Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Vale a pena contratar empréstimo durante a pandemia?

Por Janaína TavaresPublicado em

De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 5,4 milhões de domicílios alguém solicitou empréstimo até o mês de setembro.

Nesse sentido, 85.2% dos pedidos de empréstimo foram atendidos, enquanto cerca de 15% não foram concedidos. Além disso, esses números representam um aumento, já que até agosto, nos 4,9 milhões os domicílios onde alguém solicitou empréstimo, 84.8% tinham sido aprovados.

Como você pôde notar, as solicitações dessa linha de crédito têm crescido no Brasil, principalmente por causa da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Por isso, é fundamental entender se compensa ou não pedir um empréstimo durante esse momento e o que deve ser levado em consideração antes de solicitar a modalidade.

Portanto, acompanhe a leitura do artigo e veja mais informações a respeito dessa pesquisa do IBGE e as dicas que preparamos para você.

Vale a pena contratar empréstimo na pandemia?

Independentemente do momento ou época, você deve pensar em alguns fatores antes de tomar a decisão de pedir um empréstimo.

Isso porque essa é uma escolha que envolve muito planejamento, o que significa que é preciso analisar corretamente todas as condições antes de comprometer o seu orçamento com mais uma dívida.

O primeiro passo é avaliar, com muito cuidado e atenção, todos os seus gastos que você tem ou já teve. Nesse processo, também precisa entender quanto dos seus ganhos estão sendo destinados para o pagamento das despesas, sua reserva de emergência, investimentos, entre outros.

Ao ficar por dentro de tudo isso, já será possível visualizar melhor a possibilidade de fazer um empréstimo ou não.

Em quais situações compensa contratar um empréstimo?

  • Quando as parcelas da linha de crédito cabem no seu bolso sem comprometer as suas finanças pessoais;
  • Quando as taxas de juros são mais acessíveis. Para isso, é interessante fazer uma pesquisa mais aprofundada e comparar as opções disponíveis no mercado;
  • Quando seu objetivo é evitar dívidas maiores e com taxas de juros mais elevadas;
  • Quando o banco ou instituição financeira oferece descontos, abatimento dos juros para pagamento à vista, dentre outras condições vantajosas para sua vida financeira.

Onde o brasileiro tem feito as solicitações de empréstimo?

Conforme o que foi divulgado pelo IBGE, o cidadão tem feito as solicitações de empréstimos em bancos ou nas instituições financeiras (75,9%).

Por outro lado, apenas 23,5% dos brasileiros optaram por pedir um empréstimo a parentes ou amigos. Vale destacar ainda que o levantamento também constatou que aproximadamente 5,4 milhões de trabalhadores estavam afastados do trabalho em setembro por causa do distanciamento social.

Deste número, cerca de 1,1 milhão ficaram sem receber salário no mês, ou seja, 19.8% do total de afastados.

Outro dado interessante também revela que o maior percentual de trabalhadores afastados sem remuneração em setembro foi na região Norte (24,1%). Já o menor percentual foi observado na região Sudeste (17,6%).

Importante: a pesquisa do IBGE não aponta qual é o perfil das residências onde algum morador solicitou o empréstimo.

Conteúdos que você precisa conhecer

Aproveite esse momento para explorar outros artigos da Foregon que selecionamos para você:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você. Qualquer dúvida ou sugestão, envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Empréstimos para empresas do Banco Inter: conheça todas as opções

Foxbit lança linha de empréstimo trocando criptomoedas por reais

Caixa Econômica Federal oferece empréstimo de até R$ 100 mil sem consulta: conheça

Empréstimos Banco Inter: conheça as opções para Pessoas Físicas

Saiba como solicitar o empréstimo para MEI do BNDES

INSS: bancos oferecem nova margem para empréstimo consignado

Saiba declarar o empréstimo consignado do INSS no Imposto de Renda

Empréstimo Caixa: veja como pedir crédito usando apenas o FGTS