Dívida atrasada de cinco anos: o que fazer?
Você sabia que o seu nome, depois de cinco anos, volta a ficar limpo se não tiver outras dívidas pendentes? Isso realmente pode acontecer, mas o problema é que as consequências por esperar todo esse tempo ao invés de renegociar as dívidas, podem ser bastante prejudiciais. Veja o que acontece:

O que você procura?
Dívida atrasada depois de completar cinco anos
Lembre-se que se a dívida atrasada não for paga, os juros seguirão correndo e o banco poderá cobrar você pelo resto de sua vida. Além disso, seu nome pode até estar limpo depois de cinco anos, mas você terá dificuldades ou tentativas frustradas de conseguir crédito no futuro.
Serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, não têm a permissão de manter o nome do consumidor por mais de cinco anos. Porém, isso não quer dizer que os bancos fazem a mesma coisa.
As instituições financeiras fazem a sua própria "lista suja", com dados obtidos do Banco Central do Brasil. Sendo assim, elas sabem que no passado você já deveu e podem negar alguns serviços para você, já que as financeiras têm esse direito.
Score de crédito
O histórico do consumidor pode ser calculado por meio do score de crédito, uma pontuação de zero a mil que pode mostrar o grau de inadimplência da pessoa, assim como a sua pontualidade em pagar contas.
Quanto maior for essa pontuação, mais o consumidor paga suas contas em dia. Por esse e outros motivos, as empresas ou bancos podem solicitar os dados para avaliar se é possível conceder o crédito ao consumidor. Por isso, se você tiver uma dívida atrasada, o seu score será baixo e pode complicar a sua vida em futuras transações.
Perda de bens
Esperar cinco anos anos para resolver a situação financeira pode parecer uma opção viável, mas nós não recomendamos que você aguarde esse período para regularizar sua vida. Outro problema que pode ocorrer durante esse tempo é a perda de seus próprios bens como, por exemplo, casa e carro.
Eles podem ser leiloados com o intuito de que sejam usados para quitar a sua dívida. Vale lembrar que o credor também pode ir à justiça e solicitar que o seu salário seja descontado diretamente na sua conta para pagar a dívida.
Dica Foregon
Deu para perceber que esperar cinco anos não é a melhor escolha, certo? Portanto, não tenha receio de tentar renegociar as suas dívidas. É importante manter uma vida financeira o mais organizada possível, além de não ficar fazendo compras em excesso.
Para te ajudar nessa jornada, você pode clicar aqui e ver como anda o seu score de crédito de maneira fácil, segura e gratuita. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário