Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Saiba como solicitar o reembolso do seu plano de saúde

Escrito por Janaína Tavares

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Se você precisou pagar despesas hospitalares mesmo com o seu plano de saúde em vigência, saiba que é possível solicitar o reembolso para a operadora que disponibiliza esse serviço. Gostaria de descobrir como fazer o pedido? Veja mais detalhes, logo a seguir.

O que você procura?

Quando é permitido solicitar o reembolso?

Você só pode realizar o pedido de reembolso do valor que foi pago por uma consulta médica que não pertence à rede credenciada do seu convênio, mas que deveria ter sido oferecida pelo seu plano de saúde. Tudo isso de acordo com as normas estabelecidas pela Lei nº 9.656/98, que entrou em vigor no ano de 1999.

Neste caso, é interessante ressaltar que cada operadora trabalha com uma política específica em relação ao reembolso do seu plano de saúde. Por isso, o mesmo poderá ser feito apenas dentro dos limites do contrato desse convênio.

Como pedir o reembolso do plano de saúde?

Agora que você já sabe em que situação pode realizar o requerimento desse reembolso, veja o passo a passo de como pedir o seu:

  1. Entre em contato com a operadora do seu plano de saúde;
  2. Nesse processo, você precisa disponibilizar diversos documentos que comprovam a prestação do serviço hospitalar. Exemplo: nota fiscal com todos os valores cobrados durante a consulta ou atendimento;
  3. Por fim, será necessário anexar uma justificativa para a concessão do reembolso.

Importante: conforme a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o reembolso deve ser concluído em até 30 dias após a apresentação dos documentos solicitados.

Aprenda a escolher um plano de saúde

O plano de saúde pode ser um diferencial para quem procura ter um serviço médico à disposição quando mais precisar.

No entanto, é importante fazer um trabalho de pesquisa e procurar o serviço que oferece as melhores coberturas para suas necessidades e da sua família, caso você opte por um plano familiar.

Outra sugestão é entender se a operadora do convênio realmente possui credibilidade e segurança. Para conferir isso, basta pedir à empresa o número de registro dela e do plano na ANS.

Ao entrar na página Informações e avaliações de operadoras, você poderá verificar:

  • O desempenho da operadora no programa de qualificação da ANS;
  • A posição dela no ranking das empresas que mais recebem reclamações de seus consumidores, dentre outras informações.

Você vai gostar de ler

Fique com a gente e aproveite esse momento para ter acesso a outros conteúdos da Foregon:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com o nosso artigo. Caso tenha surgido alguma dúvida ou sugestão, basta enviar seu comentário aqui pra gente. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Janaína Tavares
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.