Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Salário de estagiário: como ter dinheiro e ser feliz

Escrito por Leonardo Jacomini

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O salário de estagiário ainda é um receio de muita gente. Na maioria das vezes, um valor baixo. Mas, nem por isso esse trabalho é menos valioso. Quer ver como ser feliz e ainda ter dinheiro mesmo com o salário de estágio?

A maioria das pessoas que estudam no ensino médio ou na faculdade, procuram um meio de ganhar dinheiro e experiência também. Nada melhor que o estágio na área de estudo.

O que pode ser uma "explicação" pelo (normalmente) baixo valor pago pelas empresas, está o horário reduzido de trabalho, demanda (às vezes nem muito, né?), e claro, que a empresa dispõe de tempo para "ensinar" o ofício ao estagiário.

Bom, pelo menos tudo isso em tese. Você que é estagiário, responde para mim, na empresa em que você trabalha você sempre teve acompanhamento e respeitam as regras? E a pergunta mais importante e que norteia o nosso texto: você sabe viver bem com o seu salário de estagiário?

Quem cursa uma faculdade deve saber. São gastos que surgem a cada momento, seja relacionado ao próprio curso ou mesmo as condições de vida de um estudante – da fome ao transporte, contando as moedinhas.

O que você procura?

Salário de estagiário – quero ser feliz!

Esse título faz jus a sua atual vida financeira com o salário de estagiário? Sempre é bom uma ajuda quando o assunto é dinheiro, não é mesmo? Por isso separamos jeitos de se viver com o dinheiro que você recebe mensalmente, mesmo sendo menor do que um trabalho regular.

Vamos ser realistas. Não adianta enganar falando que um salário de estagiário você consegue pagar a faculdade, pegar transporte, comer um salgado e ainda de quebra, pagar a conta de água.

Quem tem a oportunidade de estudar em escola pública e morar com os pais, abrem vantagem, já que eliminam uma enorme despesa. 

Não desanime. Você que paga faculdade e ainda mora sozinho(a), vamos te mostrar como você pode viver melhor com o salário de estagiário e quem sabe, pagar suas contas com um extra – olha o spoiler!

Dicas para viver bem com um salário de estagiário

Trace sua meta

Ninguém chega a lugar nenhum sem metas, ou seja, sem saber onde quer chegar. Você vai colocar o carro na estrada, mas onde quer ir? Entendeu o negócio?

Você quer economizar dinheiro mensalmente, fazer o seu salário render mais ou pensa em na hora de sair da faculdade ter um carro, apartamento, etc.?

Então esse é o momento. Você pode pensar: "ah o meu negócio vai ser economizar R$ 100 do meu salário todo mês". Ou, "assim que acabar meu estágio daqui dois anos, eu vou ter em conta, R$ 2.000".

Não importa o que você queira, importa que você não viva sem foco e um objetivo. Sò assim você vai se animar em "arrumar" a sua vida financeira estagiária.

Invista em você

Não adianta pensar somente no agora, mas se bem que essa dica serve para você ser um estagiário mais "requisitado". O invista em você é justamente se tornar um profissional mais "caro" para as empresas.

Quem se especializa, se torna mais atraente. Ou seja, poupar um dinheiro mensalmente pensando em continuar estudando depois da faculdade é um ótimo caminho, e que seus amigos talvez nem estejam se preparando para isso.

E vai ter uma dica bem legal sobre separar dinheiro, ainda nesse texto. Assim você vai conseguir montar as suas metas, seguindo a dica 1.

Renda extra

Lembra que eu disse que um salário de estagiário pode não ser a salvação de todas as suas contas, incluindo faculdade e tudo aquilo que você precisa para viver? Então você precisa de uma renda extra.

Assim você consegue separar os seus ganhos em dois. Por exemplo, você pode decidir que o seu salário estágio será metade para investir e metade para pagar contas. Já a renda extra, será o meio de pagar a faculdade.

Olha, tem uma coisa que muita gente faz e eu admiro. Toda a renda extra é investida, guardada. Assim, você sai da faculdade com um bom dinheiro e pode chegar ao objetivo de comprar um bem, fazer uma pós, mestrado, etc.

Para quem está na faculdade, uma renda extra pode ser às vendas. Brigadeiro, doces, salgados e até trabalhos, como de formatação de trabalhos acadêmicos e outros serviços, como assistência técnica, design, enfim, o que você sabe fazer de melhor.

Aqui tem uma lista completa de ideias sobre renda extra. Vem ver! 

Cartão de crédito universitário pode?

Pode sim! Quem é universitário, pode optar por um cartão de crédito feito exclusivamente para esse momento da vida. Mas, opte por aqueles que não cobram anuidade e ainda têm benefícios.

Controle-se! Um cartão de crédito pode te ajudar muito. Seja para organizar as contas em um local e poder acompanhar pelo celular e ainda pagar as compras de forma mais fácil e segura. Só não vale abusar e procure parcelar somente em caso de urgência ou necessidade. Parcelamento parece bom, mas é pegadinha.

Estagiário e marmita combinam!

Aliás, não só quem é estagiário, mas todo mundo que procura economizar. Tem gente que gasta todo o salário de estagiário com refeição. Se você comete esse erro, planeje-se para começar a fazer marmitas.

Aposte em fazer aquelas marmitas para a semana toda. Congele e leve ao trabalho todos os dias. Além de ser prático, você come melhor e sem gastar muito.

Comece anotar seus gastos com comida – se ainda não fez isso – e surpreenda-se o quanto poderia economizar do seu salário estágio.

Dica especial – separe os seus gastos

Quem não quer parar de tomar susto com a falta de dinheiro ou mesmo ver o dinheiro acabar depois do pagamento? Sabia que quando você coloca uma regra de gasto, você manda o seu dinheiro e não ao contrário?

A regra de gastos é básica. Para cada coisa, um percentual. Assim você evita de tirar dinheiro de uma coisa e colocar em outra. E já viu, a vida financeira vira uma bagunça.

Separei um exemplo. Mas, dependendo da sua vida financeira, do valor do salário de estagiário, você mesmo pode montar o seu. O que importa é dividir tudo! Olha só:

Gastos essenciais* – 50%
Aposentadoria – 5%
Reserva de emergência** – 10%
Educação – 10%
Metas/sonhos – 15%
Lazer/o que quiser – 10%

*Gastos essenciais: tudo aquilo que você precisa para viver – água, comida, moradia, etc.
**Reserva de emergência: sabe quando você precisa de uma farmácia, o carro quebra e essas coisas que a gente não espera? A reserva vai se a sua salvação!

Dica especial 2 – Eliminar as compras por impulso

No topo da lista das coisas que a gente mais perde dinheiro e a dica que fecha o nosso texto com chave de ouro, as compras por impulso atrapalham todo nosso planejamento e organização financeira.

Elimine! É supérfluo ou não precisa? A partir de agora você não leva mais. Por isso tão importante ter uma regra de gasto. Lembra que no exemplo eu coloquei que 10% do salário de estagiário pode ser destinado ao que você quiser? Então, é uma escolha sua. Você pode gastar com algo que não precisa ou aproveitar e sair com os amigos, cinema ou algo que te faça mais feliz que um gasto a mais.

Esse texto te ajudou a viver melhor com o seu salário de estagiário? Eu realmente espero que sim! Coloque metas, corte os gastos e acompanhe a sua vida financeira. Tenho certeza que as coisas vão melhorar.

Preparado para melhorar a sua relação com o dinheiro? Se gostou dessas dicas, fique ligado que aqui no blog tem muita coisa legal! Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Leonardo Jacomini
Redator

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa.- Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -