Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como consultar o score CNPJ no Serasa Experian grátis

Jennifer FigueiredoPublicado em

Assim como o seu CPF recebe uma nota de acordo com seus hábitos financeiros, se você tem uma empresa, saiba que o seu CNPJ também possui uma pontuação de score, que você consegue consultar por meio do Serasa Consumidor, uma ferramenta tecnológica desenvolvida pela Serasa Experian.

Neste artigo você vai conferir o que é o score CNPJ, saber como fazer essa consulta por meio do Serasa e ainda sanar várias outras dúvidas em relação ao tema. Vamos lá?

Você encontra nesse artigo:

O que é score CNPJ?

O score de Pessoa Jurídica é uma pontuação que o seu CNPJ recebe considerando o volume de movimentações financeiras que uma empresa realiza, pagamentos de fornecedores, compra de estoque, contratação de produtos e serviços financeiros, entre outros hábitos.

Essa pontuação vai de 0 a 1.000, sendo que quanto maior, melhor a imagem da sua empresa no mercado. O score CNPJ é utilizado para comprovar sua confiabilidade em relação aos pagamentos.

Na hora de solicitar um empréstimo empresarial, por exemplo, para fazer investimentos e melhorias na sua empresa, o seu score CNPJ será consultado.

Por que consultar o Score de crédito da minha empresa?

Como dito anteriormente, o score CNPJ mede o nível de confiabilidade da sua empresa. Conhecer e acompanhar essa pontuação é muito importante para saber como o mercado avalia o seu negócio e aumentar suas chances de conseguir crédito.

Além disso, se você tiver dívidas, ao consultar o score poderá acompanhá-las e fazer uma renegociação personalizada com o seu negócio e momento financeiro. Ou seja, trata-se de uma ferramenta que pode direcionar ações que melhorem a saúde financeira do seu negócio.

Serasa Score: como consultar score CNPJ pelo Serasa?

Vamos ao passo a passo para fazer a consulta grátis do score da sua empresa:

  1. Acesse o site do Serasa;
  2. Na sessão Serasa Score, preencha o campo digitável com o número do CNPJ e depois, clique em "Consultar agora";
  3. Na janela que se abre, faça o cadastro da sua empresa inserindo a informações necessárias;
  4. Você também precisará validar as seguintes informações: data de nascimento e nome da mãe do CPF cadastrado na plataforma;
  5. Com o cadastro ativo, você poderá consultar o score do CNPJ.

Além da verificação de score, a ferramenta reúne informações cadastrais, histórico de inadimplência, consultas de CPF (Pessoa Física), na Serasa e também pode incluir dados do Cadastro Positivo (histórico de crédito e pagamentos em dia ou em atraso).

Benefícios da consulta ao score CNPJ no Serasa: a consulta é rápida, segura, gratuita e você ainda terá mais controle das informações da sua empresa, como dívidas e pagamentos em dia.

Consultando o score de outros clientes CNPJ

Além de consultar o seu CNPJ, por meio do Serasa é possível fazer a consulta do CPF de clientes, diminuindo as chances de inadimplência, e também a pontuação do CNPJ de empresas que são suas fornecedoras.

Por meio da consulta do CNPJ ou CPF de terceiros é possível ter acesso a informações de crédito de seus clientes e fornecedores, dados positivos e confirmações cadastrais de pessoas e empresas. Com esses dados você vai poder:

  • Tomar decisões com mais segurança;
  • Entender o momento do seu fornecedor;
  • Identificar e prevenir fraudes;
  • Preservar a saúde financeira do seu negócio;
  • Avaliar riscos na hora de vender e a chance de inadimplência;
  • Melhorar a relação com seus clientes.

Para fazer a consulta ao CPF ou CNPJ de terceiros, entre na página do Serasa Experian, faça seu login ou cadastre-se utilizando os dados da sua empresa.

Score de CNPJ: como funciona a pontuação?

As faixas da pontuação de score CNPJ são um pouco diferentes da pontuação do CPF. Por meio de uma pontuação que vai de 0 e 1000, o score CNPJ pode indicar as chances de determinados perfis e empresas de pagarem suas contas em dia.

Portanto, quanto maior a pontuação, melhor será sua imagem para as credoras. Isso possibilita que a pessoa ou empresa possa receber as melhores ofertas e condições na hora de solicitar crédito. De qualquer forma, os critérios de análise e aprovação vão depender da política de cada instituição financeira e das demais fontes de informações que ela utiliza.

Como são classificadas as pontuações no score do CNPJ?

Ao avaliar os dados cadastrais, o relacionamento da sua empresa com o mercado e o comprometimento com as finanças, o Serasa Score pode apontar os seguintes resultados:

  • Score de 0 a 100: alta dificuldade de acesso a crédito;
  • Score 101 a 250: acesso moderado às melhores condições de crédito;
  • Score 251 a 550: acesso às melhores condições de crédito;
  • Score 551 a 1000: acesso a condições especiais de crédito do mercado.

Conclusão

Como vimos até aqui, não só o seu CPF recebe uma pontuação, como o CNPJ também possui score de crédito. Por se tratar da imagem da sua empresa perante ao mercado, manter o score CNPJ sempre atualizado e com uma boa pontuação é fundamental para a saúde financeira do negócio.

Vale ressaltar que a consulta ao seu próprio CNPJ é gratuita e você pode verificar a pontuação quantas vezes quiser. O número de consultas não afeta negativamente o seu score.

Perguntas frequentes (FAQ)

Como aumentar o score CNPJ?

As dívidas são as principais responsáveis pelo score baixo do seu CNPJ. Para melhorar a sua pontuação, alguns hábitos podem ser tomados, como: pagar parcelas de seus empréstimos, financiamentos e faturas de cartões no prazo correto, em dia, evitar contrair dívidas no CNPJ; manter sempre um bom relacionamento com o mercado, incluindo clientes, fornecedores e parceiros; atualizar com frequência os dados da sua empresa junto ao banco e órgãos responsáveis.

O score CNPJ é composto por quais informações sobre a empresa?

A pontuação é composta por dados cadastrais, dados de inadimplência, dados comportamentais e informações do cadastro positivo.

Quem pode utilizar o score CNPJ?

Qualquer empresa que ativamente negocie com outras empresas, sejam elas micro, pequenas, médias ou empresas de grande porte.

Qual a vantagem de consultar o score CNPJ de terceiros?

Proteger seu negócio de inadimplências e facilitar a decisão de crédito e a gestão da carteira de clientes.

Qual o telefone para falar com o Serasa?

3004 7728 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 773 7728 (para demais localidades – apenas telefone fixo). Atendimento de segunda a sexta, das 09h às 18h.

O que é um bom score para CNPJ?

Com uma pontuação média de 251 a 550 você já possui um bom score.

Conteúdos sugeridos sobre CNPJ

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Plataforma de crédito em cloud: o que é e como funciona?

6 dicas para identificar se o boleto bancário é falso

Minhas Finanças: entenda como organizar a vida financeira no aplicativo

É possível pagar multas com cartão de crédito?

Banco BV financiamentos

Conheça 7 impostos que você paga e nem sabe

Samsung Rewards: saiba tudo sobre esse programa de recompensas

Semana do score de crédito: um evento online e gratuito da Foregon