Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Taxa DI hoje: entenda como descobrir e fazer a consulta

Por Sabrina VansellaPublicado em

Conhecida também como Certificado de Depósito Interbancário (CDI), a taxa Di hoje é de 13,65%. Essa taxa é obtida através de um cálculo de operações de emissão de depósitos interfinanceiros pré-fixados, feito em um dia útil e registradas e liquidadas pelo sistema B3. Normalmente, ela é utilizada para diversos tipos de aplicações bancárias. Para entender mais, continue a leitura do artigo!

Taxa DI hoje: o que é?

Assim como citamos anteriormente, a taxa DI hoje é de 13,65% e, apesar de ser muito citada, grande parte dos brasileiros não entendem qual o motivo da existência dela. Em resumo, a taxa DI (Depósito Interfinanceiro) é uma das taxas de juros utilizadas nos empréstimos entre instituições financeiras.

É válido dizer que a taxa DI, também conhecida como CDI, se modifica diariamente e costuma estar presente em aplicações de Renda Fixa, como: CDB, LCI ou LCA. Por isso, sempre busque entender qual é a taxa DI do dia que for realizar algum tipo de investimento.

Como a taxa DI é calculada?

Por uma medida de segurança definida pelo Banco Central, no Brasil os bancos não podem fechar o dia com saldo negativo ou próximo ao vermelho. Por conta disso, os bancos que vão ficar com o caixa negativo costumam recorrer ao mercado interbancário para fazer empréstimo com outros bancos.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Portanto, só podem participar do mercado interbancário instituições financeiras que desejam conseguir dinheiro pelos Depósitos Interbancários ou operações compromissadas: Confira a diferença:

  • Depósitos Interbancários: nesse caso o banco que precisa do dinheiro emite um título de Renda Fixa chamado CDI que só pode ser comprado por bancos;
  • Operações compromissadas: semelhantes ao CDI, nesse tipo de operação os bancos que tomam empréstimos colocam os Títulos Públicos que possuem em carteira como garantia de empréstimo.

Como fazer a consulta da Taxa DI hoje?

Em qualquer dia e horário é possível descobrir quanto está a taxa DI, basta acessar o site da B3 e ter acesso a série histórica do DI. Também é possível acessar a evolução da taxa DI no site da CETIP, por lá você tem acesso a uma calculadora online.

Nas duas opções, é necessário preencher os campos e inserir as datas do período que você deseja consultar a taxa DI.

Por que consultar a Taxa DI hoje?

É importante consultar a Taxa DI hoje para tomar decisões assertivas sobre investimentos em geral. Caso a taxa de juros esteja alta, maiores são os rendimentos garantidos. Por isso, indicamos que você esteja atento à variação da taxa DI na hora de investir.

Qual a relação entre taxa DI e Selic?

A taxa CDI ou DI tem uma forte relação com a taxa Selic, mas as duas costumam apresentar valores diferentes, pois o CDI é inferior à Selic.

Afinal, caso o CDI fosse maior que a Selic, muitos bancos optaram por vender seus Títulos Públicos ao invés de pegar empréstimos pelo CDI. Ou seja, o DI deixaria de ser utilizado. Além disso, muitos investimentos contam com a taxa DI, por isso é interessante para os bancos manter ela mais baixa que a Selic para pagar menos rendimentos aos investidores.

As pessoas também perguntam

O que é rendimento DI?

A taxa DI representa os juros médios dos empréstimos realizados entre bancos e costuma ser utilizada como referência para rentabilidade de alguns investimentos de Renda Fixa.

O que é um DI?

DI é a sigla utilizada para Depósito Interbancário, que nada mais é do que a representação dos juros pagos pelos bancos ao realizarem empréstimos entre si.

Informamos?

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma. Consulte o seu CPF grátis na Foregon e descubra a sua pontuação de score de crédito e como você é visto pelo mercado financeiro:

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Caso tenha restado alguma dúvida, faça um comentário. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

3 investimentos de renda fixa para ganhar dinheiro com a alta da Selic

O que são criptomoedas?

Quanto rende 1 milhão na poupança? É uma boa opção?

Previdência privada: como funciona e como investir?

Qual é o futuro das criptomoedas e do metaverso? Saiba mais

Taxa DI hoje: entenda como descobrir e fazer a consulta

Juros da Poupança: saiba qual o rendimento hoje!

Como investir em Fundos Imobiliários?