Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Cancelar uma Compra no Mercado Livre?

Escrito por Luma Holanda

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Comprou um produto e se arrependeu? Não se preocupe, o Mercado Livre e outras lojas online permitem que você faça o cancelamento da compra por motivos de arrependimento, produto defeituoso e outras justificativas.

Você pode fazer o cancelamento assim que efetuar a compra ou após receber o produto, caso ele possua algum defeito ou tenha se arrependido. O processo é bem simples, mas fique atento! Para cancelamentos após o recebimento do produto, o prazo, segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, é de sete dias.

O que você procura?

Reembolso total

Caso opte pela devolução, você tem direito a obter reembolso total do valor pago no produto, mesmo que a compra tenha sido feita via cartão de crédito, neste caso, alguns cartões não fazem o cancelamento imediato, por isso, a empresa deve comunicar o cancelamento da compra à administradora do cartão para que seja feita a suspensão da transação.

Em caso de cancelamentos de compras pagas no boleto a empresa deve negociar diretamente com o cliente a melhor forma de reembolso,e ele deve ser feito o mais rápido possível.

Devolução do produto

O Código de Defesa do Consumidor assegura o Direito de Arrependimento do cliente, já que é muito comum o recebimento de produtos fora do que foi prometido pelas empresas.

Um calçado que ficou apertado mesmo que a numeração esteja correta, uma roupa enviada com cor diferente da que foi solicitada, ou até itens quebrados, por exemplo. O consumidor tem direito de devolver o produto ou trocá-lo.

A devolução do produto deve ser feita por você em uma agência dos Correios, o prazo é de sete dias e é chamado de Período de Reflexão. Após a excedência do prazo a empresa não é obrigada a fazer o reembolso, por isso, entre em contato com a empresa o mais rápido possível.

No entanto, fique atento! Não é seu dever pagar o frete da devolução, mesmo que muitas empresas façam essa cobrança indevida. Se for cobrado algum valor pela devolução, não aceite! Essa empresa estará agindo fora da lei.

Como cancelar minha compra no Mercado Livre

Efetuar o cancelamento no site do Mercado Livre é um processo bem simples:

  1. Entre em sua conta no Mercado Livre;
  2. Vá até a seção "Compras";
  3. Localize a compra que deseja cancelar e clique nos três pontos e selecione a opção "Tenho um problema";
  4. Selecione o motivo do problema. Se é com o produto ou com o pagamento;
  5. Se estiver dentro do prazo você poderá clicar em "Cancelar a compra";
  6. O mercado livre disponibiliza a opção de devolver e receber o dinheiro de volta ou trocar o produto, escolha a sua opção e clique em "Iniciar uma reclamação".

Após esse processo você poderá negociar com o vendedor sobre a devolução do produto para a empresa e o recebimento do reembolso.

Já em outros sites o processo é o mesmo: você deve entrar na sua conta, ir até a aba do produto adquirido, seguir os passos, e preencher o formulário. Outra alternativa é entrar em contato com a empresa por e-mail, mas lembre-se, é importante que todos os e-mails fiquem registrados.

Central de Atendimento Cartão Mercado Pago

Se você utiliza o cartão Mercado Pago e teve um problema com ele, ou deseja cancelá-lo,  a empresa disponibiliza um canal de atendimento específico. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, exceto feriados.

  • Capital e regiões metropolitanas: 11 2050 3887
  • Demais localidades do Brasil: 0800 880 8888

Alternativas

Caso você não consiga entrar em contato com o site ou diretamente com o vendedor o recomendado é procurar o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) mais próximo.

Se essa alternativa não solucionar o seu problema você pode buscar os juizados especiais.

Ficou alguma dúvida? Comente aqui abaixo que descomplicamos para você!

Até a próxima.

Compartilhe

Escrito por:

Luma Holanda
Redatora

Jornalista, Analista de Marketing, Editora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon. Acredita que a vida das pessoas pode melhorar através da educação financeira e, por isso, se dedica em levar as melhores notícias e dicas sobre finanças às centenas de milhares de leitores de Foregon. Luma preza pela veracidade das informações e busca auxiliar leitores na compreensão de tudo acerca das suas finanças.