Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Taxa DI hoje: entenda como descobrir e fazer a consulta

Por Sabrina VansellaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Conhecida também como Certificado de Depósito Interbancário (CDI), a taxa Di hoje é de 13,65%. Essa taxa é obtida através de um cálculo de operações de emissão de depósitos interfinanceiros pré-fixados, feito em um dia útil e registradas e liquidadas pelo sistema B3. Normalmente, ela é utilizada para diversos tipos de aplicações bancárias. Para entender mais, continue a leitura do artigo!

O que você procura?

Taxa DI hoje: o que é?

Assim como citamos anteriormente, a taxa DI hoje é de 13,65% e, apesar de ser muito citada, grande parte dos brasileiros não entendem qual o motivo da existência dela. Em resumo, a taxa DI (Depósito Interfinanceiro) é uma das taxas de juros utilizadas nos empréstimos entre instituições financeiras.

É válido dizer que a taxa DI, também conhecida como CDI, se modifica diariamente e costuma estar presente em aplicações de Renda Fixa, como: CDB, LCI ou LCA. Por isso, sempre busque entender qual é a taxa DI do dia que for realizar algum tipo de investimento.

Como a taxa DI é calculada?

Por uma medida de segurança definida pelo Banco Central, no Brasil os bancos não podem fechar o dia com saldo negativo ou próximo ao vermelho. Por conta disso, os bancos que vão ficar com o caixa negativo costumam recorrer ao mercado interbancário para fazer empréstimo com outros bancos.

Portanto, só podem participar do mercado interbancário instituições financeiras que desejam conseguir dinheiro pelos Depósitos Interbancários ou operações compromissadas: Confira a diferença:

  • Depósitos Interbancários: nesse caso o banco que precisa do dinheiro emite um título de Renda Fixa chamado CDI que só pode ser comprado por bancos;
  • Operações compromissadas: semelhantes ao CDI, nesse tipo de operação os bancos que tomam empréstimos colocam os Títulos Públicos que possuem em carteira como garantia de empréstimo.

Como fazer a consulta da Taxa DI hoje?

Em qualquer dia e horário é possível descobrir quanto está a taxa DI, basta acessar o site da B3 e ter acesso a série histórica do DI. Também é possível acessar a evolução da taxa DI no site da CETIP, por lá você tem acesso a uma calculadora online.

Nas duas opções, é necessário preencher os campos e inserir as datas do período que você deseja consultar a taxa DI.

Por que consultar a Taxa DI hoje?

É importante consultar a Taxa DI hoje para tomar decisões assertivas sobre investimentos em geral. Caso a taxa de juros esteja alta, maiores são os rendimentos garantidos. Por isso, indicamos que você esteja atento à variação da taxa DI na hora de investir.

Qual a relação entre taxa DI e Selic?

A taxa CDI ou DI tem uma forte relação com a taxa Selic, mas as duas costumam apresentar valores diferentes, pois o CDI é inferior à Selic.

Afinal, caso o CDI fosse maior que a Selic, muitos bancos optaram por vender seus Títulos Públicos ao invés de pegar empréstimos pelo CDI. Ou seja, o DI deixaria de ser utilizado. Além disso, muitos investimentos contam com a taxa DI, por isso é interessante para os bancos manter ela mais baixa que a Selic para pagar menos rendimentos aos investidores.

As pessoas também perguntam

O que é rendimento DI?

A taxa DI representa os juros médios dos empréstimos realizados entre bancos e costuma ser utilizada como referência para rentabilidade de alguns investimentos de Renda Fixa.

O que é um DI?

DI é a sigla utilizada para Depósito Interbancário, que nada mais é do que a representação dos juros pagos pelos bancos ao realizarem empréstimos entre si.

Informamos?

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma. Consulte o seu CPF grátis na Foregon e descubra a sua pontuação de score de crédito e como você é visto pelo mercado financeiro:

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Caso tenha restado alguma dúvida, faça um comentário. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Sabrina Vansella
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon desde 2021, através da escrita busca melhorar a qualidade de vida das pessoas.