Como quitar seu financiamento imobiliário com o consórcio?
Você sabia que a carta de crédito do consórcio pode ser utilizada para abater no seu financiamento imobiliário?

O consórcio se trata de uma compra programada e, por ser um autofinanciamento, possibilita que o consumidor compre um bem sem pagar juros. Já o financiamento funciona como uma contratação de crédito por meio de uma instituição financeira, porém, os juros costumam ser bem altos e podem dificultar a quitação das parcelas.
Se você financiou um imóvel e o valor das parcelas apertaram, a carta de crédito do consórcio pode ser utilizada para quitar o seu financiamento. Vamos ver como?
O que você procura?
O que é carta de crédito?
A carta de crédito é o valor necessário para adquirir um bem ou serviço. Já o consórcio é uma forma de adquirir um bem, pagando juntamente com um grupo, parcelas mensais.
No caso do consórcio, o bem só é adquirido após o pagamento de todas as parcelas, porém, mensalmente são feitos sorteios em que, o contemplado pode levar a carta de crédito antes do contrato acabar.
Por isso, quando o participante é sorteado ou dá o lance, ele pode utilizar esse recurso liberado para quitar seu financiamento.
Regras
A quitação de financiamento com o consórcio é regulamentada por lei e, por isso, possui algumas regras, veja quais são elas:
- O valor do consórcio deve ser igual ou maior do que o valor para abater o financiamento;
- Consórcio só pode ser utilizado para quitar o mesmo tipo de bem a que se relaciona. Dessa forma, o consórcio de imóvel só pode ser usado para abater financiamento imobiliário;
- Para abater no valor do financiamento, é necessário que o consórcio tenha sido feito após o ano de 2009;
- Ambas as partes devem concordar em usar o consórcio para abater o financiamento imobiliário;
- O consorciado não pode ter pendências financeiras nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Vale a pena quitar o financiamento imobiliário com consórcio?
Ao quitar um financiamento com a carta de crédito do consórcio imobiliário, você evita de pagar os juros das próximas parcelas. Funciona como uma troca dos altos juros do financiamento, pela baixa taxa de administração do consócio, por isso, pode ser uma ótima alternativa.
Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário