ficar rico

Ser rico é o sonho de muita gente, esse é o seu também? Viver com conforto, sem complicações financeiras e ver dinheiro sobrando. Será que é possível ficar rico em pouco tempo?

Existem diversos pensamentos sobre o que é ser rico. Para alguns, é viver mais tranquilo, com dinheiro na conta. Já outros, é ter condições de realizar alguns sonhos mais caros.

E para você, o que é ser rico? Trabalhar pouco e ter dinheiro? Comprar coisas caras?

Seja qual for o seu pensamento, tenha em mente que ficar rico determina muito foco e disciplina. Pessoas que têm dinheiro, com certeza tiveram que trabalhar e conviver com hábitos regrados, muitas vezes restritivos.

Mas, com alguns passos você pode ficar mais perto de ter uma vida melhor. Pode não parecer fácil, mas com vontade e determinação, o tempo vai te mostrar o quanto faz bem as mudanças financeiras.

Para começar o seu processo de enriquecimento, é necessário um novo olhar com o seu dinheiro e os bens que você adquire. Pessoas ricas, sempre pensam antes de comprar, se aquilo vai lhe gerar retorno ou só gastos.

Gastar com aquilo que te dá retorno é uma das ações mais inteligentes que você pode escolher. E sempre se manter atualizado sobre o assunto, te ajuda a entender como progredir.

Como ficar rico? Tem como ser rápido?

ficar rico

Assim como você deve imaginar, a riqueza requer um pouco de paciência, disciplina e foco. Não dá para ficar rico de um mês para o outro. Mas, já é possível começar a viver melhor e ir aumentando esse benefício.

Sem contar as pessoas que já nasceram em famílias ricas, pessoas que estão bem de vida tiveram que mudar os planos e criar um novo jeito de controlar os ganhos, gastos e investimentos.

Quer conhecer alguns planos que você pode adotar para sua vida a partir de agora? Separamos dicas bem especiais para você. Seguindo-as, pode ser que daqui um tempo você até se surpreenda!

Vamos lá?

Tenha objetivos

O que você pretende quando o assunto é ficar rico? Isso precisa estar bem claro para você. Não é possível começar um plano sem saber onde você espera chegar.

Não tenha medo de planos ambiciosos. Caso a sua vontade seja ficar rico para não ter que trabalhar tanto ou ter dinheiro para realizar um grande sonho, coloque isso em suas metas.

Mas lembre-se, quanto mais “alto” um objetivo, mais determinação, controle e tempo vão ser precisos. E tome cuidado com a premissa de ficar rico para trabalhar menos. Em muitos casos, pessoas bem de vida trabalham muito!

Você pode traçar objetivos a curto, médio ou longo prazo. Normalmente, os de longo prazo são para alcançar números maiores ou sonhos mais caros, como a compra de um carro.

 Trace metas

Quando é preciso decidir onde se quer chegar, é necessário saber como fazer isso. Para que você consiga alcançar seus objetivos, você vai precisar de metas.

As metas servem para te guiar financeiramente. Economizar, investir ou poupar um valor determinado por dia, mês ou ano são algumas das alternativas mais populares.

Colocar um prazo para o término das tarefas e manter-se fiel a elas é um dos objetivos de fazer esse plano de metas.

Elas podem ser corrigidas com o tempo. Caso esteja indo bem, pode aumentá-las, assim como refazer os números se não estiver conseguindo chegar lá. Mas, tente se esforçar e diminuir o tempo para atingir o objetivo.

Livre-se das dívidas

As dívidas vão atrapalhar o seu processo de enriquecimento. Por isso, é importante se livrar delas o quanto antes. Fica muito mais difícil juntar dinheiro se você tem pendências.

Negocie direto com quem você deve. Às vezes será preciso pegar um dinheiro emprestado. Isso já é melhor do que deixar as contas abertas e esperar o tempo passar e os juros aumentarem.

Comece a se planejar para ter dinheiro e comprar somente à vista. Deixe o parcelamento de lado e gaste com aquilo que você realmente precisa.

Pode ser uma boa decisão vender o carro e comprar um modelo mais básico ou mudar para uma casa mais simples. Você paga as contas e fica preparado para juntar dinheiro.

Acompanhe o mundo financeiro

Ficar rico requer estudo e atenção ao mundo financeiro também. Ficar informado e saber o que acontece quando o assunto é investimento é muito importante nesse processo.

Comece a perceber que pessoas mais ricas tendem a estudar e acompanhar as finanças. Para se dar bem, é preciso conhecer e estar atualizado.

Faça networking

Networking é uma rede de contatos. Isso é muito importante para quem quer ficar rico. Conhecer pessoas e negócios tendem a fazer parte do seu cotidiano.

Frequente cursos, palestras e encontros sobre economia ou assuntos financeiros. Muitas oportunidades podem surgir nesse meio.

Quando puder, conheça novas pessoas, troque experiências. Ainda mais quando envolvem empreendedores e investidores, que podem ajudar de diversas formas.

Essa dica de fazer networking também se “casa” com a dica sobre acompanhar o mundo financeiro. Esses momentos trazem atualizações importantes e novas perspectivas em investimentos.

Economizar e investir

Economizar e investir dinheiro são palavras-chave para quem deseja ficar rico. O seu dinheiro deve começar o quanto antes a trabalhar para você e não ao contrário.

Nesse momento em que você procura melhorar de vida ao invés de passar sufoco, é preciso gerar dinheiro antes de gastar. Crie essa regra: se não tem, não é possível gastar.

Para quem nunca investiu, pode parecer um grande problema e muito difícil começar um. Mas, ao contrário dessa ideia, aplicações são fáceis de fazer, em corretoras e bancos.

Caso sua ideia alguma vez, enquanto falamos de investimento, seja colocar dinheiro na poupança, esqueça de vez. A poupança não é um bom investimento, já que rende abaixo da inflação e existem outros meios que fazem seu dinheiro crescer bem mais rápido.

Organize suas finanças

Procure acompanhar como anda a sua vida financeira. Ela vai dizer exatamente o que você precisa para continuar com o seu plano de mudar de vida.

Extratos da sua conta corrente, fatura e aplicativo do cartão de crédito são exemplos do que você deve ficar de olho. Procure anotar e deixar tudo organizado em uma planilha.

Muitas pessoas acabam não tendo esse acompanhamento e acabam tendo surpresas com a fatura ou com o cheque especial. Faça um balanço na hora das compras. Veja o seu saldo mensal e se existe alguma compra para pagar no próximo mês.

Quem pretende ter uma vida melhor ou mesmo a vontade de ser rico, é quase como uma obrigação ser organizado e ter controle sobre suas finanças. Isso porque fica muito difícil saber se você está indo bem, se tem contas, o que pode economizar, etc.

Procure pelo melhor investimento

Como você percebeu, fazer o dinheiro trabalhar para você, é aplicá-lo em um bom investimento. Existem diversas formas de fazer isso. Cada uma tem um fator determinante, que pode ser melhor para você.

São investimentos a curto, médio e a longo prazo. Sendo que, alguns são mais indicados para quem tem mais dinheiro para aplicar e outros que começam com R$ 30.

É aconselhado que se guarde de 15% a 20% do salário para investir todo mês. Comece a se organizar!

Separamos uma lista de investimentos melhores que a poupança aqui embaixo, confira:

Hora de manter equilíbrio para ficar rico

ficar rico

Até aqui, você viu que é preciso mudar alguns hábitos para alcançar a tão sonhada riqueza. Dentre os pontos mais importantes estão:

  • Fazer um planejamento financeiro – com objetivos e metas
  • Deixar de fazer novas dívidas e pagar as antigas
  • Ficar por dentro do mundo financeiro e fazer contatos importantes
  • Economizar dinheiro – não gaste o que não tem
  • Organizar a sua vida financeira
  • Investir o seu dinheiro

Ficar rico não é fácil e nem tão rápido quanto esperamos. Mas, pelo menos ter uma vida melhor é possível. Basta viver de bem com o seu dinheiro, ou seja, sabendo gastar e investir.

Essa cultura ainda não é tão praticada, talvez seja por isso que existem mais de 60 milhões de Brasileiros negativados. Se você conseguir fugir dessa realidade e ainda poupar, pode ter certeza que está num bom caminho.

Conta para nós aqui embaixo nos comentários se você está pronto para começar a ficar rico. E se caso o dinheiro começar a surgir por aí, lembra da gente!

Você pode aproveitar que o blog da Foregon está repleto de conteúdos que te ajudam nas finanças. Te espero no próximo conteúdo!

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 voto(s), média: 4,00)
Loading...