Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

IOF Cartão de Crédito: o que é e como o Imposto é Cobrado

Escrito por Guilherme Gadelha

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Já encontrou a sigla IOF na fatura do seu cartão de crédito, mas não sabe como essa cobrança funciona e nem o que isso significa? Então chegou ao lugar certo. Entenda agora mesmo porque esse imposto é cobrado no seu cartão e esclareça todas as suas dúvidas a respeito desse assunto!

O que você procura?

O que é IOF?

O IOF é a sigla para: Imposto Sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro.

Sendo assim, quando você faz um empréstimo, compra dólares para viajar, realiza saques com o cartão de crédito ou faz algum investimento, o IOF é cobrado, podendo variar dependendo do tipo de operação.

Esse imposto funciona como uma espécie de termômetro da economia brasileira e da utilização de crédito no mercado, sendo uma grande fonte de arrecadação do Governo. Isso significa que quanto mais IOF arrecadado, mais operações financeiras ocorreram.

Apesar disso, nem sempre um maior índice de IOF significa economia em crescimento, até porque ele também inclui movimentações como empréstimos.

Em relação à tabela de alíquotas do IOF, é importante lembrar que ela pode ser alterada a qualquer momento, visto que sua regularização não depende de uma aprovação do Congresso Nacional.

Qual o valor do IOF no cartão de crédito?

Se você encontrou a sigla IOF na fatura do seu cartão de crédito, saiba que essa cobrança não está relacionada às compras realizadas dentro do país, sejam elas parceladas ou não. Muitas pessoas acabam confundindo, mas o IOF no cartão de crédito não é uma taxa ou tarifa.

A cobrança de IOF aparece na fatura do seu cartão de crédito somente quando você realiza algum tipo de ação que é considerada como uma "operação financeira".

Confira algumas situações em que o IOF pode ser cobrado no seu cartão de crédito:

  • Atraso no pagamento da fatura, porque o valor acumulado se torna uma dívida e vai para a linha de crédito rotativo, que é considerada uma operação financeira;
  • Compras no exterior, inclusive pela internet, sobre as quais incidem as taxas cambiais;
  • Pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito;
  • Financiamento da fatura do cartão de crédito;
  • Empréstimos pelo cartão de crédito;
  • Compras acima do limite do cartão;
  • Saques no cartão de crédito.

Atenção: o IOF não é uma taxa de juros, e sim um imposto cobrado por uma operação financeira realizada. Por exemplo, se você entrou no rotativo do cartão, saiba que: além dos juros cobrados pelo banco, você deverá pagar o IOF ao governo.

O valor, que pode variar de acordo com a operação, aparece no extrato da fatura do cartão de crédito e não é possível negociá-lo.

Qual é o valor do IOF hoje? Tabela do imposto 2022

Como dissemos anteriormente, o valor do IOF pode variar de acordo com a operação financeira. Confira as alíquotas de 2022:

Operação Alíquota  do IOF
Compras internacionais no cartão de crédito 6,38%
Rotativo do cartão de crédito 0,38% + 0,01118% ao dia
Cheque especial 0,38% + 0,01118% ao dia
Crédito pessoal 0,38% + 0,01118% ao dia
Empréstimo consignado 0,38% + 0,01118% ao dia
Financiamento aquisição de imóveis não residenciais 0,38% + 0,01118% ao dia
Seguro de vida e acidentes pessoais 0,38%
Seguro de bens 7,38%
Envio de recursos do exterior para o Brasil 0,38%
Envio de recursos do Brasil para o exterior 1,1% (mesma titularidade) ou 0,38% (titularidades diferentes)
Compra de moeda estrangeira 1,10%

Lembre-se: essas alíquotas podem mudar a qualquer momento, já que sua regularização não depende da aprovação do Congresso Nacional.

Como evitar a cobrança de IOF no cartão de crédito? Confira 6 dicas

Como o IOF é um imposto previsto por lei, é praticamente impossível evitá-lo por completo. No entanto, existem algumas alternativas que podem evitar a cobrança do IOF no cartão de crédito. Confira:

  • Realizar os pagamentos das faturas em dia;
  • Não parcelar faturas do cartão de crédito;
  • Não cair no cheque especial;
  • Evitar a realização de saques na função crédito;
  • Pagar o valor integral da fatura;
  • Não pegar empréstimos com cartão.

Você também pode conseguir alguns descontos no imposto de algumas operações realizadas, adiantando as parcelas de um financiamento ou empréstimo, por exemplo.

Conclusão

E aí? Descomplicamos o IOF no cartão de crédito? Esperamos que sim!

Quando o assunto é finanças, é sempre importante checar todas as taxas inclusas nos produtos que você adquire. Em relação aos empréstimos, você já ouviu falar no Custo Efetivo Total? Confira o conteúdo que separamos especialmente para você e entenda exatamente como essa cobrança funciona!

  • O que é Custo Efetivo Total (CET)?

Perguntas Frequentes

Quanto é o IOF no cartão de crédito?

A taxa do IOF no cartão de crédito pode variar de acordo com a operação financeira realizada. Por exemplo, se você fizer compras internacionais com o cartão, a alíquota cobrada será de 6,38% sobre o valor total da compra. Por outro lado, se realizar saques ou empréstimos na função crédito, o valor do IOF poderá mudar. De toda forma, a quantia cobrada aparecerá na fatura do seu cartão.

Como não pagar o IOF no cartão?

Para evitar a cobrança de IOF no cartão de crédito, você deve: manter as faturas em dia, sempre pagando o valor integral; não cair no cheque especial; e evitar a realização de saques e empréstimos na função crédito.

Qual é o valor do IOF 2022?

Para compras internacionais com o cartão de crédito, o valor do IOF é de 6,38%; para compras e vendas de moedas estrangeiras, a alíquota é de 1,1% sobre o valor total; para empréstimos e financiamentos, o valor varia entre 0,38% e 3,38%; e em casos de operação de seguro, a taxa pode chegar até 25%.

Compartilhe

Escrito por:

Guilherme Gadelha
Redator júnior

Ex-colunista da Foregon.