar sem recursos para resolver a situação com o banco, já que sábado não é considerado dia útil para as instituições financeiras.

Qual é a multa em casos de atraso no pagamento?

Se a sua empresa atrasou o pagamento do seu salário, essa ação pode gerar multas e juros para a companhia e, em alguns casos, a rescisão indireta. Confira os valores das multas por atraso e tire suas dúvidas:

  • Atraso de período inferior a 20 dias: correção monetária necessária sobre o período e multa adicional de 10% sobre o saldo devedor;
  • Atraso superior a 20 dias: soma-se, à multa anterior, um acréscimo de 5% a cada dia útil de atraso após o vigésimo dia.

Perguntas Frequentes

Quando o sábado é dia útil?

O sábado é sempre considerado dia útil, desde que não caia na data de um feriado nacional.

Quais são os dias úteis da semana?

Os dias úteis da semana são segunda, terça, quarta, quinta, sexta e sábado.

O que acontece quando o 5º dia útil cai no sábado?

Quando o 5º dia útil cai em um sábado, o empregador deve realizar o pagamento do seu salário normalmente, no mesmo dia, ou de forma antecipada, na sexta-feira.

Quais são os dias úteis para pagamento do salário?

Os dias úteis para pagamento são segunda, terça, quarta, quinta, sexta e sábado, desde que eles não caiam na data de um feriado nacional.

O que acontece quando a data de vencimento cai no sábado?

É proibida a cobrança de juros, por instituições financeiras, sobre títulos de qualquer natureza, cujo vencimento se dê em sábado, domingo ou feriado, desde que seja quitado no primeiro dia útil subsequente.

É possível pagar boleto no sábado?

Sim, é possível. No entanto, o prazo de compensação pode variar entre 24 e 72 horas, dependendo do banco ou da empresa.

Descomplicamos?

Nosso objetivo é descomplicar todos os assuntos sobre finanças, bem como auxiliar você a encontrar o produto financeiro ideal. Consulte o seu CPF agora mesmo no Portal da Foregon e receba as melhores indicações de cartão de crédito, conta digital e empréstimo, de acordo com o seu perfil. É rápido, grátis e totalmente seguro!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Desenquadramento MEI: Como Funciona e Quais as Vantagens?

Décimo Terceiro dos Aposentados em 2022: Como vai Funcionar?

Declaração de Isenção de Imposto de Renda: Como Fazer?

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer

Adesivo para Cartão de Crédito: Veja Como Funciona

Índices de Reajuste de Aluguel: IGP-M ou IPCA?