Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Parcelar Fatura Diminui Score? Entenda aqui!

Escrito por Sabrina Vansella

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Se você não conseguiu fazer o pagamento da fatura do cartão de forma integral, pode ver como oportunidade fazer o parcelamento. Mas será que parcelar fatura diminui score?

O score de crédito é uma pontuação varia de 0 a 1000 e reflete os hábitos financeiros de uma pessoa. Por isso, atrasar alguns pagamentos pode influenciar negativamente no score.

Vamos te explicar mais neste artigo. Continue a leitura!

Consulte seu score e aumente sua pontuação!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar meu score
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

O que você procura?

Parcelar fatura diminui score?

O score de crédito é responsável por informar para as instituições financeiras e outras empresas se você é um bom ou mau pagador. 

Para entender se parcelar fatura diminui score, é preciso reconhecer que ao fazer o pagamento mínimo de um débito fica evidente uma redução da capacidade de pagar as contas. 

Consequentemente, isso pode ser reconhecido como um aumento da chance de inadimplência.

Portanto, para evitar impactos negativos no seu score, é crucial avaliar cuidadosamente a opção de parcelar faturas. 

Ao optar por esse método, certifique-se de que conseguirá cumprir as novas condições de pagamento.

Antecipar fatura diminui score?

Além do parcelamento da fatura, também existe a dúvida se antecipar fatura diminui o score. A resposta é não. 

Fazer o pagamento da fatura do cartão não impacta no score, seja de forma positiva ou negativa.

O importante é não atrasar e sempre fazer o pagamento até a data de vencimento.

Como funciona o parcelamento de fatura?

Quando não possui o valor integral para pagar a fatura, muitos optam por antecipá-la. Neste momento, surge a dúvida: como funciona o parcelamento de fatura?

Calma, é mais simples do que parece!

Ao optar pelo parcelamento da fatura, acontece uma negociação com taxas de juros mais baixas do que as oferecidas no pagamento mínimo. 

Após fechar a negociação, a instituição financeira divide o valor total da fatura em pequenas parcelas que deverão ser pagas nas faturas seguintes. 

Caso você faça mais compras entre um mês e outro, a próxima fatura total contará com o valor desses débitos, somada a parcela da negociação.

É muito importante que os pagamentos sejam feitos para que você não perca as vantagens do parcelamento de fatura.

Vantagens de parcelar a fatura

A grande vantagem em parcelar a fatura está em ter um valor fixo e mais baixo cobrado mês a mês. Após fechar o acordo, os juros se mantêm até o fim do pagamento.

Dessa forma, é possível se organizar financeiramente para quitar a dívida e até mesmo ter tempo para buscar uma renda extra e adiantar algumas parcelas.

Além disso, o parcelamento também evita o atraso e as cobranças de juros do rotativo do cartão, que podem chegar a 100% de juros.

No entanto, é melhor fazer um acordo com menos parcelas. Assim, você paga menos juros e consegue se livrar dessa dívida o quanto antes.

Desvantagens de parcelar a fatura

Apesar de contar com vantagens, parcelar a fatura apresenta desvantagens. Uma dos lados ruins é que fazer o parcelamento da fatura compromete o limite.

Também são cobradas taxas e juros mais altos, caso não cumpra o acordo e faça o pagamento das parcelas corretamente. 

Se o pagamento não for feito, você pode acabar negativado e diminuindo o seu score de crédito, além de sofrer algumas penalidades citadas no acordo. 

Por isso, é muito importante ver o parcelamento da fatura como um compromisso e não uma forma de continuar fazendo mais compras com o cartão de crédito. 

Monitore seu score com Foregon Premium

Com Foregon Premium você consegue acompanhar as variações do seu score de crédito todos os dias!

Além disso, você pode tirar suas dúvidas com um especialista, descobrir quem consultou seu CPF e entender o principal motivo que está impactando na sua pontuação. Monitore o seu score e fique por dentro:

  • Conte com dicas para melhorar sua pontuação;
  • Tenha disponível atendimento VIP de especialistas;
  • Acesso ao histórico de ações judiciais no seu nome;
  • Confira a situação do seu CPF junto à Receita Federal;
  • Seja notificado se seus dados vazarem na Dark Web;
  • Receba notificações em tempo real sobre alterações no seu score.

Perguntas Frequentes

Quando parcela a fatura o score cai?

Parcelar a fatura do cartão de crédito não afeta diretamente o score, mas se torna um indicativo de dificuldades financeiras. A queda no score pode ocorrer se a prática se tornar recorrente, indicando possíveis desafios no gerenciamento das finanças.

O que prejudica mais o score: pagar mínimo fatura do cartão de crédito ou parcelar?

Ambas as práticas podem impactar negativamente o score. Pagar o mínimo reflete dificuldades financeiras e pode acumular juros. Parcelar, embora não tenha efeito direto no score, indica necessidade de flexibilização no pagamento. A repetição de ambas as práticas é prejudicial.

O que acontece se eu parcelar a fatura do cartão de crédito?

Ao parcelar a fatura, você divide o valor total em prestações. Embora não afete imediatamente o score, mostra aos credores que você precisa de ajustes no pagamento. Certifique-se de entender os termos do parcelamento para evitar surpresas, como juros adicionais.

Compartilhe

Escrito por:

Sabrina Vansella
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon desde 2021, através da escrita busca melhorar a qualidade de vida das pessoas.