Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Bacen: como Acessar o Sistema pelo Celular [Passo a Passo]

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Foi negado na solicitação de cartão, financiamento ou empréstimo? Talvez seja porque o seu nome está "sujo" no sistema de dados do Banco Central. Por isso, neste artigo você vai conferir como fazer a consulta Bacen.

O que você procura?

Consulta Bacen: como fazer?

O Registrato do Banco Central é o banco de dados no qual você pode encontrar várias informações sobre suas transações financeiras, dívidas, operações de câmbio ou onde você possui contas e outros relacionamentos.

Para consultar essas informações, você terá que entrar no site do Banco Central e realizar um cadastro. Confira o passo a passo:

  1. Entre no site do Banco Central;
  2. Selecione uma das opções "Pessoa Física" ou "Pessoa Jurídica";
  3. Selecione uma das opções de credenciamento, neste caso, utilizamos o Internet Banking;
  4. Clique em "Obtenha frase de segurança";
  5. Preencha seus dados pessoais e a instituição financeira;
  6. Copie a frase de segurança (a sua frase é válida por 48 horas. Caso você não a valide nesse período, deverá gerar uma nova);
  7. Acesse o Internet Banking da sua instituição financeira;
  8. Procure a opção "Registrato" e clique em "Validar";
  9. Cole a frase de segurança e valide a frase de segurança;
  10. Pronto, agora você já pode consultar as informações que o banco registrou de você.

Através dele, Pessoas Físicas e Jurídicas podem consultar dados do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro (CCS), bem como suas dívidas no Sistema de Informações de Créditos (SCR). Confira abaixo como funciona cada um deles.

Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro (CCS)

O CCS é um sistema que registra a relação das instituições financeiras com os clientes que utilizam os serviços oferecidos por elas, como conta corrente, poupança e investimentos.

Nesse registro, são encontradas informações sobre a data de início e fim do relacionamento do cliente com a instituição financeira, mas não informa dados a respeito de movimentações, saldos em conta e valores.

Sistema de Informações de Créditos (SCR)

O Sistema de Informações de Créditos (SCR), é o banco de dados que registra o risco que o consumidor ficar inadimplente, de acordo com as suas informações de dívidas não pagas.

Esse sistema permite que a instituição faça uma melhor avaliação de riscos antes de fornecer alguma operação de crédito. Dessa forma, o banco analisa sua situação dentro desse sistema para decidir liberar ou não um serviço.

Cadin

Cadastro Informativo de Créditos não quitados do setor público federal (Cadin) é um banco de dados onde são registrados os nomes de Pessoas físicas e Jurídicas em débito para com órgãos e entidades federais, disponível no SISBACEN, mantido pelo Banco Central do Brasil.

Quem registra esses dados são os órgãos e entidades da Administração Pública Federal e o Banco Central limita-se à administração das informações que compõem o seu banco de dados.

É possível consultar diretamente suas informações pela internet sempre que desejar. Para isso, você deve acessar o Sisbacen e digitar PISP650 (transação de acesso ao Cadin).

Descomplicamos?

Não deixe de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro das notícias e novidades em primeira mão. Deixe seu comentário caso tenha ficado com alguma dúvida. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.