Empréstimo consignado com garantia do FGTS
Desde o dia 26 de setembro, é possível pegar um empréstimo consignado com garantia do FGTS. Mais de 37 milhões de trabalhadores com carteira assinada têm direito ao benefício.

O consignado é uma forma mais fácil de empréstimo, pois o banco tem a garantia do desconto em folha. Com a o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o principal benefício é contar com mais uma segurança no pagamento e, por isso, juros menores.
A Caixa Econômica Federal é a primeira a oferecer essa o empréstimo consignado com garantia do FGTS. Outras instituições poderão também operar o serviço.
Para isso, os bancos devem firmar convênios com as empresas para que os trabalhadores possam sacar o empréstimo.
Empréstimo consignado com garantia do FGTS – como funciona?
Trabalhadores com carteira assinada tem direito ao empréstimo. O limite depende do saldo disponível na conta do FGTS. A garantia funciona assim:
Valores reservados são limitados ao somatório de:
- 10% do saldo disponível do FGTS;
- 100% da multa rescisória em caso de demissão sem justa causa (40% do valor pago de multa).
Ou seja, se caso o trabalhador venha a ser despedido, o banco pega como garantia os 10% disponível em conta e os 40% de multa paga em caso de demissão sem justa causa.
Juros do empréstimo consignado com garantia do FGTS
Os juros do consignado já são menores, e se a garantia é maior, o risco é menor, isso é o que acontece com a segurança do FGTS. Com valores menores do que o praticado no mercado, o trabalhador pode encontrar:
- Juros entre 2,63% a 3,5% ao mês (determinada por lei);
- Os juros serão calculados de acordo com o perfil do empregador e do cliente (pessoa física).
Requisitos
Fique atento as condições para ter acesso ao empréstimo consignado com garantia do FGTS:
- Empresa deve ter convênio com a Caixa;
- Trabalhador deve ter margem consignável;
- Vínculo empregatício com a empresa, no mínimo 12 meses;
- Receber o salário pela Caixa;
- Saldo no FGTS compatível com o valor do empréstimo consignável.
Vale a pena o empréstimo consignado?
Para quem tem dívidas com o cartão de crédito, cheque especial ou outras contas que tenham juros enormes, o empréstimo consignado pode valer a pena.
Você troca uma dívida de juros altos por uma com taxas menores. A dica para ficar de bem com a sua economia é segurar os gastos e ter consciência ao usar o cartão de crédito.
Você que trabalha no setor privado e possui carteira assinada, gostou de conhecer essa nova opção de crédito? Conta aqui pra gente o que acha do empréstimo consignado com garantia do FGTS. Qualquer dúvida, deixe aqui embaixo nos comentários. Até a próxima!

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa. - Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -
Deixe seu comentário