Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Ainda dá tempo de viajar barato no começo de ano?

Escrito por Leonardo Jacomini

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Você se pergunta se ainda tem chances de viajar barato no começo de ano? Caso não tenha feito um planejamento antes, veja como se preparar e arrumar as malas mesmo em cima da hora.

Um planejamento para viagem é indispensável. Você paga menos em reservas, voos e ainda acha os melhores lugares. Além de tudo isso, ainda é possível incluir as despesas no orçamento.

Acabou passando o tempo e você não conseguiu colocar em seus planos? Então separamos dicas especiais para você aqui neste texto.

Com alguns cuidados na hora de escolher o destino e a locomoção, você consegue aproveitar o descanso e ainda não atrapalhar a sua vida financeira nos próximos meses.

Quer saber como?

O que você procura?

Como se organizar para viajar barato no começo de ano?

viajar barato

Viajar barato no começo é bom demais. A gente fica até sonhando com aquele descanso e com os lugares incríveis que ainda não conhecemos. O problema é que justamente nessa época os preços aumentam.

Os hotéis e passagens ficam bem mais caros. Isso acontece justamente por ter muita procura, ainda mais em cidades que recebem muitos turistas nessa época do ano.

Seu orçamento não pode ser esquecido. É preciso pensar nele, já que os outros meses chegam e acompanhados das contas de início de ano.

Comece seu planejamento. Pegue papel e lápis ou faça uma planilha no computador. Esse é o momento de conhecer como andam suas finanças.

Coloque o que você tem "em caixa", sua fatura do cartão de crédito atual e do próximo mês e o que ainda você tem para receber, como o 13º salário.

Ou seja, coloque tudo às claras e não deixe nada de fora. Só assim você vai começar a saber o quanto pode gastar com uma eventual viagem de começo de ano.

Economize

Depois de ver como anda seu dinheiro, agora é o momento de congelar os gastos e economizar. Aliás, além dos gastos com passagem e hotel, certamente tem os gastos com passeios, alimentação e lembrancinhas.

Compre somente aquilo que você realmente precisa e corte o supérfluo, como passeios e jantares fora de casa. Tudo vale para economizar.

Invista

Guardou dinheiro? Caso a sua viagem não seja para o primeiro mês, você pode investir o dinheiro que separou para a viagem. Seu dinheiro vai crescendo até a data, sem você ter que fazer nada além de colocar em uma conta investimento.

Não é nada difícil. É só encontrar uma financeira ou banco que ofereça o serviço e começar a investir. Nada de poupança hein?!

Você tem a sua escolha o Tesouro Direto, CDB e outros que rendem a 100% do CDI. Coloque todo o valor que pretende gastar na viagem nesta conta.

Use as milhas

Tem um cartão de crédito com o benefício de milhas? Então essa é a hora de utilizá-las. Confira qual a sua pontuação, dependendo, você pode utilizar somente os pontos e sair com a passagem de graça ou gastar menos utilizando as milhas e pagando o que resta do valor.

Essa é uma ótima maneira de viajar barato no começo de ano. Confira as vantagens que você possui e eventuais descontos.

Quanto guardar para viajar?

Para viajar barato no começo de ano, é recomendado que você tenha uma boa reserva financeira. Essa é a dúvida de muita gente ao pensar em viagem, o quanto ter.

Isso realmente vai depender do destino que você escolher. Cada lugar pode necessitar ou não de mais dinheiro para gastar. Praias e cidades turísticas, podem ter um gasto elevado.

Por isso, para saber o valor é preciso visitar sites de hotéis e comparar passagens. Assim, você começa a ter uma ideia de onde ir e o quanto guardar para realizar a viagem.

Qual o melhor lugar para viajar?

viajar barato

Falando em viajar barato no começo de ano, temos algumas dicas. Elas vão te ajudar na hora de escolher o destino e não comprometer tanto o seu orçamento, veja:

  • Opte por destinos mais pertos. Aqueles que você consegue ir de carro, podem sair mais em conta. Deixe as viagens mais caras e que dependem de avião ou ônibus para chegar para um outro momento.
  • Chame os amigos! Eles podem te ajudar na hora de dividir os gastos, como combustível e estadia em quarto com mais camas.
  • Escolha a baixa temporada. Começo de ano normalmente tem alta temporada na maioria das cidades turísticas. Mas, você pode escolher um destino que não receba muitos visitantes nessa época do ano.
  • Procure não viajar no feriado. Datas como 25 de dezembro e 01 de janeiro ou feriado de carnaval podem não ser tão baratas e são bem movimentadas. As filas e trânsito são bem comuns nessas datas.
  • Cidades com parentes é uma boa. Caso você tenha familiares ou amigos em alguma cidade turística, pode ser uma boa se hospedar com eles. Assim fica mais fácil viajar barato no começo de ano.

Fique atento ao transporte e ao hotel

Sabia que nem sempre o transporte mais barato é o melhor? E a hospedagem também segue a regra.

É preciso estar atento a tudo. Você deve estar no horário certo na abertura da hospedagem, senão corre o risco de pagar uma diária a mais. Ou seja, se o seu voo ou ônibus chega depois, isso pode ser uma despesa a mais.

E se caso você fique em um hotel longe dos pontos de ônibus metrô e do centro da cidade, pode gastar a mais com locomoção.

Por isso uma viagem é tão importante se fazer presente em um planejamento. Coloque todas as opções na mesa e faça um estudo do roteiro. Levando em conta tudo o que falamos até aqui.

Pesquise preços desde já

Como você viu, escolher o destino, como chegar lá e a estadia são muito importantes. E, para você viajar barato no começo de ano, a pesquisa é muito importante.

Nessa a internet te ajuda! Depois de escolher o roteiro, pesquise os sites de hotéis e preço das passagens, tanto de ônibus quanto de avião. Não se esqueça da dica de chegar a localização do hotel.

Vale lembra dos sites de viagens, que oferecem pacotes que muitas vezes podem valer a pena. Normalmente eles incluem passagem e hotel, e alguns o translado do aeroporto até a hospedagem.

Caso a sua viagem seja para o carnaval, por exemplo, você vai ter mais tempo de pesquisar e se planejar. Agora, se a data está mais próxima, aposte nas promoções para não gastar mais dinheiro depois.

Destinos internacionais para viajar barato no começo de ano

viajar barato

Por que não viajar para o exterior? Muitas pessoas acreditam que por se tratar de outros países, as condições são mais difíceis ou custa muito mais caro.

A verdade é que existem destinos internacionais que, você pode viajar barato no começo de ano. Isso pode depender de alguns cuidados na hora de escolher o destino.

Países vizinhos e com a moeda mais em conta são ótimos lugares para passar uns dias. Argentina, Peru e Chile são um dos melhores no momento. Pesquise e veja se cabe no seu orçamento.

Use o cartão de crédito a seu favor

viajar barato

Para viajar barato no começo de ano e em todas as outras épocas, todo desconto, promoção e benefício valem a pena! O cartão de crédito pode te ajudar com essas vantagens.

Como lembrado neste texto, quem tem milhas, deve usá-las para aproveitar passagens gratuitas ou pelo menos conseguir um bom desconto. E não é só isso.

Quem não tem um cartão de crédito com milhas, pode aproveitá-lo de outras formas. Normalmente, cada administradora e bandeira oferecem diferentes serviços que podem te beneficiar.

As bandeiras oferecem descontos e vantagens, por exemplo. O Vai de Visa e o Surpreenda (Visa e Mastercard® respectivamente) são programas que os clientes podem se cadastrar gratuitamente.

E as administradoras (normalmente bancos e financeiras), também oferecem algumas vantagens. Confira no site ou nos canais de atendimento quais benefícios podem ser utilizados por você.

Flexibilidade do cartão

Quem tem cartão, tem mais flexibilidade no pagamento. Isso porque ele permite o parcelamento de compras e ainda a possibilidade de mais de uma forma de pagamento.

Quem tem o crédito e débito, pode usar a versatilidade em um pagamento maior, por exemplo. Pagar uma parte no débito e depois parcelar o resto ou somente passar no crédito, são boas alternativas para controlar o seu orçamento.

Lembre-se de tomar cuidado com o parcelamento. Fuja de juros e procure fazer em menos vezes, assim você não compromete os meses seguintes.

E aí, vai viajar nesse começo de ano? Conta para nós os seus planos e se as dicas te ajudaram! Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Leonardo Jacomini
Redator

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa.- Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -