Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Conheça a história do Serasa e Boa Vista

Por Camila SilveiraPublicado em

Os órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e Boa Vista, têm como principal função armazenar as informações dos consumidores e empresas brasileiras para ajudá-los nas decisões que envolvem a concessão de crédito. Neste artigo, você vai conhecer melhor a história dessas duas empresas e entender detalhadamente como elas funcionam.

Conheça a história do SerasaBoa Vista

Serasa

Criado pela Federação Brasileira dos Bancos no ano de 1968, o Serasa, no início, tinha como função reunir informações dos consumidores brasileiros que pagavam suas contas em dia e dos que não possuíam esse hábito.

Consequentemente, o Serasa acabou se tornando uma empresa de proteção ao crédito e adquirida pelo grupo irlandês Experian no ano de 2007. Hoje, também é responsável por oferecer serviços financeiros para os consumidores do país.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Boa Vista

Precursora do Cadastro Positivo, a Boa Vista foi criado há mais de 60 anos, como Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), e hoje, assim como o Serasa, coopera com a "sustentabilidade econômica" dos brasileiros através de iniciativas, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas.

Entenda como o Serasa e a Boa Vista funcionam

O Serasa e a Boa Vista funcionam como um centro de trocas: oferecem informações sobre o comportamento de crédito das pessoas e, a partir disso, as empresas avaliam se devem conceder crédito, como empréstimos, financiamentos, cartões de crédito ou limites mais altos, aos consumidores.

Para elaborar esse banco de dados sobre as pessoas e empresas, os órgãos de proteção ao crédito coletam informações com os credores como lojas, instituições bancárias e bandeiras de cartões e, também, com fontes públicas. Dessa forma, eles passam a ter acesso ao histórico de crédito de quem está interessado em solicitar crédito.

Sendo assim, as empresas de crédito compilam essas informações que podem ser tanto de pessoas físicas como de pessoas jurídicas e divulgam para as instituições interessadas. As informações vão desde dados sobre os pagamentos de empréstimos e pendências judiciais até possíveis falências.

Por que empresas como o Serasa e a Boa Vista são importantes?

É de extrema importância que as empresas de crédito existam, pois elas trazem mais transparência para a relação entre o credor e consumidor, usando informações que auxiliam na tomada de decisão de crédito.

Por meio desse trabalho, as instituições financeiras avaliam se devem manter ou aumentar os níveis de empréstimo.

Além disso, os bureaus de crédito, como o Serasa e Boa Vista, ajudam a reduzir as taxas de inadimplência e, como resultado, fazem com que instituições financeiras cobrem juros menores nos empréstimos.

Os comércios varejistas e empresas em geral também se beneficiam desse serviço, pois os bureaus de crédito ajudam a minimizar os prejuízos causados pela inadimplência.

Por exemplo: se existem muitos mau pagadores na cartela de clientes em um negócio, muitos prejuízos financeiros podem surgir e, consequentemente, a companhia atrasará o pagamento de fornecedores e funcionários, que também não poderão quitar suas dívidas, formando um ciclo vicioso.

Portanto, podemos afirmar que os órgãos de proteção ao crédito auxiliam na manutenção da economia, controlando a inadimplência da sociedade em geral.

Perguntas frequentes

Qual é a diferença entre o Serasa e Boa Vista?

Embora o Serasa e Boa Vista tenham a mesma função de criar um banco de dados de pessoas que possuem dívidas atrasadas, existe uma diferença entre as duas empresas: a maneira em que as informações são coletadas e distribuídas.

O que é Boa Vista Consumidor Positivo?

O portal Consumidor Positivo da Boa Vista SCPC permite que o consumidor brasileiro verifique se seu nome ou CPF possui alguma pendência financeira, se previna contra fraudes informando a perda, roubo ou furto de documentos e cheques, conheça seu score de crédito e se atualize com dicas de educação financeira.

Para que serve o site Boa Vista?

Com o site Boa Vista, o consumidor brasileiro pode consultar seu score de crédito, conferir artigos sobre educação financeira, verificar se seu nome tem alguma pendência financeira e, até mesmo, informar possíveis acontecimentos de perda, roubo ou furto de documentos e cheques.

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe um comentário para nós. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Confira o ranking das 100 melhores cidades para se viver no Brasil em 2021

Falta de planejamento financeiro pode afetar a sua saúde e qualidade de vida

Cartão Méliuz: ganhe dinheiro de volta em todas as compras

Banco Inter: saiba como ganhar cashback assistindo filmes

Reconhecimento de firma: o que é e como é feito?

Saiba como cadastrar o Google Pay no aplicativo Nubank

O SCR é igual ao SPC/Serasa e Cadastro Positivo?

Nubank: saiba como gerar o boleto do cartão de crédito no site