Foregon.comConteúdos

Saiba como tirar a segunda via do Imposto de Renda

Por ForegonPublicado em
Compartilhe

Errou na hora de colocar alguma informação em seu Imposto de Renda? Calma, que não precisa se preocupar tanto. Hoje nós vamos ensinar você como tirar a segunda via do Imposto de Renda. Para ficar por dentro dos detalhes, é só continuar a leitura do nosso texto.

Errei algumas informações na declaração, e agora?

Caso você tenha entregue a sua declaração com informações erradas, é bem provável que a Receita Federal entre em contato para que o responsável retifique as informações necessárias. Por conta disso, será necessário contar com o número do recibo da declaração que deve ser reparada. 

Também é indispensável acessar o mesmo programa por onde foi feito o envio do formulário ou então, pelo site do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (eCAC). Em relação ao prazo de retificação, ele é de 5 anos e permite que o contribuinte o faça em qualquer época do ano.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O computador ou celular responsável pelo envio do recibo declaração manterá salvo o formulário que foi preenchido. A extensão do pode variar entre .DEC ou .REC. Outro ponto que vale a sua atenção é que este documento deve conter o número do CPF do contribuinte.

Mas eu perdi a minha declaração

Perdeu o documento? Então a tarefa vai ficar um pouco mais complicada. A Receita exige que para a emissão de um novo recibo no eCAC, o contribuinte deve contar com o Certificado Digital. 

Caso você não tenha, será necessário ir até um posto de atendimento da receita, depois de agendar um horário. Essa solicitação deve ser feita por meio do site da Receita Federal ou pelo telefone 146.

Existem três formas que você pode tirar a segunda via da declaração de Imposto de Renda:

  • Online: quando o contribuinte tem o Certificado Digital;
  • Programa ou app da Receita Federal: recuperando recibos salvos no dispositivo;
  • Presencialmente: ir até um posto de atendimento.

Apesar dos procedimentos, é muito importante saber que caso a declaração esteja no procedimento de malha fina ou fiscalização, se torna inviável fazer qualquer correção. Caso isso aconteça com você, será necessário ir até à Receita para esclarecer a sua situação.

Tirando a segunda via online do Imposto de Renda

Para tirar a sua segunda via do Imposto de Renda online, é necessário acessar o portal do eCAC e realizar a sua solicitação. Apesar de ser um processo bastante simples, para fazê-lo é indispensável contar com o Certificado Digital, visto que ele é exigido na hora de cadastrar uma senha no site.

Segunda via pelo programa da Receita Federal

Pelo programa da Receitanet, você também consegue fazer a recuperação de segundas vias dos impostos. Sendo assim:

  1. Procure os arquivos em que os nomes contêm o CPF do contribuinte e possuem as extensões .DEC (que é para a declaração) ou .REC (para os recibos);
  2. Abra estes arquivos e solicite a impressão, recuperando a segunda via da declaração do ano desejado.

Como tirar a segunda via presencial?

Não tem os arquivos dos anos anteriores e nem um Certificado Digital? Então, você terá que comparecer em um dos postos de atendimento da Receita. Portanto, siga as instruções:

  1. Agende uma data no site da Receita Federal ou pelo telefone 146;
  2. No dia, leve consigo o RG ou a CNH. Vale lembrar que documento sem foto não será aceito pelos servidores da Receita.

Comprove sua renda com outros documentos

Você precisa encontrar a 2ª via desse imposto para comprovar renda em algum banco? Fique tranquilo, pois existem outros documentos que podem ser úteis na hora de solicitar empréstimos e financiamentos. Exemplos: extratos de bancos e holerites.

Como reagendar o pagamento da Restituição?

Quando esse tipo de situação acontece, é necessário tomar algumas providências para contornar a situação. No entanto, como a gente sabe que esse tipo de circunstância pode acontecer, nós fizemos um texto somente sobre esse assunto. Você pode conhecer todos os detalhes para reagendar o pagamento da restituição, clicando aqui.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Foregon

Nós acreditamos na simplicidade e na transparência das relações, por isso descomplicamos os bancos

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Mibank: conheça

  • Dicas financeiras

    WhatsApp clonado: o que fazer?

  • Dicas financeiras

    Como calcular o valor de uma dívida?

  • Dicas financeiras

    O que é linha de crédito e como obter uma para sua empresa?

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras