O cartão de crédito no planejamento financeiro é possível sim. Apesar do que muitos podem pensar, ele é um grande aliado. O problema é que ele é um produto usado, muitas vezes, de forma errada.

Caso você já tenha um cartão de crédito, deve saber o quanto ele te ajuda no dia a dia e na hora das compras. Para quem é controlado financeiramente falando, não é um problema a chegada da fatura.

Agora, aqueles que o usam como se fosse um dinheiro a mais na carteira, provavelmente sofrem na hora que o mês fecha.

O primeiro passo para fazer do cartão de crédito um aliado na sua organização é aprender a usá-lo e saber que ele é um facilitador e não um milagreiro. Então, que tal começar o seu planejamento?

Um bom planejamento financeiro tem poucas chances de falhar. Basicamente, ele serve para conhecer a suas finanças e como elas “andam” mensalmente.

Quem não tem um planejamento pode viver sempre na sorte. Mês no azul e mês no vermelho, fora aqueles que estão negativados por causa de um cartão.

Quer saber como tornar o cartão de crédito no herói das suas finanças? Então acompanhe as nossas dicas.

Boa leitura!

Cartão de crédito no planejamento financeiro é possível?

Você vai ver que é possível incluir o cartão de crédito no planejamento financeiro. Isso pode ser um trabalho fácil para algumas pessoas, e para outras, um pouco mais devagar.

Mas, sempre vai valer a pena usar o crédito ao seu favor. Já pensou uma vida financeira estável, controlada e ainda preparada para alguns imprevistos?

Vamos às dicas?

Flexibilidade no seu orçamento

cartão de crédito no planejamento financeiro

Com um cartão você consegue ter uma flexibilidade maior no seu orçamento. Além do dinheiro, você tem o crédito e débito para suas compras. Assim, é possível escolher o melhor meio de pagamento para cada situação.

O cartão de crédito facilita essa organização e flexibiliza o seu mês. Diferente do débito, você não tem o dinheiro descontado na hora e pode pagar somente no próximo mês.

Para que isso ocorra da melhor forma possível, é preciso ter consciência dos riscos e juros que a falta de compromisso com o pagamento envolve. Quem planeja, consegue facilmente saber se pode fazer uma compra agora e pagar no próximo mês.

Ainda falando em facilidade de pagamento e em incluir o cartão de crédito no planejamento financeiro, ele possibilita que você organize da melhor forma suas finanças.

Uma compra por exemplo, pode ter uma parte do valor descontada no débito e o restante no crédito. Isso pode ser feito caso você tenha um dinheiro no determinado mês e possa abater parte do preço já de cara.

Ou seja, no próximo mês, você vai pagar menos. E se planejado, será sem sufoco com acúmulo de outras parcelas ou compras não previstas.

Planeje seus gastos com o cartão

Se estamos falando em incluir o cartão de crédito no planejamento financeiro, é importante também planejar os seus gastos, ou melhor, a maneira como você o utiliza em suas compras.

Comece colocando um limite de gastos, onde ele não ultrapasse a sua renda mensal e ainda tenha uma boa folga, para os demais gastos e outros planos que venham a acontecer.

Você pode fazer isso de diferentes formas. Existem cartões de crédito em que é possível regular o seu limite. Determine o quanto pode gastar, evitando se endividar por não conseguir pagar.

Se isso não for possível com o seu cartão, faça no papel mesmo. Acompanhe seus gastos e procure não ultrapassar o que você estipulou no mês.

Depois de limitar as despesas, inclua o cartão de crédito em seus gastos fixos mensais em seu planejamento financeiro. Assim, junto com as contas de energia, água, escola, etc. as despesas com o crédito estarão organizadas.

Utilize os aplicativos do cartão

cartão de crédito no planejamento financeiro

A maioria dos cartões de crédito disponibilizam um aplicativo, que você pode ter em seu celular. Com isso, é possível acessar os serviços e faturas quando quiser.

Essa é outra maneira eficiente de colocar o cartão de crédito no planejamento financeiro pessoal. Isso porque é um ótimo meio para acompanhar os seus gastos, não deixando o valor ultrapassar o determinado.

Você elimina um tempão e um trabalho desnecessário de ir até uma agência para ter acesso ao extrato. Além de ver onde você fez suas compras, incluindo no planejamento, para saber quais compras podem ser cortadas ou pelo menos diminuídas no próximo mês.

Além desses benefícios, ter o aplicativo instalado em seu celular fica mais difícil esquecer de pagar a fatura do cartão de crédito. Normalmente é emitido um aviso de fechamento e dia do vencimento e você tem acesso a segunda via da conta na hora.

Escolha o cartão certo

Muitas pessoas se “enrolam” com o cartão de crédito justamente por não escolherem o certo para o seu perfil. E sim, existe um cartão mais adequado para você, não é tudo igual.

Para que seu planejamento dê certo e você utilize o cartão de crédito de forma consciente em suas compras, é recomendado escolher o “plástico” mais adequado ao seu perfil de gasto.

Por exemplo, se você pretende gastar um pouco a mais e pode arcar com isso, pode ser que um cartão de crédito com pontos ou milhas seja mais adequado para você.

Pontos, anuidade e loja

Os cartões com recompensa são melhores para gastos mais altos, já que geram mais pontos por compras. Se você é do tipo que procura economizar e baixar sua fatura, então esse pode não ser a melhor escolha.

Os cartões de crédito sem anuidade podem ser uma boa escolha para esse tipo de perfil. Você faz suas compras do dia a dia, pode parcelar e não tem que pagar a mais por isso.

Ou ainda se você é do tipo que tem uma loja preferida, pode solicitar o cartão daquele estabelecimento. Os benefícios vão de compras com desconto até o parcelamento em mais vezes sem juros.

Por isso é tão importante escolher o cartão adequado, não aquele que o banco te empurra e você nem conhece os benefícios, tarifas e juros.

Aqui na Foregon, por exemplo, você pode encontrar o que mais combina com o seu perfil, ver os detalhes e solicitar sem sair de casa. Clique e aqui e conheça!

Não se esqueça da fatura

cartão de crédito no planejamento financeiro

Todo o seu planejamento financeiro pode ser levado por água abaixo se você esquecer ou deixar de pagar a fatura do cartão de crédito. Se isso acontecer, é preciso arcar com juros, o chamado de rotativo.

Quem já entrou no rotativo sabe que a dívida pode ser grande e acabar virando uma bola de neve. O que antes era pequeno, se torna uma conta difícil de pagar.

Com as novas regras do rotativo, o cliente pode passar somente 30 dias no rotativo. Depois, o banco tem que oferecer um tipo de parcelamento diferente, com menos juros.

Mesmo assim, é possível se enrolar com uma nova dívida, além de que o parcelamento pode não ser tão vantajoso. Ou seja, o melhor é não esquecer a fatura!

Coloque aí na sua agenda, ative o aplicativo para que ele te lembre do vencimento, tudo ajuda!

Concentre os gastos

Você tem mais de um cartão? Então eleja um principal e deixe outro para determinados gastos. Assim, você tem mais controle e pode ter benefícios e pontos.

Para quem tem um cartão que gera pontos ou milhas, essa é a melhor dica. Escolha ele como prioridade para as suas compras e da família. Assim é possível juntar mais pontos em menos tempo, do que comprando em mais de um cartão.

E para quem está começando a se organizar, esse é mais um ótimo meio de incluir o cartão de crédito no planejamento financeiro. Fica bem mais fácil acompanhar e gerir as despesas com os gastos em um só lugar.

Caso tenha mais de um cartão, depois de eleger o principal para o seu dia a dia, você pode deixar o outro para despesas com o carro. Isso ajuda também no caso de algum gasto imprevisto comprometer o limite.

Disciplina com o cartão de crédito no planejamento financeiro

Nossa última dica é para que você consiga manter o plano financeiro em dia. A disciplina é importante para que tudo ande bem e suas metas sejam alcançadas.

Um cartão de crédito pode te passar a falsa sensação de dinheiro no bolso, que é possível comprar mesmo não tendo dinheiro, já que pagará no mês que vem.

Cartão de crédito necessita de cuidado redobrado. Lembre-se de fazer um aliado em sua vida!

Não deixe seu planejamento para depois!

cartão de crédito no planejamento financeiro

Aproveite para começar a fazer seu planejamento financeiro. Coloque tudo na ponta do lápis ou em uma planilha. Conheça suas finanças e pare de se perder nos gastos.

Você vai ver que conhecendo sua vida financeira será possível descobrir onde possivelmente você está errando, o que é possível cortar para que você viva melhor com o seu dinheiro.

Além disso, será possível incluir o cartão de crédito no orçamento e viver sem surpresas no final do mês.

Gostou das dicas? Escreva aqui para nós ao final da página nos comentários. Até logo!

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 voto(s), média: 5,00)
Loading...