Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

WhatsApp clonado: o que fazer?

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Um dos maiores medos dentro do universo da tecnologia é, sem dúvidas, ter o número do WhatsApp clonado. E não é para menos, já que o aplicativo tem grande popularidade e é usado tanto para conversas pessoais como profissionais.

É cada vez mais comum conhecermos pessoas que já tiveram o WhatsApp ou número de celular clonado, por isso, neste artigo você vai conferir como funciona o golpe e o que fazer se isso acontecer com você.

O que você procura?

WhatsApp clonado: como funciona?

Em uma rápida busca na internet você encontrará, basicamente, dois tipos de relato de pessoas que tiveram o WhatsApp invadido.

O primeiro trata-se de queixas sobre a habilitação do número da linha telefônica em outro chip e a segunda diz respeito ao WhatsApp Web conectado no computador de terceiros.

Habilitação do meu número em outro chip

Usar o mesmo número de WhatsApp em dois celulares ao mesmo tempo é quase impossível. Então, se alguém conseguiu acesso e autenticou a sua conta em outro aparelho, você deve receber um aviso de que o seu número está sendo usado em outro lugar.

Se você tentou acessar o seu WhatsApp e se deparou com a seguinte mensagem: "Seu número não está mais registrado neste telefone", isso quer dizer que alguém habilitou o seu WhatsApp em outro chip.

Neste caso, o primeiro passo é avisar a sua família e amigos que isso aconteceu, já que quem está utilizando o seu número pode se passar por você para aplicar golpes.

Depois, desinstale e instale novamente o App WhatsApp no seu celular, disponível para Android e iOS). Quando você for registrar novamente o seu número, aparecerá um código por SMS e então é só digitá-lo que você irá recuperar a conta.

WhatsApp Web conectado em outro dispositivo

O WhatsApp Web é uma versão do aplicativo para computador. Para conectá-lo é necessário scanear um QR Code através da câmera do seu smartphone.

O que acontece nesse caso é que alguém que tem ou teve acesso ao seu celular consegue conectar o seu WhatsApp no computador e, assim, visualizar suas conversas e até enviar mensagens para seus contatos. Veja o que fazer:

  1. Abra o aplicativo do WhatsApp;
  2. Depois, toque sobre o ícone em formato de "três pontinhos" para ir até as configurações;
  3. Clique em "WhatsApp Web";
  4. Então, selecione "Sair de todos os computadores" e pronto!

Seguindo esses passos você conseguirá desconectar todos os dispositivos que têm acesso a seu WhatsApp Web.

Perda da linha telefônica

Se o seu caso não é nenhum dos listados acima, pode ser que você tenha perdido a sua linha telefônica. Isso ocorre após um longo período sem uso ou movimentação, como recargas, contratação de pacotes e pendência no pagamento.

Após muito tempo sem colocar créditos ou contratar e renovar seu pacote, a linha pode ser cancelada e o seu número fica disponível para um novo usuário. Então, ele poderá registrar o WhatsApp neste número, mas não terá acesso às suas conversas e contatos, já que a sua linha está cancelada.

Dica Foregon

Uma dica para não ter a sua conta do WhatsApp clonada em outro dispositivo, sem sua autorização, e se proteger de possíveis problemas é ativar a verificação de duas etapas. Dessa forma, você define um PIN de seis dígitos que precisa ser digitado toda vez que o login for feito.

  1. Entre no seu WhatsApp;
  2. Vá até as configurações e depois em "Conta";
  3. Clique em "Confirmação em duas etapas" e depois em "Ativar";
  4. Insira um PIN de sua escolha e um endereço de e-mail para recuperar a conta caso você esqueça-o;
  5. Defina um PIN que você não vai esquecer e não passe esse código para mais ninguém.

Conteúdos relacionados

  • 3 principais golpes do cartão de crédito: veja como evitar;
  • Phishing: como identificar o golpe por e-mail.

Descomplicamos?

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo que a gente descomplica para você. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.