Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Score CNPJ: como Funciona a Pontuação das Empresas?

Escrito por Guilherme Dorneles

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Assim como o seu CPF recebe uma nota de acordo com seus hábitos financeiros, se você tem uma empresa no nome, saiba que o seu CNPJ também possui uma pontuação de score. Essa pontuação é muito importante para que sua empresa consiga crédito personalizado.

Neste artigo você vai conferir o que é o score CNPJ, saber como fazer essa consulta por meio do Serasa Consumidor, e ainda sanar várias outras dúvidas em relação ao tema. Vamos lá?

Você encontra nesse artigo:

O que é score CNPJ?

O score de Pessoa Jurídica é uma pontuação que o seu CNPJ recebe considerando o volume de movimentações financeiras que uma empresa realiza, pagamentos de fornecedores, compra de estoque, contratação de produtos e serviços financeiros, entre outros hábitos.

Essa pontuação vai de 0 a 1.000, sendo que quanto maior, melhor a imagem da sua empresa perante ao mercado. O score CNPJ é utilizado para comprovar sua confiabilidade em relação aos pagamentos.

Na hora de solicitar um empréstimo empresarial, por exemplo, para fazer investimentos e melhorias na sua empresa, o seu score CNPJ será consultado. Dependendo de qual é a nota do seu CNPJ, sua empresa passa as seguintes mensagens para o mercado:

  • Está tudo bem com a empresa?
  • A empresa paga as contas em dia?
  • A empresa paga seus fornecedores em dia?
  • A empresa é confiável?
  • Quais as chances de inadimplência se essa empresa contratar crédito?

Como podemos notar, o score CNPJ é muito parecido com o score do CPF, e o objetivo das pontuações é quase o mesmo. Você sabe como está seu score Pessoa Física? No site da Foregon você consulta sua pontuação de score Quod de forma rápida, segura e gratuita!

O Quod é um dos principais birôs de crédito do país e possui uma parceria com a Foregon para você consultar sua pontuação gratuitamente e receber as melhores recomendações de produtos financeiros.

Score Grátis é na Foregon!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Como funciona a pontuação de score CNPJ?

As faixas da pontuação de score CNPJ são um pouco diferentes da pontuação do CPF. Por meio de uma pontuação que vai de 0 e 1.000, o score CNPJ pode indicar as chances de determinados perfis e empresas de pagarem suas contas em dia.

Portanto, quanto maior a pontuação, melhor será sua imagem para as credoras. Isso possibilita que a pessoa ou empresa possa receber as melhores ofertas e condições na hora de solicitar crédito. De qualquer forma, os critérios de análise e aprovação vão depender da política de cada instituição financeira e das demais fontes de informações que ela utiliza.

Ao avaliar os dados cadastrais, o relacionamento da sua empresa com o mercado e o comprometimento com as finanças, o score CNPJ pode apontar os seguintes resultados:

  • Score de 0 a 100: alta dificuldade de acesso a crédito;
  • Score 101 a 250: acesso moderado às melhores condições de crédito;
  • Score 251 a 550: acesso às melhores condições de crédito;
  • Score 551 a 1000: acesso a condições especiais de crédito do mercado.

Por que consultar o score de crédito da minha empresa?

Como dito anteriormente, o score CNPJ mede o nível de confiabilidade da sua empresa. Conhecer e acompanhar essa pontuação é muito importante para saber como o mercado avalia o seu negócio e aumentar suas chances de conseguir crédito.

O score CNPJ influencia não só na aprovação de crédito, como também no preço que as instituições financeiras vão cobrar para isso em forma de juros e prazo de pagamento, por exemplo.

Ou seja, quanto maior o risco da sua empresa ficar inadimplente, maiores serão os juros cobrados. E quanto menos arriscado for emprestar dinheiro para você, já que o score CNPJ mostrou que você paga todas as contas da sua empresa em dia, mais vantajosas serão as taxas e condições de pagamento de crédito.

Além disso, se você tiver dívidas, ao consultar o score poderá acompanhá-las e fazer uma renegociação personalizada com o seu negócio e momento financeiro. Ou seja, trata-se de uma ferramenta que pode direcionar ações que melhorem a saúde financeira do seu negócio.

Vantagens de saber o score do meu CNPJ

  • Direciona ações que melhorem a saúde do seu negócio;
  • Você acompanha a saúde financeira do seu negócio;
  • Permite a visualização de dívidas registradas no CNPJ;
  • Traz recomendações para suas negociações, diminuindo riscos;
  • É uma importante variável para aprovação de crédito.

Quem define o score da minha empresa?

Quem define o score das empresas são os birôs de crédito que possuem serviços para CNPJ. Os birôs de crédito são empresas que recolhem informações financeiras de consumidores e empresas e juntam tudo em um banco de dados.

Com esses dados, os órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e Boa Vista, conseguem definir a pontuação de score de cada indivíduo ou empresa.

Serasa Score: como consultar score CNPJ pelo Serasa?

Vamos ao passo a passo para fazer a consulta grátis do score da sua empresa:

  1. Acesse o site do Serasa;
  2. Na sessão Serasa Score, preencha o campo digitável com o número do CNPJ e depois, clique em "Consultar agora";
  3. Na janela que se abre, faça o cadastro da sua empresa inserindo a informações necessárias;
  4. Você também precisará validar as seguintes informações: data de nascimento e nome da mãe do CPF cadastrado na plataforma;
  5. Com o cadastro ativo, você poderá consultar o score do CNPJ.

Além da verificação de score, a ferramenta reúne informações cadastrais, histórico de inadimplência, consultas de CPF (Pessoa Física), na Serasa e também pode incluir dados do Cadastro Positivo (histórico de crédito e pagamentos em dia ou em atraso).

Benefícios da consulta ao score CNPJ no Serasa: a consulta é rápida, segura, gratuita e você ainda terá mais controle das informações da sua empresa, como dívidas e pagamentos em dia.

Consultando o score de outros clientes CNPJ

Além de consultar o seu CNPJ, por meio do Serasa é possível fazer a consulta do CPF de clientes, diminuindo as chances de inadimplência, e também a pontuação do CNPJ de empresas que são suas fornecedoras.

Por meio da consulta do CNPJ ou CPF de terceiros é possível ter acesso a informações de crédito de seus clientes e fornecedores, dados positivos e confirmações cadastrais de pessoas e empresas. Com esses dados você vai poder:

  • Tomar decisões com mais segurança;
  • Entender o momento do seu fornecedor;
  • Identificar e prevenir fraudes;
  • Preservar a saúde financeira do seu negócio;
  • Avaliar riscos na hora de vender e a chance de inadimplência;
  • Melhorar a relação com seus clientes.

Para fazer a consulta ao CPF ou CNPJ de terceiros, entre na página do Serasa Experian, faça seu login ou cadastre-se utilizando os dados da sua empresa.

Como aumentar score CNPJ?

Assim como acontece com o CPF, as dívidas são muito prejudiciais para o score das empresas. Por isso, é essencial que você quite todas elas para voltar a ter controle das finanças. Confira abaixo todas as dicas para aumentar o score da sua empresa:

Mantenha as suas contas em dia

O primeiro passo para melhorar a imagem financeira da sua empresa perante ao mercado é pagar suas contas em dia. Lembre-se que os atrasos no pagamento das contas, mesmo que sejam de apenas um dia após o vencimento, podem contar negativamente no seu score.

Quanto maior o tempo de atraso de uma conta, maior será a queda da pontuação do seu CNPJ.

Renegocie as dívidas da sua empresa

Se sua empresa tem dívidas negativadas registradas no CNPJ, é muito importante negociá-las para que sua pontuação volte a subir.

Ao consultar seu score CNPJ você conseguirá visualizar todas as pendências da sua empresa, bem como receber propostas para pagamento.

Preze por um bom relacionamento no mercado

Manter um bom relacionamento com o mercado também é essencial para melhorar a pontuação do seu CNPJ.

Para isso, além de pagar as contas da empresa em dia e manter seus dados atualizados para o Cadastro Positivo, evite fazer pedidos de crédito consecutivos.

Quando você faz isso, o mercado pode entender que sua empresa passa por dificuldades financeiras e isso pode reduzir sua pontuação.

Vale lembrar que além de facilitar a tomada de crédito, manter um bom score demonstra uma boa imagem no mercado e apresenta um certificado de credibilidade, boa saúde financeira, gestão eficiente e responsável do seu negócio.

Conclusão

Como vimos até aqui, não só o seu CPF recebe uma pontuação, como o CNPJ também possui score de crédito. Por se tratar da imagem da sua empresa perante ao mercado, manter o score CNPJ sempre atualizado e com uma boa pontuação é fundamental para a saúde financeira do negócio.

Vale ressaltar que a consulta ao seu próprio CNPJ é gratuita e você pode verificar a pontuação quantas vezes quiser. O número de consultas não afeta negativamente o seu score.

Perguntas frequentes (FAQ)

Qual o score bom para CNPJ?

Essa é uma dúvida comum, afinal, qual o score bom para CNPJ? Com uma pontuação média de 251 a 550 você já possui um bom score de crédito para PJ e pode solicitar crédito no mercado.

Como ver meu score do meu CNPJ?

Você consegue visualizar o seu score de crédito pelo site do Serasa e também pelo site da Foregon você consulta seu score Quod de forma gratuita, basta se cadastrar e fazer o login.

Como aumentar o score CNPJ?

Pagar parcelas de empréstimos, financiamentos e faturas de cartões no prazo certo, evitar contrair dívidas no CNPJ; manter sempre um bom relacionamento com o mercado são formas de aumentar o score.

O score CNPJ é composto por quais informações sobre a empresa?

A pontuação é composta por dados cadastrais, dados de inadimplência, dados comportamentais e informações do cadastro positivo. Ou seja, ele é composto por várias informações da empresa.

Quem pode utilizar o score CNPJ?

Qualquer empresa que ativamente negocie com outras empresas, sejam elas micro, pequenas, médias ou empresas de grande porte pode utilizar o score de crédito para CNPJ.

Qual a vantagem de consultar o score CNPJ de terceiros?

Proteger seu negócio de inadimplências e facilitar a decisão de crédito e a gestão da carteira de clientes são as principais vantagens de consultar o score CNPJ de terceiros.

Qual o telefone para falar com o Serasa?

3004 7728 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 773 7728 (para demais localidades – apenas telefone fixo). Atendimento de segunda a sexta, das 09h às 18h.

Compartilhe

Escrito por:

Guilherme Dorneles
Especialista em SEO

Guilherme se formou em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana e com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUCRS. Com mais de uma década de produção de conteúdo e gestão de tráfego orgânico, ele tem uma paixão secreta por planilhas financeiras meticulosamente preenchidas.