Tipos de margens de lucro e como calcular cada um deles
Para saber se o seu negócio está sendo rentável, é necessário saber como calcular a margem de lucro. É através desse cálculo que torna-se possível perceber quais são os produtos ou serviços mais lucrativos e, assim, tomar melhores decisões. Conheça os tipos de margens de lucro e aprenda como calcular cada um deles.

O que você procura?
O que é margem de lucro?
A margem de lucro é a porcentagem da receita de uma empresa que resta após a dedução de todos os custos, depreciação, juros, impostos e outras despesas ligadas aos produtos. Ou seja, trata-se de um indicador que é muito usado para avaliar a saúde financeira de um negócio.
Essa porcentagem é adicionada aos custos totais do produto. Melhor dizendo, a margem de lucro forma, junto com outras variáveis, o valor final e, dessa maneira, está embutida no preço do seu produto ou serviço.
Entender esses números é muito importante, pois eles servem como guia ao traçar estratégias de vendas, avaliar o rendimento da empresa, fazer precificação de produtos ou serviços e muito mais!
Lucro x Margem de lucro
O lucro é a receita de vendas menos os impostos, despesas e custos. Além disso, é um fator super importante no cálculo da porcentagem da margem de lucro. Conheça todos os detalhes e aprenda como obter os respectivos valores.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
1. Lucro bruto
O lucro bruto é o valor da receita total menos o custo de produção. Pagamento de impostos, matéria prima e contas relacionadas à fabricação do produto, como água e luz, são gastos que devem ser incluídos no cálculo. Essas despesas são chamadas de variáveis, pois sofrem alterações todo mês.
Os gastos com produção dos produtos à venda também entram nesse cálculo, até porque o investimento depende da quantidade fabricada ou comprada.
- Fórmula: lucro bruto = receitas totais – custos variáveis.
2. Lucro líquido
Essa categoria corresponde ao lucro gerado após diminuir custos fixos e despesas com alguns tributos do lucro bruto. Em outras palavras, é o dinheiro realmente que sobra para a empresa.
Há diversas contas que são abatidas para gerar o ganho líquido final: dinheiro que efetivamente ficará com a empresa. Os custos fixos são os valores de aluguel, pagamento do IPTU, salário dos funcionários, entre outras despesas que não se alteram.
- Fórmula: lucro líquido = lucro bruto – custos fixos
Tipos de margens de lucro
É válido destacar que há dois tipos de margens de lucro, são elas: margem de lucro bruto e líquido. Essas categorias se diferem pelo o que incluem nos custos e cada uma delas informa aos proprietários diferentes fatores sobre a empresa.
1. Margem de lucro bruto
A margem de lucro bruto é quanto o seu negócio ganha com a venda de um produto/serviço após diminuir as despesas para produzi-lo e vendê-lo.
Ela mede o rendimento do negócio e determina o percentual do retorno do investimento realizado na empresa. Com esse número, você consegue identificar quais produtos estão com a margem baixa e, dessa forma, repensar as estratégias usadas.
- Fórmula: margem bruta = (lucro bruto / receita) x 100.
2. Margem de lucro líquido
Essa categoria apresenta o quanto sua empresa lucra efetivamente para cada real que entra como receita. Nesse cálculo, é preciso descontar custos e despesas de cada produto, desde a produção até itens administrativos e logísticos. Saiba que o valor da margem líquida será sempre menor que a bruta. Ela é importante para o proprietário entender se a sua empresa possui lucro.
- Fórmula: margem líquida = (lucro líquido / receita) x 100.
Descomplicamos?
Ajudamos você a conhecer os tipos de margens de lucro? Esperamos que sim. Qualquer dúvida, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário