Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como fazer o cartão virtual do SUS pela internet

Por Leonardo JacominiPublicado em

Descubra como aumentar suas chances de aprovação e outras dicas

Cadastre-se grátis para receber, dicas de produtos financeiros, recomendações, ofertas e muito mais:
Ao continuar você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Enviado!

Seus dados foram enviados com sucesso!

Como fazer o cartão do SUS pela internet

Para ter atendimento médico no sistema público de saúde, o cidadão tem acesso ao Sistema Único de Saúde, o SUS. Agora, para o paciente ser atendido, é obrigatória a apresentação do cartão. Se você perdeu o seu cartão físico, pode solicitar um cartão virtual do SUS pela internet.

Cartão Nacional de Saúde (CNS)

O cartão Nacional de Saúde (CNS), foi criado para unificar o sistema de saúde pública e criar um banco de dados com os registros de todas as informações sobre o paciente. É muito importante possuir o cartão, uma vez que o atendimento não emergencial é feito depois da apresentação deste. Além de clínicas e planos de saúde exigirem o documento.

Muitas pessoas não sabem, mas podem solicitar uma via virtual do cartão do SUS online, através do aplicativo Conecte SUS.

Como emitir o cartão virtual do SUS pela internet?

Existem duas maneiras de emitir o seu cartão virtual do SUS pela internet: através do site ou aplicativo. Depois da emissão você pode baixar o arquivo, imprimir e plastificar para deixar na sua carteira. Se preferir, a versão também ficará salva no aplicativo e pode ser usada a qualquer momento de forma digital. Abaixo vamos ensiná-lo como realizar esse processo:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Emitir cartão virtual do SUS pelo App

  1. Baixe o App Conecte SUS (Android e iOS);
  2. Na tela inicial, clique em "Começar";
  3. Em seguida, selecione o botão "Entrar";
  4. Insira seu CPF e senha do acesso Gov.br;
  5. Caso não possua conta no Gov.br, clique em "Criar conta";
  6. Aceite os termos de uso para acessar o App;
  7. Ao entrar no App, você irá se deparar com um botão laranja, localizado no canto inferior direito da tela, então, clique nele;
  8. O seu cartão virtual do SUS aparecerá na tela, então, basta clicar no ícone de "Download" representado por uma flecha apontada para cima e pronto!

O seu cartão virtual do SUS será baixado no seu celular e poderá substituir o cartão físico, Muito mais praticidade, não é mesmo?

Emitir cartão virtual do SUS pelo site

  1. Entre no site Conecte SUS;
  2. Clique em "Entrar";
  3. Insira seu CPF e senha do acesso Gov.br;
  4. Caso não possua conta no Gov.br, clique em "Criar conta";
  5. Ao entrar no site, clique no botão laranja localizado no canto inferior direito da sua tela;
  6.  O seu cartão digital do SUS aparecerá na tela, então, basta clicar no ícone de "Download" representado por uma flecha apontada para cima e pronto!

O cartão virtual será baixado no seu computador e então poderá ser utilizado para substituir o físico.

Vale enfatizar que o cartão virtual do SUS só pode ser emitido pela internet quando o cidadão já tiver feito o cartão físico.

Portanto, se você ainda não possui o cartão físico do SUS, saiba que esse processo só pode ser feito presencialmente. Para isso, dirija-se até um Estabelecimento de Saúde ou Posto de Saúde mais próximo com RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de endereço em mãos.

Como emitir segunda via do cartão SUS?

A segunda via do cartão SUS pode ser emitida online, através do App ou site ConecteSUS. Para isso, basta seguir o passo a passo que foi apresentado logo acima.

Se preferir, você também pode emitir a 2ª via no posto de saúde mais próximo da sua casa. Para isso, basta comparecer em uma unidade com o RG, CPF e comprovante de residência em mãos.

Perguntas frequentes (FAQ)

O cartão virtual do SUS substitui o físico?

Sim, ao emitir o seu cartão virtual você poderá utilizá-lo no lugar do físico, já que os dois possuem a mesma validade e são ligados ao mesmo CPF

O que é o número do cartão do SUS?

O número do cartão do SUS é utilizado para registrar todos seus dados, como consultas, vacinação, etc. Ele possui 15 dígitos e vem registrado no cartão físico e virtual.

Posso imprimir o cartão virtual do SUS?

Sim! Ao fazer o download do cartão virtual pelo App ou site, você poderá imprimi-lo e plastificar. Porém, ele também pode ser utilizado normalmente de forma virtual.

Como fazer cartão virtual do SUS pelo celular?

Você pode emitir o seu cartão virtual do SUS pelo App Conecte SUS, disponível para Android e iOS.

O que é o número do cartão do SUS?

É uma sequência de 15 números, que permite a identificação de cidadãos brasileiros ao usar os serviços públicos de saúde do país.

Como conseguir número do cartão do SUS?

Os números do seu cartão SUS ficam disponíveis na parte da frente do cartão. Mas se você não está com o cartão em mãos, pode emitir o virtual, através do site ou App Conecte SUS.

O que é o número do CNS?

É o número do seu Cartão Nacional de Saúde, o cartão SUS.

Descomplicamos?

Tem alguma dúvida ou sugestão para nós? Deixe nos comentário e até breve.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Leonardo Jacomini

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa. - Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

BBB22: quanto custa e como assinar o pay-per-view?

Aprenda organizar seu dinheiro com o Finanças+ do BTG+

IPTU 2022: saiba quais são os aumentos e descontos para algumas capitais do país

Como saber se estão usando o meu CPF indevidamente? O que fazer?

Conheça o Visa Checkout: um jeito rápido e seguro de pagar online

O que é taxa de manutenção de conta corrente?

CPF Protegido: tudo sobre o monitoramento de CPF da Foregon

Marketplace ou e-commerce: por onde devo começar a vender?