Transferência de financiamento de carro: saiba como fazer
O financiamento de carro costuma ser longo e a partir de um determinado período, as parcelas podem não se encaixar no seu período de vida. Por isso, se você encontrou algum comprador para o seu veículo, saiba que é possível fazer a transferência de financiamento de carro. Continue a leitura do artigo e descubra como!

O que você procura?
Como fazer transferência de financiamento de carro?
Apesar de ser um processo burocrático, o financiamento de carro é muito comum nas vida de diversos brasileiros. No entanto, existem alguns pré-requisitos para completar a transação. Confira:
- A transferência de financiamento de carro só pode ser feita entre duas Pessoas Físicas ou duas Pessoas Jurídicas;
- É preciso ter pago uma quantidade mínima de prestações de acordo com a instituição financeira.
Se você já se informou sobre a quantidade mínima de prestações para conseguir fazer a transferência com a instituição financeira, basta entrar em contato com o banco e apresentar informações sobre o novo pagador. A partir disso, a instituição financeira avaliará o histórico de crédito do comprador e solicitará alguns documentos, como:
- Cópia original de algum documento pessoal, como RG ou CNH, por exemplo;
- Cópia do comprovante de endereços dos últimos três meses no nome do comprador ou parente próximo de 1º grau;
- Documento original do Certificado de Registro de Veículo (CRV) do proprietário anterior, preenchido em nome do comprador. É preciso reconhecer firma do vendedor e do comprador;
- Comprovante de pagamento da Taxa de Emissão do novo CRV;
- Comprovante de quitação de eventuais débitos, como IPVA, licenciamento e multas;
- O laudo de vistoria que foi realizado em local credenciado pelo Detran;
- O formulário RENAVAM preenchido em duas vias.
Importante: é válido dizer que o veículo não pode ter nenhuma conta em atraso, tanto de multas quanto de impostos.
Vale a pena fazer transferência de financiamento de carro?
Tudo depende da situação atual do dono do veículo, em algumas situações pode ser mais vantajoso quitar o financiamento para depois realizar a venda do carro, mas se você precisa do dinheiro com urgência, transferir o financiamento pode ser uma boa solução.
Por outro lado, sempre fique atento a possíveis riscos ao fazer uma transferência de financiamento de carro, pois em acordos verbais você poderá negativar o seu nome e sofrer uma ação judicial caso o novo comprador não pague as parcelas.
Informamos?
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado de alguma maneira a entender a transferência de financiamento de carro, caso tenha restado alguma dúvida faça um comentário. Não se esqueça de consultar o seu CPF e receber indicações de produtos e serviços financeiros gratuitamente:
Até mais!
Deixe seu comentário