Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Funciona os Pontos do Cartão de Crédito?

Escrito por Leonardo Jacomini

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Você tem um cartão que te dá pontos a cada compra? Então saber usá-lo é essencial! Se você ainda tem dúvidas, é hora de acabar com elas e saber como usar os pontos do cartão de crédito, senão, irá jogar dinheiro fora.

Você pode ter parado aqui porque tem intenções de solicitar um cartão para poder acumular pontos e trocar por benefícios. Pois bem, nós ajudaremos você também, querido(a) leitor(a).

O que você procura?

O que é cartão de crédito com pontos?

O cartão de crédito com pontos é aquele que permite aos usuários acumular pontos por meio de suas compras. Esses pontos podem ser trocados por benefícios como descontos em produtos, milhas aéreas, ingressos de cinema, entre outros. Com esse tipo de cartão, você pode ganhar recompensas ao mesmo tempo em que o utiliza para fazer compras do dia a dia.

Como funciona o sistema de pontos no cartão de crédito?

O sistema de pontos do cartão de crédito funciona através de um programa de recompensas oferecido pela instituição financeira. Cada compra realizada com o cartão de crédito acumula uma certa quantidade de pontos, que podem ser trocados por benefícios como milhas aéreas, produtos, serviços ou descontos em estabelecimentos parceiros.

A quantidade de pontos acumulados varia de acordo com o valor da compra e as regras estabelecidas pelo programa de recompensas. Algumas instituições financeiras oferecem cartões com pontuações diferenciadas para determinadas categorias de gastos, como alimentação, combustível, viagens, entre outros.

É importante estar atento às condições e limitações do programa de recompensas para aproveitar ao máximo as vantagens oferecidas pelo cartão de crédito.

O que eu pago por usar um cartão que oferece pontos?

Vamos com calma. Antes de sair solicitando um novo cartão para começar a acumular pontos, saiba o que você pode ter que pagar para ter o benefício. Geralmente, os cartões de crédito com pontuação têm anuidade mais cara.

Aí vai depender de você, mais especificamente do seu consumo no cartão. Se você é uma pessoa que não gasta muito, só faz compras do dia a dia, pode não compensar este tipo de cartão. Agora, se você compra tudo no cartão e tem um gasto generoso, o cartão com pontos pode ser um aliado para ganho de pontos.

Por isso, a maioria dos cartões que não possuem anuidade não contam com programas de pontuação ou para atingir uma pontuação considerável é preciso um gasto (bem) maior, assim como o Nubank rewards.

Como usar os pontos do cartão de crédito?

Passou bastante o cartão na maquininha? Pontos juntados? E agora, faço o que com esses pontos? –  Depende do que você pretende!

Você deve escolher um clube de fidelidade. Seu cartão já pode ser direcionado, como os cartões com milhas aéreas. Então, é só transferir seus pontos do cartão para o programa. Em alguns cartões de crédito, essa transferência é feita automaticamente.

Se você tem um cartão que te dá pontos, mas não é direcionado a nenhuma categoria, aí voltamos ao clube de fidelidade. Saiba que para transferir seus pontos para esses clubes, você pode se deparar com alguma taxa, que, dependendo do valor pode valer a pena pela quantidade da pontuação.

Para saber dos valores e fazer a troca de seus pontos, acesse o site do seu cartão de crédito. Lá todas as informações estarão a sua disposição de uma maneira fácil e intuitiva. Ficou com dúvidas, ligue para o banco, se tiver conta em agência, fale com o gerente, o importante é não ter dúvidas quanto ao seu dinheiro.

E falando em dinheiro, fique atento a validade de seus pontos, eles também expiram (momento para respirar fundo). Foi-se dinheiro para o lixo, você perdeu seus benefícios, já que paga anuidade. Sempre fique de olho nas datas.

Se programe

E falando em datas, quando você pretende resgatar seus pontos para transformá-los em milhas? Um dia antes de comprar as passagens? Se respondeu sim, merece um puxão de orelha (leve, mas merece).

A transferência de pontos do cartão para o clube de fidelidade ou qualquer programa, pode levar até 7 dias úteis, então programe-se para não chegar o dia de comprar as passagens e ainda não ter caído os pontos na sua conta.

Clube de fidelidade

Como adiantei nesse post, existem alguns programas que oferecem o cartão que junta pontos para um determinado fim. Os mais conhecidos são: Tudo Azul, Smiles e Multiplus. Os dois primeiros são voltados para milhas aéreas, já o último, são diversos produtos que podem ser adquiridos por pontos.

Então fique ligado. Se o seu perfil não se encaixa com um cartão com pontuação, não vale a pena solicita-lo pois, existem outros que ajudam nas compras sem correr o risco de oferecer um serviço e não ser aproveitado.

Outras formas de acumular pontos

Se você não tem um cartão de crédito que pontua, saiba que é possível acumular pontos de outras maneiras, como fazendo pagamentos com a carteira digital Samsung, que oferece pontos no Samsung Rewards.

Além disso, existem programas de fidelidade que também oferecem pontos de acordo com seus gastos nos estabelecimentos parceiros, como os programas de pontos do postos de combustíveis.

Leia também: Como Cancelar o Clube Smiles? [Passo a Passo]

Quer um cartão com pontos?

Quer conhecer os cartões com pontuação, renda mínima exigida e anuidade? Se você está em busca de um cartão de crédito com benefícios para o seu dia a dia, trabalho ou viagens, saiba que existem opções no mercado para cada tipo de pessoa.

No site da Foregon você consulta seu score de crédito gratuitamente e, a partir da sua pontuação, nós indicamos os melhores cartões de crédito para seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

E aí, aprendeu como usar os pontos do cartão de crédito? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Leonardo Jacomini
Redator

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa.- Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -