Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Tipos de empréstimos: veja qual é a melhor opção para você

Por Sabrina VansellaPublicado em

Está precisando de dinheiro, mas não conhece todos os tipos de empréstimos? Atualmente, existem diversas linhas de crédito disponíveis no mercado. O principal desafio é conseguir atrelar um tipo de empréstimo com as suas necessidades. Para te ajudar nisso, recomendamos a leitura do artigo!

O que é um empréstimo?

O empréstimo nada mais é do que um contrato entre uma pessoa e um banco, no qual a instituição financeira disponibilizará uma quantia e receberá o pagamento de acordo com prazo definido. 

No entanto, as modalidades de empréstimos são acrescidas de taxas de juros e o pagamento deve ser feito através de parcelas.

Conheça os principais tipos de empréstimos

Antes de pegar um dinheiro emprestado, conheça todos os tipos de empréstimo para contratar o mais indicado para você. Dessa maneira, você reduz os riscos de contratar um serviço financeiro que não se adequa ao seu objetivo e pagar mais por ele. Confira:

Empréstimo FGTS

É possível utilizar o saldo do fundo de garantia como garantia na hora de contratar uma linha de crédito. Essa modalidade é chamada de empréstimo FGTS e pode ser usada para compras ou antecipação do Saque Aniversário.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é o mais comum, para contratá-lo é preciso entrar em contato com uma instituição financeira, preencher uma ficha de avaliação e ver o limite de crédito disponível. Nesse momento, o banco faz uma análise de crédito e pode cobrar juros altos, tudo depende do perfil analisado.

Empréstimo consignado

Ao contratar o empréstimo consignado, os valores das parcelas são descontados diretamente do salário, benefício, pensão ou aposentadoria do contratante. Por isso, as taxas de juros são bem mais baixas em comparação com outros tipos de empréstimo, visto que o risco de inadimplência é menor.

Empréstimo com garantia

Existem diversos tipos de empréstimos com garantia que costumam oferecer taxas de juros menores. Basicamente, ele funciona como um empréstimo pessoal, mas é necessário colocar um bem como garantia para conseguir o dinheiro. 

O empréstimo com garantia de imóvel e o com garantia de veículo são os mais comuns. Nesse caso, você precisará colocar seu bem alienação com o banco e arcar com as parcelas corretamente para não colocar em risco a posse da sua casa ou carro.

Empréstimo com garantia de imóvel

No empréstimo com garantia de imóvel é preciso colocar a casa ou apartamento como garantia para conseguir o empréstimo.

Empréstimo com garantia de veículo

No empréstimo com garantia de veículo é preciso colocar o próprio automóvel como garantia para conseguir o crédito. 

Cheque especial

O cheque especial é um empréstimo pré-aprovado e disponível após abertura de conta em uma instituição financeira. Apesar de ser mais prático e não exigir comprovação de renda, a taxa de juros do cheque especial costuma ser mais alta.

Crédito estudantil

O crédito estudantil é uma modalidade oferecida a estudantes universitários de faculdades particulares. O FIES é um dos exemplos de crédito estudantil concedido pelo governo. No entanto, também existem opções desse tipo de crédito em instituições financeiras que ficará responsável por arcar com as mensalidades por um determinado período.

Crédito consolidado

Aqueles que estão com muitas dívidas em aberto podem solicitar o crédito consolidado para unificar todas as pendências. Dessa forma, fica mais fácil de realizar o pagamento e a prestação pode contar com um valor inferior à soma de todas as parcelas em aberto individuais. No entanto, pode demorar mais tempo para quitar toda a dívida e o valor total pode ficar maior.

Crédito rotativo

Provavelmente você já ouviu falar no crédito rotativo. Se ainda não, saiba que ele é um tipo de crédito oferecido por instituições financeiras para clientes que não conseguem arcar com o valor total de uma fatura do cartão de crédito. 

Por exemplo, caso o cliente pague somente o mínimo da fatura, o restante ficará em aberto acrescido de juros até a próxima fatura. É válido ressaltar que essa é uma taxa de juros mais cara.

Financiamento de veículo

O financiamento de veículo pode ser solicitado por aqueles que desejam ter um carro próprio, seja ele usado ou novo. A vantagem nessa modalidade está nos juros pré-fixados. Ou seja, você as taxas de juros continuam as mesmas até a última parcela.

Financiamento de imóvel

Se você deseja realizar o sonho da casa própria, o financiamento de imóvel pode ser uma boa forma de atingir esse objetivo. Além disso, essa modalidade de crédito também pode ser contratada para aqueles que desejam construir ou reformar a própria residência. 

Por outro lado, é necessário ter cautela em relação aos juros cobrados e possíveis multas caso atrase o pagamento.

Antecipação de 13º salário

A antecipação do 13º salário pode ser solicitada em contas ativas de diversas instituições financeiras. Essa modalidade oferece o valor do seu 13º que será debitado no futuro. No entanto, apenas contrate essa modalidade em casos de extrema necessidade, visto que imprevistos podem acontecer. 

Antecipação da restituição do Imposto de Renda

É possível solicitar a antecipação da restituição do Imposto de Renda em alguns bancos, mas é preciso ficar atento às taxas de juros cobradas, pois essa é uma modalidade de empréstimo. 

Qual é o melhor tipo de empréstimo?

O melhor tipo de empréstimo é aquele que conta com taxas de juros menores e maiores facilidades para você atingir o seu objetivo. Ou seja, caso você tenha diferentes objetivos, é necessário ter cuidado antes de contratar uma linha de crédito. 

Por isso, reflita sobre todos os tipos de empréstimos e faça uma lista de prós e contras. Dessa forma, fica mais simples fazer uma escolha eficiente que não tenha um grande impacto no seu orçamento financeiro.

As pessoas também perguntam

Qual é o melhor empréstimo?

O melhor empréstimo é aquele que se adequa ao seu planejamento financeiro e você consegue pagá-lo e atingir o seu objetivo.

Qual o tipo de empréstimo mais barato?

Os empréstimos consignados e empréstimos com garantia costumam apresentar taxas de juros mais baixas, visto que o as chances de inadimplência são menores.

É vantagem pegar empréstimo?

Pode valer a pena pegar empréstimo para quitar dívidas com altas taxas de juros, como a do cartão de crédito, por exemplo.

O que acontece se eu não pagar o empréstimo?

Ao não pagar o empréstimo você ficará com o nome negativado e não conseguirá ser aprovado em outras solicitações de crédito.

Quer empréstimo?

A Foregon te indica produtos financeiros com mais chances de aprovação. Consulte seu score de crédito grátis e receba indicações personalizadas:

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Transferência de financiamento de carro: saiba como fazer

Tipos de empréstimos: veja qual é a melhor opção para você

Financiamento imobiliário: guia completo para a casa própria

5 cuidados com empréstimo para seu nome não ficar sujo

Empréstimo consignado Bradesco. Entenda

A empresa meutudo é confiável? Veja como ela funciona

Empréstimo para MEI negativado: entenda

Foi aprovada a suspensão do empréstimo consignado? Entenda