Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Tem como juntar dinheiro ganhando pouco?

Por Leonardo JacominiPublicado em

Muitas pessoas acabam se enrolando durante o mês com as contas, ficam sem dinheiro e, sobrar grana, vira um sonho cada vez mais distante. Você é uma delas? Será que tem como juntar dinheiro ganhando pouco?

Vou te contar um segredo logo de cara: tem sim! Existem algumas formas de juntar uma grana, mesmo não tendo aquele salário dos sonhos. Sei disso porque conheço pessoas que conseguem.

Olha, não vai ser do dia para noite e pode ser até um pouco mais complicado do que a gente pensa. Por isso, trouxe algumas dicas que podem ser legais para você e ajudar a não ser tão chato, porque juntar dinheiro tem que ter disciplina.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O primeiro grande passo que você deve dar na sua vida, são escolher seus hábitos. Eles estão diretamente ligados a como seu dinheiro trabalha. Seus gastos podem estar bem ou mal empregados e, geralmente, estamos com a segunda opção né?

como juntar dinheiro

Por isso, é importante prestar atenção às suas escolhas. Para juntar dinheiro, ou seja, guardar sempre um pouquinho, seus hábitos vão ter que mudar.

Confia em mim, aqui você vai ver como fazer isso sem ter que se matar ou descabelar, bom, só um pouquinho, juro!

Dicas de economia

Não tem fórmula mágica, e pelo menos aqui no Foregon Edu, a gente busca não enganar ninguém com a promessa de que daqui a 30, 40 anos você vai ser rico. Vamos pensar no agora.

Voltando, como eu disse, não tem outro jeito. A forma mais fácil de juntar dinheiro ganhando pouco, é economizar. Por isso, seguem algumas dicas.

Limite de gastos

É bem difícil de encontrar pessoas que colocam limite de gastos mensais. Essa tarefa pode ajudar muito quem está começando. O legal de fazer, é que não é muito complicado de colocar em prática.

Você não tem gastos mensais? Seja com alimentação, lazer, compras para casa, etc.? Então, para cada gasto, um limite.

Esse limite deve ser pensado antes do mês começar, fazendo as contas de quanto você gastaria para viver bem, sem exageros e descontando o valor para alguma dívida que você já tiver, como um empréstimo ou parcelamento no cartão de crédito.

Chegou no limite que você estabeleceu? Então congele os gastos e espere o próximo mês. Com o tempo, você vai ficando craque nisso, de cabeça você vai saber o quanto gastar.

Venda a tralha

Sabe tudo aquilo que a gente vai guardando, compra e não usa? Essas coisas ainda podem ter valor para outras pessoas. Assim, é possível fazer um dinheiro a mais e juntar a grana.

Seja um videogame parado, uma câmera digital, instrumento que não toca mais (ou comprou para aprender e deixou de lado). Tudo pode ser vendido. Aproveite os aplicativos de venda, como OLX.

Essa é uma forma de juntar dinheiro ganhando pouco, já que não depende do seu salário, mas sim um extra.

Regra dos 30 dias

Presta atenção nessa dica e olha como ela é legal e te ajuda a evitar aquelas compras por impulso.

A gente sempre fica tentado a levar uma coisinha ou outra quando entramos em uma loja, supermercado ou mesmo diante de uma promoção. O problema, é que essas compras por impulso, levam nosso dinheiro embora e nem percebemos, evitando de juntar dinheiro.

A dica dos 30 dias funciona assim: viu algo ou colocou na cabeça que quer levar determinado produto para casa? Antes de fechar a compra, pense por 30 dias. Normalmente, a vontade de comprar passa e você percebe que não precisava daquilo.

Essa dica funciona mesmo! Pode ser difícil de seguir começo, já que a compulsividade tende a ser forte, mas tente aí e depois me conta!

Guarde seus trocos em um só lugar

Sabe aquelas moedas de troco, às vezes a gente vai deixando em qualquer canto da casa. Se você tem esse hábito, melhor parar e pensar em um lugar certo para as moedas.

Parece uma dica batida, mas ao fazer isso, no final de ano, garanto que você vai ter conseguido juntar uma grana, mais uma vez sem precisar ganhar muito. São pequenos esforços que fazem muita diferença.

E parabéns para você que já tem aquele porquinho ou cofrinho em casa! Ainda mais quem tem criança, isso estimula muito, se educado desde cedo e estimulado a guardar para um bem maior.

Revise seus hábitos

Lembra que no começo do texto eu falei sobre escolher os hábitos certos? Então, coloquei aqui na sua lista de dicas também para te lembrar de rever como você vive.

Separei uma lista de hábitos que você pode nutrir e, que podem estar tirando a chance de você juntar dinheiro. Marque aquilo que você faz e poderia mudar.

  • Comer fora (por causa do trabalho sempre pede comida ou no jantar por preguiça de cozinhar)
  • Vai trabalhar com seu carro todos os dias (não divide carona ou simulou o gasto com aplicativo de carona – uber, 99, etc.)
  • Mora sozinho e não divide contas (mora em outra cidade e não divide o aluguel com outra pessoa)
  • Parcela compras no cartão de crédito
  • Empresta dinheiro
  • Compra coisas que não usa
  • Assina serviços que não utiliza (streaming de filmes, música, academia)

E aí, marcou muitas? Será que não dá para você mudar alguns hábitos? Assim como quem mora sozinho em outra cidade, poderia dividir o aluguel com mais um amigo ou mesmo uma conta de internet com o vizinho.

É um erro julgar que você gasta menos usando seu carro do que um por aplicativo. Faça as contas, simule as corridas mensalmente e os seus gastos com seu carro particular. Lembrando que não é só combustível, mas toda a manutenção.

Revise seus hábitos e veja se você consegue mudar algumas coisas que afetam diretamente o modo como você vive e gasta seu dinheiro. Esse é o momento de separar um tempo para a sua vida financeira. Nada de fazer correndo!

Lista de compras

Esse é outro hábito que você pode adotar e é muito importante. Por isso, coloquei um tópico só para ele. 

Responde para mim, como você faz suas compras? Só vai ao supermercado e fica olhando as prateleiras para ver o que precisa?

Esse é um erro das pessoas que procuram economizar. Antes de fazer suas compras, faça uma listinha do que você precisa, e somente o necessário. 

Dessa forma, você vai direto no que quer e não fica passeando pelo supermercado, evitando levar o que não precisa.

Melhores dicas para economizar e juntar dinheiro

Você que ficou comigo até o final, leu todas as dicas e está aprendendo a como juntar dinheiro mesmo ganhando pouco, merece um bônus. Por isso, separei duas dicas especiais. Confira:

Separar uma porcentagem para cada gasto

Quer economizar de verdade e assim conseguir ter dinheiro guardado? Então segue essa dica!

Separe todos os seus gastos que você pretende ter. Você pode por exemplo colocar:

  • Gastos essenciais (alimentação, aluguel, água, energia)
  • Contas (cartão de crédito, farmácia)
  • Lazer (academia, assinaturas)
  • Economizar

Para cada item desse, você vai separar uma porcentagem do seu salário, ou dos ganhos, para aquelas pessoas que tem mais de uma fonte de renda. Por exemplo:

  • Gastos essenciais (50%)
  • Contas (30%)
  • Lazer ( 10%)
  • Economizar (10%)

Não precisa seguir nenhuma regra que ensinam por aí, nem esse exemplo que coloquei. Faça conforme o seu orçamento e momento de vida. Pode ser que existem outros gastos, contas maiores, etc.

O importante mesmo, é você colocar um limite de gasto para cada categoria e não precisar ficar desesperado com as contas que não fecham porque gastou mais com outra coisa menos importante.

Investir pouco dinheiro

Sabe esse percentual que você se propõe a guardar do seu salário e que é muito importante para conseguir juntar dinheiro? Coloque ele em um lugar que rende!

Ah, mas eu não sei investir, isso é coisa de gente rica, não ganho muito para isso. São várias as desculpas. Mas, quero te contar que você pode investir pouco dinheiro.

Assim que você conseguir poupar uma quantia, ao invés de deixar ele na conta parado ou sacar e guardar em casa, coloque em uma conta que faça ele render.

Existem vários bancos que disponibilizam contas digitais que rende 100% do CDI com liquidez diária. Se você não entende muito disso, não tem problema. O importante é saber que você vai ter mais dinheiro do que deixar na poupança, e vai poder sacar quando quiser.

Não sabe qual conta abrir e como começar um investimento com pouco dinheiro? Entre em contato com a gente, vamos ficar felizes em te ajudar.

Aprendeu de uma vez como juntar dinheiro ganhando pouco? Não vá atrás de promessas de ficar rico. Coloque o pé no chão e siga nossas dicas! Você vai ficar muito bom nisso.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Leonardo Jacomini

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa. - Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

6 livros sobre empreendedores brasileiros de sucesso

O que é um aporte financeiro? Entenda seu funcionamento

O que é DeFi: o novo formato das finanças

Vai negociar suas dívidas? Entenda qual a importância do planejamento financeiro

Economia: expectativas para o Brasil em 2022 estão piorando

Estorno e cancelamento de compras: entenda a diferença

Qual a diferença entre economizar, poupar e investir?

Juros compostos: o que são e como afetam a sua vida financeira?