Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como consultar o score CNPJ no Serasa Experian grátis

Jennifer FigueiredoPublicado em

Assim como o seu CPF recebe uma nota de acordo com seus hábitos financeiros, se você tem uma empresa, saiba que o seu CNPJ também possui uma pontuação de score, que você consegue consultar por meio do Serasa Consumidor, uma ferramenta tecnológica desenvolvida pela Serasa Experian.

Neste artigo você vai conferir o que é o score CNPJ, saber como fazer essa consulta por meio do Serasa e ainda sanar várias outras dúvidas em relação ao tema. Vamos lá?

Você encontra nesse artigo:

O que é score CNPJ?

O score de Pessoa Jurídica é uma pontuação que o seu CNPJ recebe considerando o volume de movimentações financeiras que uma empresa realiza, pagamentos de fornecedores, compra de estoque, contratação de produtos e serviços financeiros, entre outros hábitos.

Essa pontuação vai de 0 a 1.000, sendo que quanto maior, melhor a imagem da sua empresa no mercado. O score CNPJ é utilizado para comprovar sua confiabilidade em relação aos pagamentos.

Na hora de solicitar um empréstimo empresarial, por exemplo, para fazer investimentos e melhorias na sua empresa, o seu score CNPJ será consultado.

Por que consultar o Score de crédito da minha empresa?

Como dito anteriormente, o score CNPJ mede o nível de confiabilidade da sua empresa. Conhecer e acompanhar essa pontuação é muito importante para saber como o mercado avalia o seu negócio e aumentar suas chances de conseguir crédito.

Além disso, se você tiver dívidas, ao consultar o score poderá acompanhá-las e fazer uma renegociação personalizada com o seu negócio e momento financeiro. Ou seja, trata-se de uma ferramenta que pode direcionar ações que melhorem a saúde financeira do seu negócio.

Serasa Score: como consultar score CNPJ pelo Serasa?

Vamos ao passo a passo para fazer a consulta grátis do score da sua empresa:

  1. Acesse o site do Serasa;
  2. Na sessão Serasa Score, preencha o campo digitável com o número do CNPJ e depois, clique em "Consultar agora";
  3. Na janela que se abre, faça o cadastro da sua empresa inserindo a informações necessárias;
  4. Você também precisará validar as seguintes informações: data de nascimento e nome da mãe do CPF cadastrado na plataforma;
  5. Com o cadastro ativo, você poderá consultar o score do CNPJ.

Além da verificação de score, a ferramenta reúne informações cadastrais, histórico de inadimplência, consultas de CPF (Pessoa Física), na Serasa e também pode incluir dados do Cadastro Positivo (histórico de crédito e pagamentos em dia ou em atraso).

Benefícios da consulta ao score CNPJ no Serasa: a consulta é rápida, segura, gratuita e você ainda terá mais controle das informações da sua empresa, como dívidas e pagamentos em dia.

Consultando o score de outros clientes CNPJ

Além de consultar o seu CNPJ, por meio do Serasa é possível fazer a consulta do CPF de clientes, diminuindo as chances de inadimplência, e também a pontuação do CNPJ de empresas que são suas fornecedoras.

Por meio da consulta do CNPJ ou CPF de terceiros é possível ter acesso a informações de crédito de seus clientes e fornecedores, dados positivos e confirmações cadastrais de pessoas e empresas. Com esses dados você vai poder:

  • Tomar decisões com mais segurança;
  • Entender o momento do seu fornecedor;
  • Identificar e prevenir fraudes;
  • Preservar a saúde financeira do seu negócio;
  • Avaliar riscos na hora de vender e a chance de inadimplência;
  • Melhorar a relação com seus clientes.

Para fazer a consulta ao CPF ou CNPJ de terceiros, entre na página do Serasa Experian, faça seu login ou cadastre-se utilizando os dados da sua empresa.

Score de CNPJ: como funciona a pontuação?

As faixas da pontuação de score CNPJ são um pouco diferentes da pontuação do CPF. Por meio de uma pontuação que vai de 0 e 1000, o score CNPJ pode indicar as chances de determinados perfis e empresas de pagarem suas contas em dia.

Portanto, quanto maior a pontuação, melhor será sua imagem para as credoras. Isso possibilita que a pessoa ou empresa possa receber as melhores ofertas e condições na hora de solicitar crédito. De qualquer forma, os critérios de análise e aprovação vão depender da política de cada instituição financeira e das demais fontes de informações que ela utiliza.

Como são classificadas as pontuações no score do CNPJ?

Ao avaliar os dados cadastrais, o relacionamento da sua empresa com o mercado e o comprometimento com as finanças, o Serasa Score pode apontar os seguintes resultados:

  • Score de 0 a 100: alta dificuldade de acesso a crédito;
  • Score 101 a 250: acesso moderado às melhores condições de crédito;
  • Score 251 a 550: acesso às melhores condições de crédito;
  • Score 551 a 1000: acesso a condições especiais de crédito do mercado.

Conclusão

Como vimos até aqui, não só o seu CPF recebe uma pontuação, como o CNPJ também possui score de crédito. Por se tratar da imagem da sua empresa perante ao mercado, manter o score CNPJ sempre atualizado e com uma boa pontuação é fundamental para a saúde financeira do negócio.

Vale ressaltar que a consulta ao seu próprio CNPJ é gratuita e você pode verificar a pontuação quantas vezes quiser. O número de consultas não afeta negativamente o seu score.

Perguntas frequentes (FAQ)

Como aumentar o score CNPJ?

As dívidas são as principais responsáveis pelo score baixo do seu CNPJ. Para melhorar a sua pontuação, alguns hábitos podem ser tomados, como: pagar parcelas de seus empréstimos, financiamentos e faturas de cartões no prazo correto, em dia, evitar contrair dívidas no CNPJ; manter sempre um bom relacionamento com o mercado, incluindo clientes, fornecedores e parceiros; atualizar com frequência os dados da sua empresa junto ao banco e órgãos responsáveis.

O score CNPJ é composto por quais informações sobre a empresa?

A pontuação é composta por dados cadastrais, dados de inadimplência, dados comportamentais e informações do cadastro positivo.

Quem pode utilizar o score CNPJ?

Qualquer empresa que ativamente negocie com outras empresas, sejam elas micro, pequenas, médias ou empresas de grande porte.

Qual a vantagem de consultar o score CNPJ de terceiros?

Proteger seu negócio de inadimplências e facilitar a decisão de crédito e a gestão da carteira de clientes.

Qual o telefone para falar com o Serasa?

3004 7728 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 773 7728 (para demais localidades – apenas telefone fixo). Atendimento de segunda a sexta, das 09h às 18h.

O que é um bom score para CNPJ?

Com uma pontuação média de 251 a 550 você já possui um bom score.

Conteúdos sugeridos sobre CNPJ

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como cadastrar cartões no PayPal?

Ter vários cartões de crédito pode impactar no score de crédito?

Segurança: saiba como proteger os aplicativos de bancos no celular

Samsung Pay e Google Pay: qual a diferença entre as carteiras digitais?

Plataforma de crédito em cloud: o que é e como funciona?

6 dicas para identificar se o boleto bancário é falso

Minhas Finanças: entenda como organizar a vida financeira no aplicativo

É possível pagar multas com cartão de crédito?