Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Saiba o que é prosperidade e como aplicá-la em sua vida

Por Camila SilveiraPublicado em

Quando desejamos prosperidade a alguém, esperamos que ela tenha dinheiro, sucesso profissional, bons relacionamentos, amigos, entre outros fatores positivos ao longo da vida.

Embora esses aspectos componham, sim, este estado de vida, a prosperidade somente será alcançada por um indivíduo, se ele tiver uma boa relação mental, emocional e espiritual com todos os aspectos materiais citados acima.

Neste artigo, você vai entender o significado da palavra prosperidade e aprender como alcançá-la de forma eficaz!

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O que é prosperidade?

Como citamos na introdução do artigo, a prosperidade quer dizer abundância em termos materiais e físicos, como: ter amigos, dinheiro, carreira profissional promissora, entre outros aspectos.

Porém, para que um indivíduo seja próspero na vida, ele precisa estar bem emocionalmente, mentalmente e espiritualmente, caso contrário, nunca se dará por satisfeito. Afinal, do que adianta possuir algo material, se estamos longe daquilo que realmente nos faz feliz, a paz interior?

Para ser uma pessoa próspera, é necessário entender que a riqueza material servirá apenas como um fator que compõe a felicidade verdadeira, que é composta pelo amor, pela saúde, alegria, gratidão, satisfação pessoal, entre outros aspectos internos.

Dicas de como atrair a prosperidade na vida

1. Acredite que você é capaz de conseguir tudo o que deseja

Mesmo quando tudo parecer impossível, acredite que você é totalmente capaz de conseguir aquilo que deseja. A partir do momento em que perceber que tem total controle sobre a sua vida, ficará motivado a continuar em busca daquilo que é necessário para a sua felicidade, seja riqueza material ou não.

Deixe a insegurança e o desânimo de lado e jamais dê ouvidos às pessoas que desacreditam do seu potencial. O importante é continuar sempre em busca do que você almeja e não se esquecer: mesmo que o caminho para alcançar o seu objetivo seja longo, lembre-se que para atingi-lo, é necessário primeiro percorrer! 

2. Se tudo estiver muito difícil, levante alguns questionamentos

Ao perceber que as coisas não estão fluindo em harmonia, é necessário levantar alguns questionamentos para prosseguir. Por exemplo:

  • A sua motivação para alcançar algo é movida por um desejo ou pelo medo?;
  • O fato de você querer algo te traz uma sensação boa ou um sentimento de angústia?;
  • Você está buscando algo de maneira equilibrada e saudável?;
  • Está se esforçando mais do que deve ou menos do que deve?;
  • Se sente feliz e alegre frequentemente ou tudo parece ser um sacrifício?;
  • Acredita que é merecedor daquilo que deseja e que pode chegar onde quer?;
  • O seu desejo está de acordo com as suas atuais condições e necessidades?;
  • Está preparado para possíveis consequências daquilo que está buscando?.

Dependendo das suas respostas, você precisará alinhar todos esses fatores, dentro do possível, para que consiga alcançar a sua prosperidade de maneira mais saudável e tranquila.

3. Identifique crenças que possam estar te atrapalhando

Existem algumas crenças desenvolvidas pelo convívio com outras pessoas e outras próprias da nossa criação, que podem tornar o caminho rumo à prosperidade um pouco mais árduo.

Entenda, você não precisa deixar de acreditar naquilo que é importante para sua vida, apenas saiba que algumas crenças podem atrapalhar esse processo. Veja alguns exemplos:

  • "Só tem muito dinheiro quem é desonesto e corrupto";
  • "Vou passar o resto da vida trabalhando e ainda não vou conseguir acumular dinheiro";
  • "Já estou velho demais para correr atrás dos meus sonhos";
  • "Preciso da aprovação social para ser feliz";
  • "Não tenho amigos que me ajudam";
  • Entre outros.

4. Sinta-se sempre motivado 

Sentir-se sempre satisfeito consigo mesmo, motivado, renovado, pleno e completo é umas das principais características da prosperidade. Se não possui esses sentimentos positivos sobre você, talvez seja hora de mudar e ir em busca da sua satisfação pessoal.

O que te faz feliz? Quais são os fatores que te impedem de ter isso? Quanto tempo e recursos você tem para obter o que deseja? Coloque todas essas informações na ponta do lápis e corra atrás daquilo que te mantém motivado.

5. Prepare-se financeiramente, mas não deposite sua felicidade em bens materiais

Apesar de ser necessário se preparar financeiramente para atingir um sonho, não é interessante depositar a sua felicidade em bens materiais. Afinal, para uma pessoa ser próspera, ela não precisa apenas de riquezas externas, mas sim estar bem mentalmente, emocionalmente e espiritualmente. 

Para preparar-se financeiramente e não se deparar com possíveis imprevistos que possam atrapalhar a sua jornada, entenda a qualidade dos seus gastos, crie hábitos de consumo saudáveis, veja se há a possibilidade de investir seu dinheiro e mantenha-se focado para conseguir o que almeja.

Como alcançar a prosperidade financeira?

A sua prosperidade financeira pode ser abrir o seu próprio negócio, conquistar sua independência ou morar fora do país, por exemplo. Para realizar todos esses sonhos citados, é necessário ter dinheiro e, para isso, um bom planejamento financeiro pessoal ou familiar. 

Para realizar esses tipos de desejos, você precisará: educar-se financeiramente, fazer um levantamento dos seus gastos e receitas mensais, cortar do seu orçamento todas as despesas desnecessárias, usar o dinheiro economizado para pagar suas contas e, se sobrar, aplicá-lo em condições que façam ele render.

Não se esqueça: esse é um processo longo, que pode levar anos. Portanto, haverá dias em que você passará por momentos difíceis, mas o mais importante de tudo é não desistir. Possuir um plano e determinar os seus objetivos é a melhor forma de alcançar a sua prosperidade, seja ela financeira ou não!

Prosperidade profissional

Para saber se você é uma pessoa próspera profissionalmente, faça a seguinte pergunta para si mesmo: "eu realmente amo o que faço?" Dependendo da sua resposta, será possível saber se você possui prosperidade profissional ou não.

Se você acorda todos os dias para ir trabalhar com algo que não é satisfatório ou convive em um ambiente profissional tóxico, fique tranquilo, pois sempre há uma saída. Talvez, mudar esse cenário da sua vida seja um processo demorado, mas lembre-se: para que melhores oportunidades apareçam, é necessário se esforçar.

Isso também serve para quem não está satisfeito com o salário dentro da empresa. Para aumentar os seus rendimentos, será necessário buscar outras maneiras de ganhar uma renda extra, como: trabalhar como autônomo nos finais de semana, realizar cursos para melhorar a qualificação e agregar o currículo, ou se esforçar em seu próprio trabalho para receber um aumento.

5 frases de prosperidade que vão te incentivar a conquistar o que almeja

  • "Muitas pessoas confundem prosperidade com riqueza." (José Roberto Marques);
  • "A diferença entre riqueza e prosperidade é que uma é detentora e a outra é geradora." (Bibianna Teodori);
  • "A felicidade, a riqueza e o sucesso são subprodutos dos objetivos que estabelecemos. Não podem ser os próprios objetivos." (Denis Waitley);
  • "Quando a alma está feliz, a prosperidade cresce, a saúde melhora, as amizades aumentam, enfim, o mundo fica de bem com você! O mundo exterior reflete o universo interior." (Mahatma Gandhi);
  • "Sucesso e prosperidade são consequências, prêmios pelo esforço e pela atitude sincera e verdadeira de caminhar." (Carlos Hilsdorf).

5 livros de prosperidade para atrair o que você deseja 

  • Mente Magnética (Rogerio Job);
  • Pobreza, Riqueza e Prosperidade (Kris Vallotton);
  • Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker);
  • Quem Pensa Enriquece (Napoleon Hill);
  • Você Tem o Poder de Alcançar Riquezas (Lauro Trevisan);

5 filmes que falam sobre prosperidade 

  • Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014);
  • A Procura da Felicidade (2006);
  • O Lobo de Wall Street (2013);
  • Clube da Luta (1999);
  • Gênio Indomável (1997).

Símbolos que atraem a prosperidade

Moedas chinesas

Também conhecidas como I-Ching, as moedas chinesas são douradas e possuem um furo no centro, representando a riqueza, prosperidade e segurança. Podem ser deixadas dentro de casa, perto dos locais onde você guarda as suas contas ou serem usadas como chaveiros ou bijuterias.

Bambu da sorte

Esta planta representa riqueza, prosperidade, saúde e longevidade, devendo ser mantida na área de riqueza de sua casa ou de seu trabalho. Lembre-se que ela deve ser bem cuidada para que permaneça viva e saudável.

Lingotes de ouro

Os lingotes de ouro são barrinhas pintadas de ouro que servem para atrair o dinheiro. Na China, eram conhecidas por serem símbolos de grandes riquezas.

Dúvidas frequentes

O que é ser uma pessoa próspera?

Para que uma pessoa seja próspera na vida, ela precisa estar bem emocionalmente, mentalmente e espiritualmente, caso contrário, nunca se dará por satisfeita com as riquezas externas. Afinal, do que adianta possuir algo material, se estamos longe daquilo que realmente nos faz feliz, a paz interior?

Qual é o significado espiritual da prosperidade?

Prosperidade espiritual é possuir uma fé em algo maior ou crescer frente à valores, em uma constante evolução de espírito.

Qual é o símbolo da prosperidade?

Existem alguns símbolos que representam prosperidade, riqueza, saúde e longevidade, como as moedas chinesas, o bambu da sorte e os lingotes de ouro.

O que fazer para atrair a prosperidade?

Primeiramente, é necessário acreditar que você é capaz de conseguir tudo o que deseja. Quando perceber que possui o controle de sua vida, se sentirá sempre motivado e continuará buscando aquilo que lhe faz feliz. Durante este processo, identifique as crenças que possam estar te impedindo de alcançar o que você quer, busque estar sempre motivado e não deposite sua felicidade somente em bens materiais.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com este conteúdo. Qualquer dúvida, deixe um comentário para nós e até a próxima!

    Gostou? Deixe seu curtir
    Compartilhe
    Camila Silveira

    Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

    Ver todos os posts

    Deixe seu comentário

    Leia também

    Cartão Méliuz: ganhe dinheiro de volta em todas as compras

    Banco Inter: saiba como ganhar cashback assistindo filmes

    Reconhecimento de firma: o que é e como é feito?

    Saiba como cadastrar o Google Pay no aplicativo Nubank

    O SCR é igual ao SPC/Serasa e Cadastro Positivo?

    Nubank: saiba como gerar o boleto do cartão de crédito no site

    Conheça 14 funções do WhatsApp que facilitam o uso do aplicativo

    5 dicas para começar a economizar dinheiro