Foregon.comConteúdos

Qual o melhor seguro de vida para você?

Por Janaína TavaresPublicado em
Compartilhe

Investir num seguro de vida é essencial para quem deseja ter a garantia de segurança e estabilidade no dia a dia. Hoje existem vários tipos que atendem a diversos perfis, seja você jovem ou idoso. O importante é avaliar as alternativas e escolher de forma correta. Preparamos um conteúdo que vai te ajudar, acompanhe:

O que é seguro de vida?

Garantir suporte financeiro aos familiares e para o próprio segurado, é uma boa ideia para que o futuro possa ser mais tranquilo. Porém, para saber qual seguro é o mais indicado para você, vale destacar que cada tipo possui uma cobertura diferente.

Ou seja, atende às necessidades de cada cliente, por exemplo: na cobertura por morte (natural ou acidental), o serviço vai proteger as pessoas nos casos de falecimento do segurado. Isso faz com que diminuam as chances da família se endividar por conta da perda.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Por outro lado, coberturas como doenças graves e invalidez, o seguro vai amparar o patrimônio do segurado ainda em vida. Além disso, uma alternativa viável também é a Diária de Incapacidade Temporária (DIT), em que a pessoa recebe uma espécie de "salário" proporcional ao tempo que ficou afastada por conta do sinistro.

Quais os tipos de seguro de vida?

Basicamente, existem quatro tipos de seguro de vida. Destacamos os principais benefícios e perfis de cada serviço:

Seguro de vida temporário

A primeira alternativa que apresentamos tem validade apenas por um período de tempo escolhido. Devido a isso, se gasta ainda menos para quitar as parcelas do seu prêmio. Um tipo de seguro de vida que não é resgatável, pois funciona de maneira semelhante ao seguro tradicional que também será citado no texto de hoje.

Essa opção é perfeita para questões temporárias, por exemplo: financiamento de imóvel ou na educação dos filhos. Fique tranquilo caso ocorra um sinistro e o segurado não for mais responsável por quitar aquela despesa. Se isso acontecer, o seguro vai garantir que aqueles gastos continuem a ser pagos.

Temporário decrescente

Muito parecido com o seguro temporário, mas nesse caso a diferença é que o valor da indenização paga pela seguradora aos beneficiários vai diminuindo ao longo do tempo. E isso vai se estender até o fim do período determinado em contrato.

Se você é aquela pessoa que deseja garantir uma proteção a curto ou médio prazo para seus familiares, essa modalidade é a ideal. Além disso, vai proporcionar a seus entes queridos um período de adaptação mais tranquilo.

Seguro de vida tradicional

Como dissemos, o seguro de vida tradicional também seria um dos tópicos de hoje. Pra quem não conhece, ele conta com cobertura vitalícia, desde que o cliente esteja pagando o prêmio.

Assim, quando o segurado não paga, o serviço é automaticamente cancelado pela seguradora de acordo com o contrato. É uma modalidade mais barata e perfeita para os jovens que estão construindo um fundo financeiro, mas ainda não têm capital suficiente.

Seguro de vida resgatável

Outra opção legal é o seguro de vida resgatável, em que você pode resgatar o dinheiro investido ao longo do contrato em qualquer momento. Mas, nem sempre é possível ter de volta esse valor investido. Tudo depende do acordo fechado, então fique atento.

Esse serviço é muito procurado porque ele funciona como uma aplicação financeira. Outro diferencial é que o cliente compra a apólice e paga o prêmio somente por um determinado período. Mesmo assim, continua protegido para sempre ou até resgatar o valor que tem direito.

Apesar de ser um seguro mais caro, ele é vantajoso por não ter enquadramento etário. Geralmente, esse modelo também é recomendado para pessoas mais velhas que já optam em fazer um planejamento para seus herdeiros.

Seguro de acidentes pessoais

Já ouviu falar desse? Com uma cobertura simplificada, esse seguro só cobre invalidez permanente e morte, causados por acidentes.

Além de possuir um valor de prêmio menor que outros modelos, o público indicado é para as pessoas que necessitam mais proteção contra invalidez do que morte. Você pode fazer esse este seguro de forma individual ou em grupo.

Gostou de conhecer cada seguro e seus diferenciais? No blog, você encontra também nosso artigo sobre quatro opções de seguro auto parcial contra roubo e furto.

Qualquer dúvida, comente aqui pra gente! Boa leitura.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Janaína Tavares

Jornalista e produtora de conteúdo, é Redatora na Foregon. Apaixonada por cinema e pelo mundo asiático, seu foco está em entregar textos úteis e inspiradores.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Seguro

    Seguro pay per use para automóveis: pague de acordo com o uso do veículo

  • Seguro

    Seguro auto: os erros mais comuns na hora de contratar

  • Seguro

    Cotação seguro viagem para os Estados Unidos: tudo o que você precisa saber

  • Seguro

    Dicas para cotar seguro sem sair de casa

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Seguro