Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Taxa de juros zero: propaganda enganosa?

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Você já deve ter ouvido falar de taxas de juros zero na hora de comprar algo parcelado, não é mesmo? A realidade é que esse é um truque para atrair e enganar o consumir, já que, juros zero não existe!

O que você procura?

Como é aplicada a taxa de juros?

O consumidor deve ficar muito atento na hora de fazer um financiamento, isso porque, as empresas usam e abusam de estratégias para atraí-los. Uma delas é anunciar produtos ou serviços parcelados em diversas vezes e sem taxa de juros. 

Até parece um bom negócio, não é? Pois bem, muitas pessoas acabam acreditando, mas o que muita gente não sabe é que a taxa de juros já está aplicada no valor das parcelas do produto, ou no total geral.

Por isso, fique atento, pois, para que um financiamento seja realmente isento de juros, o valor total das parcelas deve ser o mesmo que o valor à vista. 

Descontos à vista? 

Outra estratégia de muitas empresas é oferecer o falso desconto à vista. A princípio parece ser uma ótima alternativa, pois além de não se comprometer com parcelas, o consumidor teria um grande desconto por pagar o valor total no ato da compra. 

Porém, algumas empresas aumentam o valor de um produto, fazendo com que ele seja maior do que o valor normal, e depois de um tempo anunciam o desconto à vista equivalente ao valor que foi aumentado anteriormente. Ou seja, o consumidor estará pagando nada mais, nada menos que o valor real do produto, sem nenhum desconto. 

Uma alternativa para evitar que isso aconteça é pesquisar e monitorar os preços por um período de tempo antes de adquirir o produto ou serviço, assim, quando houver falsos descontos você saberá. 

Dicas 

Muitas vezes compramos sem pesquisar, por pressa ou impulso, e é aí que as empresas conseguem nos atingir com essas falsas promessas. Para evitar que isso aconteça, sempre procure comparar preços. 

Se você gostou deste artigo também pode gostar de: 

  • Financiar ou pagar à vista: qual o melhor para o seu momento?

Até a próxima! 

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.