Foregon.comConteúdos

Dívida atrasada de cinco anos: o que fazer?

Por Janaína TavaresPublicado em
Compartilhe

Você sabia que o seu nome, depois de cinco anos, volta a ficar limpo se não tiver outras dívidas pendentes? Isso realmente pode acontecer, mas o problema é que as consequências por esperar todo esse tempo ao invés de renegociar as dívidas, podem ser bastante prejudiciais. Veja o que acontece:

Dívida atrasada depois de completar cinco anos

Lembre-se que se a dívida atrasada não for paga, os juros seguirão correndo e o banco poderá cobrar você pelo resto de sua vida. Além disso, seu nome pode até estar limpo depois de cinco anos, mas você terá dificuldades ou tentativas frustradas de conseguir crédito no futuro.

Serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, não têm a permissão de manter o nome do consumidor por mais de cinco anos. Porém, isso não quer dizer que os bancos fazem a mesma coisa.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

As instituições financeiras fazem a sua própria "lista suja", com dados obtidos do Banco Central do Brasil. Sendo assim, elas sabem que no passado você já deveu e podem negar alguns serviços para você, já que as financeiras têm esse direito.

Score de crédito

O histórico do consumidor pode ser calculado por meio do score de crédito, uma pontuação de zero a mil que pode mostrar o grau de inadimplência da pessoa, assim como a sua pontualidade em pagar contas.

Quanto maior for essa pontuação, mais o consumidor paga suas contas em dia. Por esse e outros motivos, as empresas ou bancos podem solicitar os dados para avaliar se é possível conceder o crédito ao consumidor. Por isso, se você tiver uma dívida atrasada, o seu score será baixo e pode complicar a sua vida em futuras transações.

Perda de bens

Esperar cinco anos anos para resolver a situação financeira pode parecer uma opção viável, mas nós não recomendamos que você aguarde esse período para regularizar sua vida. Outro problema que pode ocorrer durante esse tempo é a perda de seus próprios bens como, por exemplo, casa e carro.

Eles podem ser leiloados com o intuito de que sejam usados para quitar a sua dívida. Vale lembrar que o credor também pode ir à justiça e solicitar que o seu salário seja descontado diretamente na sua conta para pagar a dívida.

Dica Foregon

Deu para perceber que esperar cinco anos não é a melhor escolha, certo? Portanto, não tenha receio de tentar renegociar as suas dívidas. É importante manter uma vida financeira o mais organizada possível, além de não ficar fazendo compras em excesso.

Para te ajudar nessa jornada, você pode clicar aqui e ver como anda o seu score de crédito de maneira fácil, segura e gratuita. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Janaína Tavares

Jornalista e produtora de conteúdo, é Redatora na Foregon. Apaixonada por cinema e pelo mundo asiático, seu foco está em entregar textos úteis e inspiradores.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Como sair do vermelho

    Dívida atrasada de cinco anos: o que fazer?

  • Como sair do vermelho

    Como a Selic a 5% afeta a sua vida?

  • Como sair do vermelho

    Saiba como ganhar dinheiro com aluguel de ações

  • Como sair do vermelho

    Endividamento: conheça os fatores psicológicos

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Como sair do vermelho