Saiba como tirar a segunda via do imposto de renda

Errou na hora de colocar alguma informação em seu Imposto de Renda? Calma, que não precisa se preocupar tanto. Hoje nós vamos ensinar você como tirar a segunda via do imposto de renda. Para ficar por dentro dos detalhes, é só continuar a leitura do nosso texto.

Errei algumas informações na declaração, e agora?

Caso você tenha entregue a sua declaração com informações erradas, é bem provável que a Receita Federal entre em contato para que o responsável retifique as informações necessárias. Por conta disso, será necessário contar com o número do recibo da declaração que deve ser reparada. 

Também é indispensável acessar o mesmo programa por onde foi feito o envio do formulário ou então, pelo site do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (eCAC). Em relação ao prazo de retificação, ele é de 5 anos e permite que o contribuinte o faça em qualquer época do ano.

O computador ou celular responsável pelo envio do recibo declaração manterá salvo o formulário que foi preenchido. A extensão do pode variar entre .DEC ou .REC. Outro ponto que vale a sua atenção é que este documento deve conter o número do CPF do contribuinte.

Mas eu perdi a minha declaração

Perdeu o documento? Então a tarefa vai ficar um pouco mais complicada. A Receita exige que para a emissão de um novo recibo no eCAC, o contribuinte deve contar com o Certificado Digital. 

Caso você não tenha, será necessário ir até um posto de atendimento da receita, depois de agendar um horário. Essa solicitação deve ser feita por meio do site da Receita Federal ou pelo telefone 146.

Existem três formas que você pode tirar a segunda via da declaração de Imposto de Renda:

 

  • Online: quando o contribuinte tem o Certificado Digital;
  • Programa ou app da Receita Federal: recuperando recibos salvos no dispositivo;
  • Presencialmente: ir até um posto de atendimento.

 

Apesar dos procedimentos, é muito importante saber que caso a declaração esteja no procedimento de malha fina ou fiscalização, se torna inviável fazer qualquer correção. Caso isso aconteça com você, será necessário ir até à Receita para esclarecer a sua situação.

Tirando a segunda via online

Para tirar a sua segunda via do imposto de renda online, é necessário acessar o portal do eCAC e realizar a sua solicitação. Apesar de ser um processo bastante simples, para fazê-lo é indispensável contar com o Certificado Digital, visto que ele é exigido na hora de cadastrar uma senha no site.

Como reagendar o pagamento da Restituição

Quando esse tipo de situação acontece, é necessário tomar algumas providências para contornar a situação. No entanto, como a gente sabe que esse tipo de circunstância pode acontecer, nós fizemos um texto somente sobre esse assunto. Você pode conhecer todos os detalhes para reagendar o pagamento da restituição, clicando aqui.

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 voto(s), média: 1,00)
Loading...