Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Verdade ou Mito: Quem ganha Salário Mínimo não pode Investir?

Escrito por Nara Lima

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Muitos brasileiros se perguntam se é possível investir com um salário mínimo. A resposta é sim, é possível investir mesmo ganhando um salário baixo. No entanto, é preciso ter disciplina e organização financeira para fazer o seu dinheiro render.

Para te ajudar nesse campo do mercado, separamos, neste texto, os principais passos sobre como investir com salário mínimo. Continue a leitura e confira!

O que você procura?

Como começar a investir ganhando um salário mínimo?

Para investir seu dinheiro de forma segura, é preciso estar bem preparado e ter conhecimento sobre o mercado de ações e como esses investimentos podem trazer um bom retorno.

O cuidado deve ser ainda maior ao investir ganhando um salário mínimo, já que são poucos recursos disponíveis para aumentar o patrimônio. Por isso, separamos três passos que podem ajudar a investir com salário mínimo:

Tenha objetivos claros

Antes de começar a investir, é fundamental ter um objetivo claro em mente. Isso serve de incentivo para economizar e investir o dinheiro para fazê-lo multiplicar. Ter um objetivo também orienta os esforços e torna o processo de investimento mais fácil e prático.

Alguns exemplos de objetivos podem ser fazer uma viagem, comprar um carro novo ou até mesmo pagar dívidas. Definir um objetivo é fundamental para guiar os esforços e ajudar a se aproximar dos sonhos.

Aprenda a organizar sua vida financeira

Ter organização financeira é fundamental para economizar e investir o dinheiro. Ao investir com um salário mínimo, os recursos são limitados, então é preciso saber que cada centavo é valioso. Por isso, é importante criar o hábito de poupar para fazer o patrimônio aumentar.

Mesmo juntando pouco, ao longo dos anos é possível acumular uma quantia significativa. É preciso ter disciplina e determinação para alcançar os objetivos financeiros. Lembre-se, não importa com quanto, o que importa é começar!

Entenda o seu perfil de investidor

Conhecer o perfil de investidor é essencial para tomar decisões informadas na hora de investir. Isso ajuda a entender as próprias preferências e tolerância a riscos, o que pode orientar as escolhas de investimento.

Atuar no mercado de ações envolve gerenciamento de riscos, então é importante identificar qual perfil de investidor se encaixa melhor para aproveitar as oportunidades mais adequadas. Conhecer o próprio perfil de investidor também pode aumentar a confiança e segurança na carteira de ativos.

Melhores investimentos para quem ganha um salário mínimo

Para quem ganha um salário mínimo, é importante optar por carteiras de investimento de baixo risco e boa rentabilidade, como a poupança. Cada pessoa tem seus próprios objetivos financeiros e todas as aplicações podem ajudar a alcançá-los mais rapidamente.

No entanto, é importante ter cuidado ao investir com um salário mínimo para não perder dinheiro com decisões erradas. Separamos algumas opções para vocês:

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um título público que financia investimentos do Governo Federal em diversos setores, como educação e saúde. O investidor compra títulos da dívida pública em troca de rentabilidade, semelhante a títulos privados.

Cada título tem sua própria rentabilidade e prazo diferente para atender a vários objetivos. Eles podem ser pré ou pós-fixados, com vencimentos de 2024 a 2040. O Tesouro Direto não tem proteção do FGC, mas é garantido pelo próprio Tesouro Nacional. A rentabilidade só é garantida no vencimento, então resgatar antes pode resultar em perda de valor devido à precificação diária.

Letra de Câmbio

A letra de câmbio é um investimento de renda fixa emitido por financeiras. O investidor empresta dinheiro usado como lastro para contratos de financiamento e recebe juros. Sua rentabilidade costuma ser similar ao CDI, mas também há opções com taxas fixas. As letras de câmbio têm proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e sofrem incidência de IR regressivo.

CDB/RDB

Os Certificados de Depósito Bancário (CDB) e Recibo de Depósito Bancário (RDB)são investimentos simples, mas populares em instituições financeiras. Nesse caso, o investidor empresta dinheiro ao banco e recebe uma rentabilidade diária. CDBs e RDBs têm diferentes taxas de rentabilidade, como prefixados, pós-fixados e mistos.

Apesar de serem de baixo risco, podem ser emitidos por instituições de tamanhos diferentes e podem ter liquidez diária ou vencimentos em alguns anos. Qualquer pessoa ou empresa, mesmo aquelas com um salário mínimo ou que realizam atividades como aluguel de salas comerciais, pode investir em CDBs e RDBs.

Fundo de Investimentos

Os fundos de investimento podem ser uma opção acessível para quem tem um salário mínimo, pois há opções com valores de entrada mais baixos. No entanto, é importante lembrar que os fundos de investimento têm taxas de administração, o que pode diminuir a rentabilidade final do investimento.

Por isso, é fundamental pesquisar e comparar as opções de fundos de investimento antes de tomar uma decisão. É importante também escolher um gestor de confiança e verificar sua performance no mercado.

LCA/LCI

Por fim, não poderíamos deixar de citar o LCA/LCI, Letras de Crédito do Agronegócio e Letra de Crédito Imobiliário, respectivamente. Esses são títulos de crédito que financiam atividades no setor imobiliário e no agronegócio.

Ao investir nessas opções, o trabalhador empresta dinheiro a esses setores e recebe juros em troca. A instituição emissora garante o pagamento dos juros no prazo determinado e esses investimentos contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Além disso, a rentabilidade pode ser baseada no Certificado de Depósito Interbancário (CDI) ou em uma taxa fixa anual. É importante observar o valor mínimo da aplicação e o prazo para resgate, pois esses podem variar bastante.

Qual a melhor estratégia para investir com salário mínimo?

Como citamos no decorrer do conteúdo, ao investir com um salário mínimo, é fundamental ter organização financeira, disciplina e determinação. Além de criar o hábito de poupar e definir um objetivo claro para orientar os esforços e tornar o processo de investimento mais fácil e prático.

Conhecer o perfil de investidor também é essencial para tomar decisões informadas e gerenciar os riscos. Investir um salário mínimo pode ser um processo demorado, mas é possível acumular uma quantia significativa ao longo dos anos com dedicação e planejamento.

Gostou do conteúdo?

No Portal da Foregon você encontra uma série de conteúdos sobre o mercado financeiro. Além disso, você também pode consultar seu score de crédito, conferir sua pontuação e encontrar os produtos e serviços financeiros, como cartões de crédito, empréstimos e financiamentos que mais se encaixam com o seu perfil consumidor.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

É simples, é rápido e completamente gratuito!

Compartilhe

Escrito por:

Nara Lima
UX Writer

Formada em Publicidade e Propaganda pela UniFAI, a Nara trabalha com redação profissional desde 2019. Além disso, já trabalhou com atendimento ao público e fez pesquisas para o governo pelo IBGE, aprendizados que leva hoje para sua escrita focada na experiência do usuário da Foregon.