Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Status quo: saiba o que é e confira exemplos de uso

Escrito por Camila Silveira

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Já ouviu falar na expressão status quo, mas não sabe exatamente o que isso significa? Chegou ao lugar certo, pois neste artigo vamos descomplicar esse conceito para você. Continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas.

O que você procura?

Saiba o que é status quo

A expressão status quo, que também pode ser chamada de statu quo, surgiu do latim e significa o estado das coisas. 

Esse conceito foi bastante usado por volta do século XVIII, em contexto de guerra, como uma forma de se referir ao estado em que as coisas estavam antes do conflito. "In statu quo res erant ante bellum" (no estado em que as coisas estavam antes da guerra).

Apesar disso, nos dias de hoje, a expressão também representa o estado atual de algo ou a situação em que algo se encontra. O conceito é bastante usado em frases, como: "manter o status quo", "defender o status quo" ou "mudar o status quo".

Usada frequentemente em discursos politizados, a expressão defende a permanência de um determinado cenário ou provoca a mudança de um padrão mental ou situação social. Confira exemplos para entender com mais clareza:

  • "A ideia de mudar o status quo é sempre penosa." – Chi­ma­man­da Ngo­zi Adi­chie, no livro "We Should All Be Feminists";
  • "Sou contra as revoluções porque elas sempre envolvem um retorno ao status quo." – Henry Miller, escritor norte-americano.

Status quo no dia a dia

Embora seja utilizado para expressar ideias de revolução social, esse conceito também pode ser empregado de forma mais simples na prática do dia a dia.

Por exemplo: quando o alarme toca de manhã e você não quer sair da cama, você está sendo a favor do status quo, afinal, deseja permanecer naquele cenário. 

Outro exemplo: se está bravo em sua casa, pois só você tem organizado as bagunças, pode querer ir contra o status quo e desejar que aquele cenário mude. Deu para compreender melhor?

Sinônimos de status quo

  • Permanecer;
  • Manter;
  • Conservar;
  • Continuar;
  • Durar;
  • Perdurar;
  • Ficar;
  • Perpetuar;
  • Prosseguir;
  • Estado atual.

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.