Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Imposto de Renda 2021: por que não vou receber a restituição?

Escrito por Nara Lima

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Declarar o Imposto de Renda pode não ser uma das tarefas mais divertidas do mundo, mas é importante ter em mente que ela é necessária, e que sempre existe a possibilidade de receber uma quantia em dinheiro de volta com a restituição.

A declaração é utilizada pela Receita Federal, que calcula se o valor que você recolheu no ano anterior é realmente o valor que você deveria ter recolhido. No entanto, da mesma forma que é possível receber uma quantia, em determinados casos, algumas pessoas acabam tendo que pagar um valor ao governo.

Você vai receber a restituição do IR em 2021? Se a resposta for não e você estiver se questionando o porquê, saiba que você está no lugar certo. Continue a leitura e confira o motivo que leva a essa não restituição.

O que você procura?

Por que não vou receber a restituição?

Conhecida por muitos como Declaração de Ajuste, esse é o valor calculado com base na tabela do Imposto de Renda, que mostra quanto cada pessoa deve recolher de acordo com seus rendimentos tributáveis do ano anterior, que são eles: salário, pensão, aluguéis recebidos, entre outros.

Para você não ficar com dúvidas, pense da seguinte forma: ao longo do ano você recebe uma série de rendimentos, certo? Esses rendimentos variam entre aqueles que já têm o imposto descontado da fonte pagadora, aqueles que podem ser recebidos integralmente para serem tributados na hora do acerto de contas, e aqueles que são isentos de tributação.

Essa declaração gera mais clareza à Receita Federal, que consegue entender se você pagou impostos a mais, a menos, ou o valor correto.

Logo, quem recolheu mais imposto do que deveria, recebe a restituição. Agora quem declarou a menos, deve pagar a diferença à Receita Federal. Por fim, quem recolheu o que devia, não recebe nada e também não paga.

Como saber se vou ou não receber a restituição IR?

Assim que seu Imposto de Renda for declarado, você receberá uma confirmação de qual será o valor, caso você tenha direito. Na primeira folha da declaração haverá o campo "Imposto a Restituir" ou "Imposto Devido" e ali você poderá consultar se você receberá ou não a restituição.

Gostou do conteúdo?

Esperamos que esse conteúdo ajude você a tirar as suas dúvidas a respeito da restituição do Imposto de Renda. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo.

Nos vemos em breve!

Compartilhe

Escrito por:

Nara Lima
UX Writer

Formada em Publicidade e Propaganda pela UniFAI, a Nara trabalha com redação profissional desde 2019. Além disso, já trabalhou com atendimento ao público e fez pesquisas para o governo pelo IBGE, aprendizados que leva hoje para sua escrita focada na experiência do usuário da Foregon.