Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Saiba qual é a função de um operador de caixa

Por Camila SilveiraPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O profissional que trabalha como operador de caixa é responsável por receber pagamentos, trabalhar com o público e realizar o fechamento de caixas em estabelecimentos. No entanto, apesar de muitas pessoas acharem que essa profissão é apenas do comércio, saiba que essa atuação pode ir muito além disso. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas!

O que você procura?

Mercado de trabalho para um operador de caixa

Como operador de caixa é responsável pelo atendimento ao público, receber pagamentos, cuidar do estoque, realizar emissão de notas fiscais e fechar o caixa da empresa em que trabalha, ele pode atuar em supermercados, lojas, mercearias, sacolões e diversos estabelecimentos comerciais.

No entanto, vale lembrar que o comércio não é a única área disponível para esse profissional. Ele também pode trabalhar em áreas, como aviação, shows, pedágios e vendas de qualquer categoria.

Mas não se esqueça: independente da área de atuação, o operador de caixa deve saber exercer suas funções com educação, simpatia e agilidade, sempre registrando de forma correta os produtos e comunicando com clareza o valor das compras aos clientes.

Por fim, é preciso que esse profissional tenha habilidade com contas, raciocínio lógico e gosto por matemática.

Quem pode ser um operador de caixa?

Para ser um operador de caixa, não é necessário possuir nenhuma graduação. O requisito mínimo para trabalhar com essa profissão é ter o ensino médio completo.

Apesar disso, vale lembrar que os candidatos que tiverem algum curso técnico profissionalizante na área de atendimento ao público ou matemática básica, podem se destacar e conseguir vagas com mais facilidade.

Qual é o salário de um operador de caixa?

A média salarial para operador de caixa no Brasil é de R$ 1.170,00. Porém, é importante ressaltar que dependendo do tempo de experiência do profissional e do ramo em que ele trabalha, os ganhos mensais podem aumentar para R$ 1.779,00.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.