Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

SPC Alerta de Documentos: o que é e como funciona?

Por Janaína TavaresPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) é um dos birôs de crédito mais conhecidos no Brasil por oferecer a consulta de CPF. No entanto, essa empresa também disponibiliza outros recursos para o consumidor, como é o caso do SPC Alerta de Documentos.

Essa é uma das ferramentas do SPC que você pode usar totalmente de graça. Para saber mais informações a respeito dela, basta continuar a leitura do nosso artigo.

O que você procura?

Como funciona o SPC Alerta de Documentos?

O SPC Alertas de Documentos foi criado para proporcionar mais segurança para os consumidores brasileiros.

Portanto, em casos de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais (CPF, CNPJ, certidão de nascimento, passaporte, cheques, cartões de crédito, entre outros), você pode informar os estabelecimentos comerciais a respeito dessa situação.

Dessa forma, você se previne contra possíveis fraudes que possam usar o seu nome. Além disso, ao utilizar o SPC Alerta de Documentos, as empresas ficam cientes desse problema e podem evitar qualquer tipo de transtorno causado por golpistas.

Conheça o SPC Avisa

Outra ferramenta desse birô de crédito que pode ser útil para você é o SPC Avisa. Com ele, é possível monitorar seus documentos, o que garante ainda mais a proteção do titular do documento e do empresário que concede crédito.

Mas, diferente do SPC Alerta de Documentos, este serviço é pago. Então, ao contratá-lo, você pode ser avisado em até 24 horas, por e-mail ou SMS, sobre qualquer movimentação suspeita em seu documento.

Como usar o SPC Alerta de Documentos?

Se você precisa usar esse serviço, terá que seguir o passo a passo indicado:

  1. Primeiro, compareça até um posto de atendimento do SPC Brasil com o boletim de ocorrência em mãos;
  2. Encontre o posto de atendimento do SPC Brasil mais próximo de sua residência, clicando aqui;
  3. Ao chegar no local, é só informar sobre a perda, roubo, furto ou extravio do documento pessoal;
  4. Pronto! Seu registro ficará cadastrado no banco de dados do birô de crédito.

Como falar com o SPC Brasil?

Para mais informações, veja quais são os canais de comunicação do SPC Brasil:

Score Grátis é na Foregon!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe

Escrito por:

Janaína Tavares
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.