Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Imposto de Renda 2021: por que não vou receber a restituição?

Por Nara LimaPublicado em

Declarar o Imposto de Renda pode não ser uma das tarefas mais divertidas do mundo, mas é importante ter em mente que ela é necessária, e que sempre existe a possibilidade de receber uma quantia em dinheiro de volta com a restituição.

A declaração é utilizada pela Receita Federal, que calcula se o valor que você recolheu no ano anterior é realmente o valor que você deveria ter recolhido. No entanto, da mesma forma que é possível receber uma quantia, em determinados casos, algumas pessoas acabam tendo que pagar um valor ao governo. 

Você vai receber a restituição do IR em 2021? Se a resposta for não e você estiver se questionando o porquê, saiba que você está no lugar certo. Continue a leitura e confira o motivo que leva a essa não restituição.

Por que não vou receber a restituição?

Conhecida por muitos como Declaração de Ajuste, esse é o valor calculado com base na tabela do Imposto de Renda, que mostra quanto cada pessoa deve recolher de acordo com seus rendimentos tributáveis do ano anterior, que são eles: salário, pensão, aluguéis recebidos, entre outros.

Para você não ficar com dúvidas, pense da seguinte forma: ao longo do ano você recebe uma série de rendimentos, certo? Esses rendimentos variam entre aqueles que já têm o imposto descontado da fonte pagadora, aqueles que podem ser recebidos integralmente para serem tributados na hora do acerto de contas, e aqueles que são isentos de tributação.

Essa declaração gera mais clareza à Receita Federal, que consegue entender se você pagou impostos a mais, a menos, ou o valor correto.

Logo, quem recolheu mais imposto do que deveria, recebe a restituição. Agora quem declarou a menos, deve pagar a diferença à Receita Federal. Por fim, quem recolheu o que devia, não recebe nada e também não paga.

Como saber se vou ou não receber a restituição IR?

Assim que seu Imposto de Renda for declarado, você receberá uma confirmação de qual será o valor, caso você tenha direito. Na primeira folha da declaração haverá o campo "Imposto a Restituir" ou "Imposto Devido" e ali você poderá consultar se você receberá ou não a restituição. 

Gostou do conteúdo?

Esperamos que esse conteúdo ajude você a tirar as suas dúvidas a respeito da restituição do Imposto de Renda. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo. 

Nos vemos em breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como pagar o IPVA através do site ou App do Itaú

Cashback é um gatilho mental ou uma forma de ganhar dinheiro?

CLT e MEI: é possível ser os dois ao mesmo tempo?

Inteligência financeira: o que é e como desenvolver a sua?

Ganho de capital: o que é e quem deve declarar no Imposto de Renda

Imposto de Renda 2021: por que não vou receber a restituição?

Banco do Brasil: veja como antecipar a restituição do Imposto de Renda

Qual a diferença entre produto e serviço?