Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como transformar dívidas em dinheiro?

Escrito por Janaína Tavares

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O acúmulo de dívidas pode ser muito prejudicial para suas finanças pessoais e ainda atrapalha na realização de sonhos e metas. Por isso, é essencial saber como lidar com esses débitos da melhor maneira possível. Sendo assim, neste artigo, vamos te mostrar como fazer isso e ainda transformar as dívidas em dinheiro para o seu bolso.

O que você procura?

Entenda o valor total das dívidas

O primeiro passo dessa jornada é compreender quais são os débitos acumulados que você possui. Portanto, liste todas as dívidas de um modo que possa identificar a urgência de pagamento de cada uma delas.

Lembre-se que a prioridade deve ser quitar as contas que possuem as maiores taxas de juros como, por exemplo, cheque especial ou cartão de crédito.

Estabeleça suas metas mensais de economia

Para transformar as dívidas em dinheiro, você também precisa definir uma estratégia para quitar os débitos mais urgentes e não recorrer à linhas de crédito que podem comprometer ainda mais sua vida financeira

Ao fazer isso, depois você já consegue definir quais gastos do seu dia a dia pode cortar para trazer uma economia a mais para o seu bolso.

Vale destacar que se essa atitude vira um hábito, a possibilidade de contrair novos débitos é menor e você já consegue visualizar uma quantidade maior de dinheiro no final do mês.

Negocie diretamente com os credores

Uma forma eficaz de lidar com os débitos é negociar esses valores diretamente com a empresa ou banco que você adquiriu a dívida.

Contudo, só faça isso depois de entender quais são exatamente as dívidas e sua capacidade de pagamento mensal. Sabendo disso, fica muito mais fácil de negociar com as instituições credoras.

Então, quando estiver pronto para começar as negociações, estabeleça um limite de quanto dos seus ganhos você pode destinar aos débitos. Solicite uma uma proposta de pagamento, avalie as condições oferecidas pelo credor e deixe tudo alinhado no seu orçamento para que nada fuja do seu controle.

Busque trocar dívidas caras por mais baratas

Não deu certo a negociação com o credor? Mesmo assim, ainda é possível encontrar uma solução para pagar as dívidas e ainda transformá-las em economia para o seu bolso, ou seja, em dinheiro.

Nesse caso, você pode optar pela portabilidade de crédito. Isso significa que você, enquanto consumidor, tem o direito de procurar por uma instituição que ofereça melhores condições de pagamento e, consequentemente, transferir a dívida para esse banco.

No entanto, isso só vale a pena caso a nova instituição disponibilize vantagens para sua atual situação financeira. Se compensar, você vai ter a acesso a taxas menores de juros e vai poder quitar as suas dívidas com mais tranquilidade.

Comece a investir o dinheiro que sobra

Com os débitos em dia e uma vida financeira mais equilibrada, chegou o momento de você começar a investir aquele dinheiro, fruto de sua economia ao pagar as dívidas.

Portanto, você pode escolher guardar o seu dinheiro numa poupança, além de ir mais fundo e investir o dinheiro em opções de renda fixa ou variável. Para entender mais a respeito desse assunto, leia o seguinte artigo:

Conteúdos que você conhecer

Agora que você sabe como transformar suas dívidas em dinheiro, separamos alguns textos que podem complementar sua leitura:

Descomplicamos?

Esperamos que sim. Qualquer pergunta ou sugestão, envie aqui para que possamos te responder. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Janaína Tavares
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.