Como usar os pontos do cartão de crédito?

Você tem um cartão que te dá pontos a cada compra? Então saber usá-lo é essencial! Se você ainda tem dúvidas, é hora de acabar com elas e saber como usar os pontos do cartão de crédito, senão, irá jogar dinheiro fora.

Você pode ter parado aqui porque tem intenções de solicitar um cartão para poder acumular pontos e trocar por benefícios. Pois bem, nós ajudaremos você também, querido(a) leitor(a).

Aí você pergunta: Foregon, o que é cartão com pontos? O que eu faço com eles? Todos os cartões têm pontuação? Ufa, com calma eu te explico, vamos lá!

O cartão com pontos é um meio de gastar dinheiro, mas receber algo em troca. Assim, você faz uma compra e acumula pontos, podendo trocar por milhas aéreas, ou seja, passagens para viajar, hotéis, jantares e muito mais.

Os cartões trabalham com pontuação a cada dólar gasto. Eles podem oferecer de 1 a 2,5 pontos em média. Hoje seria preciso gastar R$3,30, no caso de seu cartão oferecer 1 ponto por dólar (preço do dólar em 15/02/2018).

Para saber ao certo a quantidade de pontos que seu cartão de crédito oferece, fique por dentro do site dele, lá você pode tirar todas as dúvidas sobre os pontos a cada compra.

Nem todos os cartões de crédito oferecem pontos. Então, se você pretende ter um cartão para fazer suas compras e ganhar pontos para depois trocar por passagens, procure por aqueles que oferecem o programa de recompensas. No final desse post, nós vamos te dar uma lista com os melhores cartões com pontuação. Agora que você vai saber tudo sobre como usar os pontos do cartão de crédito, que tal pensar em um?

O que eu pago por usar um cartão que oferece pontos?

Vamos com calma. Antes de sair solicitando um novo cartão para começar a acumular pontos, saiba o que você paga para ter o benefício (tava muito bom). Geralmente, os cartões de crédito com pontuação têm anuidades mais caras.

Aí vai depender de você, mais especificamente do seu consumo no cartão. Se você é uma pessoa que não gasta muito, só faz compras do dia a dia, pode não compensar este tipo de cartão. Agora, se você compra tudo no cartão e tem um gasto generoso, o cartão com pontos pode ser um aliado no seu lazer.

Por isso os cartões que não possuem anuidade não contam com programas de pontuação ou para atingir uma pontuação considerável é preciso um gasto (bem) maior, assim como o Nubank rewards.

Como usar os pontos do cartão de crédito?

Passou bastante o cartão na maquininha? Pontos juntados? E agora, faço o que com esses pontos? –  Depende do que você pretende!

Você deve escolher um clube de fidelidade. Seu cartão já pode ser direcionado, como os cartões com milhas aéreas. Então, é só transferir seus pontos do cartão para o programa. Em alguns cartões de crédito, essa transferência é feita automaticamente.

Se você tem um cartão que te dá pontos, mas não é direcionado a nenhuma categoria, aí voltamos ao clube de fidelidade. Saiba que para transferir seus pontos para esses clubes, você pode se deparar com alguma taxa, que, dependendo do valor pode valer a pena pela quantidade da pontuação.

Para saber dos valores e fazer a troca de seus pontos, acesse o site do seu cartão de crédito. Lá todas as informações estarão a sua disposição de uma maneira fácil e intuitiva. Ficou com dúvidas, ligue para o banco, se tiver conta em agência, fale com o gerente, o importante é não ter dúvidas quanto ao seu dinheiro.

E falando em dinheiro, fique atento a validade de seus pontos, eles também expiram (momento para respirar fundo). Foi-se dinheiro para o lixo, você perdeu seus benefícios, já que paga anuidade. Sempre fique de olho nas datas.

Se programe

E falando em datas, quando você pretende resgatar seus pontos para transformá-los em milhas? Um dia antes de comprar as passagens? Se respondeu sim, merece um puxão de orelha (leve, mas merece).

A transferência de pontos do cartão para o clube de fidelidade ou qualquer programa, pode levar até 7 dias úteis, então programe-se para não chegar o dia de comprar as passagens e ainda não ter caído os pontos na sua conta.

Clube de fidelidade

Como adiantei nesse post, existem alguns programas que oferecem o cartão que junta pontos para um determinado fim. Os mais conhecidos são: Tudo Azul, Smiles e Multiplus. Os dois primeiros são voltados para milhas aéreas, já o último, são diversos produtos que podem ser adquiridos por pontos.

Então fique ligado. Se o seu perfil não se encaixa com um cartão com pontuação, não vale a pena solicita-lo pois, existem outros que ajudam nas compras sem correr o risco de oferecer um serviço e não ser aproveitado.

Quer conhecer os cartões com pontuação, renda mínima exigida e anuidade?

E aí, aprendeu como usar os pontos do cartão de crédito? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!