Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Adimplência: o que é e como evitar o endividamento?

Por Janaína TavaresPublicado em

Sua vida financeira anda lado a lado da adimplência? Se você ainda não está familiarizado com esse termo e não sabe ao certo o que ele significa, sem problemas!

Preparamos este conteúdo que vai te mostrar os principais detalhes desse assunto e como é possível ser uma pessoa adimplente que consegue evitar o endividamento.

Entenda o que é adimplência

A adimplência se refere ao indivíduo que consegue pagar todas as contas e pendências financeiras em dia. Nesse sentido, a pessoa cumpre com suas obrigações dentro dos termos firmados em contrato ou em acordo.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Em outras palavras, a adimplência é uma característica de quem tem o nome limpo. Por isso, se você se encaixa nesse público, os bancos e instituições financeiras reconhecem o seu histórico de bom pagador. Dessa forma, suas chances de conseguir o crédito desejado no mercado são maiores.

Qual a diferença entre adimplência e inadimplência?

Enquanto a adimplência preza pelo pagamento em dia dos débitos financeiros, a inadimplência é totalmente o contrário dessa atitude. Para entender melhor esses termos opostos, veja nossa comparação:

  • Adimplência: quando você paga suas dívidas dentro dos prazos e mantém bons hábitos financeiros dentro e fora do mercado de crédito;
  • Inadimplência: quando a dívida não é paga dentro do período previsto em contrato, ou seja, até a data de vencimento. Com isso, você fica com o nome sujo e entra para o cadastro de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito (SPC Brasil, Serasa e Boa Vista).

Se você ficar inadimplente, algumas das consequências serão a impossibilidade de conseguir empréstimo e financiamento, redução no score de crédito, dificuldades para ter um cartão de crédito, dentre outras.

Como manter a adimplência e evitar dívidas?

Para ter acesso às mais variadas linhas de crédito, você precisa ser adimplente. Portanto, o segredo é construir um histórico de bom pagador ao longo da sua vida.

Dessa maneira, você reduz suas chances de inadimplência e, consequentemente, o endividamento. Para isso, você deve adotar algumas práticas:

  • Faça um planejamento financeiro;
  • Use o cartão de crédito com cautela;
  • Procure pagar todas as suas dívidas dentro das datas estipuladas, principalmente aquelas que possuam altas taxas de juros;
  • Controle os gastos e evite compras por impulso;
  • Tenha uma reserva de emergência para te ajudar em eventuais imprevistos.

Conteúdos úteis para você

Vale a pena continuar sua jornada aqui na Foregon e conhecer outros artigos que podem ser essenciais nesse momento:

Descomplicamos?

Viu como a adimplência é o melhor caminho para quem deseja ter uma saúde financeira equilibrada e em dia? Agora, conte pra gente se você já seguia essas dicas para ser uma pessoa adimplente? Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pix: saiba o que você já pode pagar utilizando esse sistema

Viagem dos sonhos: como se organizar e juntar dinheiro?

Instagram como ferramenta de negócios: guia completo

Como recarregar Bilhete Único pelo celular?

PicPay: como fazer cobranças pelo aplicativo?

Caixa abre 10 mil vagas de emprego para concursados, estagiários e aprendizes

Open Banking ou Open Finance: o que você precisa saber sobre esses sistemas

Não consegue guardar dinheiro? Conheça a “poupança por assinatura”