Saiba como solicitar o reembolso do seu plano de saúde
Se você precisou pagar despesas hospitalares mesmo com o seu plano de saúde em vigência, saiba que é possível solicitar o reembolso para a operadora que disponibiliza esse serviço. Gostaria de descobrir como fazer o pedido? Veja mais detalhes, logo a seguir.

O que você procura?
Quando é permitido solicitar o reembolso?
Você só pode realizar o pedido de reembolso do valor que foi pago por uma consulta médica que não pertence à rede credenciada do seu convênio, mas que deveria ter sido oferecida pelo seu plano de saúde. Tudo isso de acordo com as normas estabelecidas pela Lei nº 9.656/98, que entrou em vigor no ano de 1999.
Neste caso, é interessante ressaltar que cada operadora trabalha com uma política específica em relação ao reembolso do seu plano de saúde. Por isso, o mesmo poderá ser feito apenas dentro dos limites do contrato desse convênio.
Como pedir o reembolso do plano de saúde?
Agora que você já sabe em que situação pode realizar o requerimento desse reembolso, veja o passo a passo de como pedir o seu:
- Entre em contato com a operadora do seu plano de saúde;
- Nesse processo, você precisa disponibilizar diversos documentos que comprovam a prestação do serviço hospitalar. Exemplo: nota fiscal com todos os valores cobrados durante a consulta ou atendimento;
- Por fim, será necessário anexar uma justificativa para a concessão do reembolso.
Importante: conforme a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o reembolso deve ser concluído em até 30 dias após a apresentação dos documentos solicitados.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Aprenda a escolher um plano de saúde
O plano de saúde pode ser um diferencial para quem procura ter um serviço médico à disposição quando mais precisar.
No entanto, é importante fazer um trabalho de pesquisa e procurar o serviço que oferece as melhores coberturas para suas necessidades e da sua família, caso você opte por um plano familiar.
Outra sugestão é entender se a operadora do convênio realmente possui credibilidade e segurança. Para conferir isso, basta pedir à empresa o número de registro dela e do plano na ANS.
Ao entrar na página Informações e avaliações de operadoras, você poderá verificar:
- O desempenho da operadora no programa de qualificação da ANS;
- A posição dela no ranking das empresas que mais recebem reclamações de seus consumidores, dentre outras informações.
Você vai gostar de ler
Fique com a gente e aproveite esse momento para ter acesso a outros conteúdos da Foregon:
- ANS derruba liminar que obrigava planos de saúde a cobrir teste para Covid-19;
- Seguro Saúde ou Convênio Médico: entenda as diferenças;
- Como emitir o boleto do plano de saúde Prevent Senior?.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com o nosso artigo. Caso tenha surgido alguma dúvida ou sugestão, basta enviar seu comentário aqui pra gente. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário