Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Taxa de juros zero: propaganda enganosa?

Por Thais SouzaPublicado em

Você já deve ter ouvido falar de taxas de juros zero na hora de comprar algo parcelado, não é mesmo? A realidade é que esse é um truque para atrair e enganar o consumir, já que, juros zero não existe!

O que você procura?

Como é aplicada a taxa de juros?

O consumidor deve ficar muito atento na hora de fazer um financiamento, isso porque, as empresas usam e abusam de estratégias para atraí-los. Uma delas é anunciar produtos ou serviços parcelados em diversas vezes e sem taxa de juros. 

Até parece um bom negócio, não é? Pois bem, muitas pessoas acabam acreditando, mas o que muita gente não sabe é que a taxa de juros já está aplicada no valor das parcelas do produto, ou no total geral.

Por isso, fique atento, pois, para que um financiamento seja realmente isento de juros, o valor total das parcelas deve ser o mesmo que o valor à vista. 

Descontos à vista? 

Outra estratégia de muitas empresas é oferecer o falso desconto à vista. A princípio parece ser uma ótima alternativa, pois além de não se comprometer com parcelas, o consumidor teria um grande desconto por pagar o valor total no ato da compra. 

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Porém, algumas empresas aumentam o valor de um produto, fazendo com que ele seja maior do que o valor normal, e depois de um tempo anunciam o desconto à vista equivalente ao valor que foi aumentado anteriormente. Ou seja, o consumidor estará pagando nada mais, nada menos que o valor real do produto, sem nenhum desconto.

Uma alternativa para evitar que isso aconteça é pesquisar e monitorar os preços por um período de tempo antes de adquirir o produto ou serviço, assim, quando houver falsos descontos você saberá. 

Dicas 

Muitas vezes compramos sem pesquisar, por pressa ou impulso, e é aí que as empresas conseguem nos atingir com essas falsas promessas. Para evitar que isso aconteça, sempre procure comparar preços. 

Se você gostou deste artigo também pode gostar de: 

Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

NFC no celular: pagamento, compartilhamento e muito mais

Valor mínimo para empréstimo: veja a quantia básica de cada banco

Como Declarar a Poupança no Imposto de Renda?

Como a inclusão financeira pode ser propagada no Brasil?

PIS/Pasep 2023: Confira o Calendário e Quem Tem Direito

Consulte o Garantia-Safra pelo seu CPF: Saiba Como Fazer

Feirão de Veículos do Banco PAN com a Mobiauto: Como Aproveitar?

Salário Mínimo 2023 sobe de R$ 1.302 para R$ 1.320; Confira