Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Descubra como a fraude pode ser prejudicial

Por Janaína TavaresPublicado em

Hoje em dia é comum você escutar que alguém foi vítima de golpe, seja no cartão de crédito ou em outra situação. Pensando neste problema, vamos descomplicar para você o que isso pode causar na sua vida e quais os principais casos de fraude. Acompanhe no texto:

Quais são os números de fraude?

O último levantamento do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) mostrou que 7,8 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude em setembro do ano passado.

A pesquisa ouviu 800 consumidores e revelou que os principais casos acontecem quando há:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20
  • Falsificação de cheque: 7%
  • Clonagem de cartão de débito: 7%
  • Clonagem de placa de veículo: 7%
  • Pagamento de boletos falsos: 10%
  • Utilização de documentos para abertura de crediário: 10%
  • Uso indevido do nome para contratação de empréstimos: 12%
  • Clonagem de cartão de crédito: 41%

Já passou por alguma dessas situações? Todos esses fatores podem trazer muita dor de cabeça para você, o que levam a algumas consequências:

  • Negativação do CPF, o que acarreta na dificuldade de fazer compras por meio do cartão de crédito: 24%
  • Compras indevidas feitas com seu nome: 29%
  • Perda de tempo com processos burocráticos para regularizar a situação: 32%

Mas você já parou para pensar que determinados comportamentos dos consumidores podem facilitar esses golpes?

Não que isso seja uma regra, mas questões como deixar o celular desbloqueado ou até mesmo expor papéis com dados sobre sua conta podem te prejudicar. Por isso, todo cuidado é essencial, principalmente quando se fala da sua vida financeira.

Confira dicas e sugestões que você pode seguir para prevenir fraudes, tanto com seu cartão de crédito/débito e suas contas bancárias:

  • Caixa Eletrônico: preste atenção no estado físico que o aparelho se encontra. Veja se seu cartão entra com facilidade na máquina, mas se perceber que ela é muito antiga, dê preferência a outro local para retirar o dinheiro;
  • Mantenha seus documentos por perto: quando você está no caixa de uma loja, não permita que levem seus documentos para longe de você. Isso é uma forma de se prevenir contra clonagens;
  • Cheque diariamente suas contas bancárias: verifique suas transações e mensalmente o seu extrato. Uma opção é fazer isso pela internet ou através dos aplicativos que as instituições financeiras disponibilizam a seus clientes. Mas cuidado novamente com a sua segurança online;
  • Atenção com e-mails de alerta: cuidado com aquelas mensagens que aparecem em tom de alerta para você, falando de nome sujo, dívida, entre outros. O segredo é analisar quem é o remetente do e-mail e entrar em contato com a empresa.

Não é complicado tomar os devidos cuidados, mas fique tranquilo porque estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais como sua vida financeira pode ser melhor? Acesse nosso blog e confira como organizá-la de maneira eficaz e segura.

Boa leitura e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Bandeiras tarifárias da conta de luz: entenda

5 dicas financeiras para alcançar suas metas em 2021

Acordo Certo é confiável?

Visto americano 2021: como tirar?

É possível vender veículo financiado?

Até quanto comprometer o seu orçamento com parcelas do cartão de crédito

Está desempregado? Conheça os melhores sites de emprego

OKR: veja o que é e como utilizá-lo em sua empresa

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras