Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como é cobrado o IOF no cartão de crédito

Por Guilherme GadelhaPublicado em

Já encontrou a sigla IOF na fatura do seu cartão de crédito, mas não sabe como essa cobrança funciona e nem o que isso significa? Então chegou ao lugar certo. Entenda agora mesmo porque essa tarifa é cobrada no seu cartão e esclareça todas as suas dúvidas a respeito desse assunto!

O que é IOF?

O IOF nada mais é do que um Imposto Sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro.

Sendo assim, quando você faz um empréstimo, compra dólares para viajar, realiza saques com o cartão de crédito ou faz algum investimento, o IOF é cobrado, podendo variar dependendo do tipo de operação.

Esse imposto funciona como uma espécie de termômetro da economia brasileira e da utilização de crédito no mercado, sendo uma grande fonte de arrecadação do Governo. Isso significa que quanto mais IOF arrecadado, mais operações financeiras ocorreram.

Apesar disso, nem sempre um maior índice de IOF significa economia em crescimento, até porque ele também inclui movimentações como empréstimos.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Em relação à tabela de alíquotas do IOF, é importante lembrar que ela pode ser alterada a qualquer momento, visto que sua regularização não depende de uma aprovação do Congresso Nacional.

Por que o IOF foi cobrado na fatura do meu cartão de crédito?

Se você encontrou a sigla IOF na fatura do seu cartão de crédito, saiba que essa cobrança não está relacionada às compras realizadas dentro do país, sejam elas parceladas ou não.

O IOF aparece na fatura do seu cartão de crédito somente quando você realiza algum tipo de ação que é considerada como uma "operação financeira".

Confira algumas situações em que o IOF pode ser cobrado no seu cartão de crédito:

  • Atraso no pagamento da fatura, porque o valor acumulado se torna uma dívida e vai para a linha de crédito rotativo, que é considerada uma operação financeira;
  • Compras no exterior, inclusive pela internet, sobre as quais incidem as taxas cambiais;
  • Pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito;
  • Financiamento da fatura do cartão de crédito;
  • Empréstimos pelo cartão de crédito;
  • Compras acima do limite do cartão;
  • Saques no cartão de crédito.

Atenção: o IOF não é uma taxa de juros, e sim um imposto cobrado por uma operação financeira realizada. Por exemplo, se você entrou no rotativo do cartão, saiba que: além dos juros cobrados pelo banco, você deverá pagar o IOF ao governo.

O valor, que pode variar de acordo com a operação, aparece no extrato da fatura do cartão de crédito e não é possível negociá-lo.

Qual é o valor do IOF hoje?

Como dissemos anteriormente, o valor do IOF pode variar de acordo com a operação financeira. Confira as alíquotas de 2022:

  • Compras internacionais com o cartão de crédito: 6,38% sobre o valor da compra;
  • Compras e vendas de moedas estrangeiras: 1,1% sobre o total;
  • Empréstimos e financiamentos: a alíquota varia entre 0,38% e 3,38%;
  • Operações de seguro: a taxa pode chegar até 25%.

Lembre-se: essas alíquotas podem mudar a qualquer momento, já que sua regularização não depende da aprovação do Congresso Nacional.

Como evitar a cobrança de IOF no cartão de crédito? Confira 6 dicas

Como o IOF é um imposto previsto por lei, é praticamente impossível evitá-lo por completo. No entanto, existem algumas alternativas que podem evitar a cobrança do IOF no cartão de crédito. Confira:

  • Realizar os pagamentos das faturas em dia;
  • Não parcelar faturas do cartão de crédito;
  • Não cair no cheque especial;
  • Evitar a realização de saques na função crédito;
  • Pagar o valor integral da fatura;
  • Não pegar empréstimos com cartão.

Você também pode conseguir alguns descontos no imposto de algumas operações realizadas, adiantando as parcelas de um financiamento ou empréstimo, por exemplo.

Conclusão

E aí? Descomplicamos o IOF no cartão de crédito? Esperamos que sim!

Quando o assunto é finanças, é sempre importante checar todas as taxas inclusas nos produtos que você adquire. Em relação aos empréstimos, você já ouviu falar no Custo Efetivo Total? Confira o conteúdo que separamos especialmente para você e entenda exatamente como essa cobrança funciona!

Perguntas Frequentes

Quanto é o IOF no cartão de crédito?

A taxa do IOF no cartão de crédito pode variar de acordo com a operação financeira realizada. Por exemplo, se você fizer compras internacionais com o cartão, a alíquota cobrada será de 6,38% sobre o valor total da compra. Por outro lado, se realizar saques ou empréstimos na função crédito, o valor do IOF poderá mudar. De toda forma, a quantia cobrada aparecerá na fatura do seu cartão.

Como não pagar o IOF no cartão?

Para evitar a cobrança de IOF no cartão de crédito, você deve: manter as faturas em dia, sempre pagando o valor integral; não cair no cheque especial; e evitar a realização de saques e empréstimos na função crédito.

Qual é o valor do IOF 2022?

Para compras internacionais com o cartão de crédito, o valor do IOF é de 6,38%; para compras e vendas de moedas estrangeiras, a alíquota é de 1,1% sobre o valor total; para empréstimos e financiamentos, o valor varia entre 0,38% e 3,38%; e em casos de operação de seguro, a taxa pode chegar até 25%.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Guilherme Gadelha

Publicitário e Redator na Foregon. Gosta do universo financeiro e tem a escrita como hobby e profissão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Cartão Pão de Açúcar: benefícios e como solicitar

O que é anuidade do cartão de crédito?

Recarga com cartão de crédito: como fazer?

Veja qual cartão de crédito para CNPJ oferece mais benefícios

Os principais motivos que fazem as pessoas desistirem de solicitar um cartão

Crédito e débito: entenda a diferença e saiba qual é mais vantajoso

C6 Bank tem cartão de crédito para negativado? Confira

Apelido do cartão: entenda o que é e como cadastrar